Um clube esportivo (português brasileiro) ou clube desportivo (português europeu) é uma organização sem fins lucrativos ou empresa que possui uma estrutura e equipes, profissionais ou amadoras, de atletas que praticam esportes, sejam eles individuais ou coletivos. Tradicionalmente, clubes possuem torcida que os apoiam e acompanham durante as competições, e participam de torneios de grande publicidade.
Os clubes possuem várias fontes de receitas, tais como bilheteria de seus jogos e demais eventos, acordos com outras empresas, o que inclui propaganda e outras formas de patrocínio, venda de roupas "oficiais" e produtos licenciados do clube, ou com mensalidades e contribuições de sócios, que frequentam a instituição e usam suas instalações.
Entre 2008 a 2013, o Corinthians era um clube superavitário. Sim leitor (a). Antes de adquirir uma dívida de R$ 2 bilhões com a Neo Química Arena, o Corinthians, assim como o Flamengo atualmente, era um clube superavitário financeiramente.
Desde 2014, após a inauguração da Neo Química Arena, o Corinthians vem sendo um clube deficitário financeiramente. Somada aos custos impagáveis da Neo Química Arena, o endividamento corintiano chega a R$ 2 bilhões.
Entre 2008 a 2013, o Flamengo era um clube deficitário. Contudo, á partir de 2014, o Flamengo se tornou um clube superavitário. Mesmo sem aderir a SAF, o Flamengo tem tido superávits seguidos, entre 2014 e 2021.
A microeconomia é o ramo da economia que analisa a economia em menor escala. A microeconomia lida com questões especificas, como empresas, famílias e indivíduos.
A macroeconomia analisa a economia em uma questão muito mais ampla. A macroeconomia analisa fatores que afetam a economia nacional, regional e global em uma alta escala.
Em nível micro e macroeconômico, o Flamengo é um clube mais bem estruturado que a maioria dos demais clubes no Brasil. A imensa maioria dos 42 milhões de flamenguistas, são consumidores am alto potencial.
O Flamengo soube se estruturas financeiramente durante a última década, sendo capaz de autossustentar financeiramente. Em nível micro e macroeconômico, o clube carioca é o mais bem estruturado no país.
Segundo levantamento da Pluri Consultoria sobre as maiores torcidas do Brasil, o Flamengo possui 39.271.047 milhões de torcedores, contra 32.474.470 milhões de torcedores do Corinthians.
Corinthians e Flamengo, são clubes simétricos. Contudo, ambos são separados pelo abismo administrativo.
Bem estruturado, o Flamengo já estuda adesão a SAF (Sociedade Anônima de Futebol). O Corinthians, segue no amadorismo, com um estádio impagável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário