quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Jornal Lance

 O Jornal Lance foi um jornal esportivo  brasileiro publicado pela Areté Editorial. O Jornal Lance tinha sua sede na cidade do Rio de Janeiro, chegando a ter suas versões regionais para outros estados, e com isso o jornal tinha alcance nacional. Em 2020, o Jornal Lance encerrou suas edições impressas. Contudo, o Jornal Lance continua seu editorial na internet com plataforma multimídia.

O Jornal circulou pela primeira vez em 26 de Outubro de 1997, entretanto, o Lancenet já estava disponível na internet uma semana antes. Os jogadores Viola e Romário apareceram na capa da primeira edição do Jornal. O Jornal começou com uma equipe de no máximo cem funcionários. Contudo, enfrentou sérias dificuldades em 1998 e quase fechou.
Contudo, tempos depois, acabou havendo uma  "consolidação empresarial", e consequentemente o Jornal cresceu muito, a ponto de se tornar o décimo jornal em circulação no Brasil, e tinha 450 funcionários em 2009.
Passou a circular no Estado de Minas Gerais em 7 de Novembro de 2004. O Jornal Lance chegou a Manaus em 27 de Novembro de 2005, tendo como parceiro o Diário do Amazonas. Em 2013, o Jornal chegou a Porto Alegre, mas a edição na capital gaúcha duraria apenas um ano. O Jornal Lance encerrou as suas edições nos Estados de Minas Gerais e Amazonas, deixando apenas suas redações nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Em Julho de 2009, O Instituto Marplan constatou que o Jornal Lance tinha aproximadamente dois milhões de leitores em Julho de 2009, com o site do Jornal tendo aproximadamente 9,2 milhões de usuários únicos no site do Jornal no mesmo mes. O Instituto Verificador de Circulação havia constatado que o Jornal Lance tinha a maior vendagem em Banca no Estado de São Paulo. Ainda em julho de 2009 o jornal aumentou o preço de capa de R$ 1,25 para 1,50, assumindo o compromisso de imprimir quatro páginas a mais
Em 30 de Outubro de 2007, o Jornal Lance comemorou dez anos de existência. Em comemoração a data, o Jornal lançou uma edição especial com depoimento de grandes nomes do esporte, da política e uma tiragem de aproximadamente um milhão de exemplares. Na época, o Jornal Lance havia alcançado a décima posição entre os jornais em circulação no Brasil.
O Jornal foi o vencedor da categoria Jornalismo Impresso do 2.º Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social, com uma série de reportagens sobre " Torcedor Diferenciado", que trazia a experiência de quatro torcedores com deficiência em partidas de futebol no Rio de Janeiro, que foi publicada em Setembro de 2009, tendo a autoria do repórter Erich Onida.
O Jornal Lance iria anunciar sua interrupção na circulação impressa já a partir do ano seguinte, durante a pandemia da COVID 19. Era a primeira vez que o Jornal deixava de circular no Brasil. Contudo, a interrupção era vista apenas como algo temporário.
A decisão havia sido tomada porque os diagramadores tinham que continuar indo para a redação, devido ao sistema próprio de fechamento que o Jornal utilizava, enquanto os repórteres e editores permaneciam trabalhando em casa.
A decisão também se deu pelo impacto da pandemia da Covid 19 nas bancas do Jornal, o principal meio de distribuição do veículo de comunicação. Contudo, a decisão se tornou definitiva, e o Jornal deixaria de vez as bancas do Brasil. O o publisher Walter de Mattos Júnior afirmou que o veículo de comunicação voltaria a ser lucrativo com o fim do seu Jornalismo Impresso.  A versão digital do Jornal Lance, acabou indo a leilão em Abril, dando fim a uma recuperação judicial, que havia sido iniciada em 2017.

Fonte : Wikipédia, a enciclopédia livre

Imagem : Portal  Lance.



Nenhum comentário:

Postar um comentário