segunda-feira, 6 de setembro de 2021

A hora da seriedade e da lógica nos clubes de futebol no Brasil.

 Uma novidade interessante para o Campeonato Brasileiro em 2021, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), colocou uma norma na qual cada clube pedrá trocar de treinadores apenas duas vezes ao longo do campeonato nacional.

As novas regras para o Campeonato Brasileiro das Séries A e B, cita que cada clube poderá ter apenas dois treinadores ao longo do campeonato nacional. A regra também diz que os treinadores somente podem trabalhar em dois clubes ao longo da temporada. Contudo, existem brechas no regulamento da Confederação Brasileira de Futebol.

A primeira brecha no regulamento, permite que em ocasiões em que os treinadores venham a pedir demissão, o número de trocas não seria computado aos clubes. Assim sendo. O clube teria permissão para fazer uma contratação a mais na temporada.

A outra brecha no regulamento da Confederação Brasileira de Futebol, diz que em situações em que a saída do treinador seja feita em comum acordo, a mudança não seria contabilizada, nem par o clube e nem para o treinador. A mudança também não seria contada em eventuais demissões por justa causa. Segundo noticiado na imprensa esportiva.

Caro (a) leitor (a). Acompanho futebol desde criança. Ainda em meados da década de 1980. Os dirigentes dos clubes brasileiros sempre agiram com a passionalidade na hora de contratar e demitir treinadores.

O Clube esportivo é uma organização sem fins lucrativos ou um clube empresa que possui uma estrutura de equipes profissionais e amadoras de atletas que praticam modalidades esportivas. Os clubes possuem torcedores apaixonados, que os acompanham em campeonatos e demais eventos esportivos de grande lucratividade.

Os clubes tem as suas fontes de receitas. Tais como bilheterias, ações de marketing esportivo, acordos de patrocínio, vendas de produtos licenciados do clube, mensalidades de sócios torcedores, que frequentam a parte social do clube. 

Sim leitor (a). Os clubes de futebol são movidos pela emoção dos (das)  torcedores (as). Eu sou torcedor do São Paulo. Mesmo sendo um torcedor apaixonado, eu não analiso futebol com a emoção.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode ter inúmeros erros. Mas a norma que delimita trocas de treinadores me parece acertada. Os clubes de futebol no Brasil precisam ter gestões mais profissionais.

O futebol mundial caminha cada vez mais para as gestões mais profissionais. Os clubes de futebol no Brasil precisam seguir um caminho mais sério nas suas gestões.

Os dirigentes dos clubes não podem seguir trocando de treinadores sem qualquer critério lógico apenas para dar uma satisfação aos torcedores. Por mais que os clubes sejam movidos pela emoção dos (das ) torcedores (as), as gestões dos dirigentes precisam ser pautas por seriedade.

Trocas de treinadores sem qualquer critério, apenas contribui para a situação de penúria financeira que os clubes de futebol atravessam no Brasil.

Os clubes de futebol no Brasil precisam seguir uma gestão mais séria. Os clubes de futebol no Brasil não podem ficar em atraso em relação ao futebol mundial. 

Imagem : Site Sports Value.






Nenhum comentário:

Postar um comentário