sábado, 11 de setembro de 2021

Até que ponto Neymar merece ser execrado no futebol ?

 O ser humano é contraditório por natureza. Sim leitor (a). Nós seres humanos, temos nossas virtudes e os nossos defeitos. Assim nós seres humanos também temos nossos momentos de paz e conflitos.

Neymar pode não ser santo, mas também não é demônio. O jogador surgiu cedo no futebol profissional com apenas dezessete  anos em 2009. Rapidamente mostrou um talento diferenciado dos demais e se tornou o principal futebolista em atividade no Brasil, no entanto Neymar não escapou das polêmicas. Os críticos o consideravam mimado e imaturo, ainda por cima a fama de cai cai que sempre perseguiu o craque.

Mas nem só de defeitos vivia o jogador, a partir de 2011 Neymar passou a treinar cobranças de falta e fundamentos, e foi se tornando um jogador mais completo e evoluído. Entretanto ao mesmo tempo em que se destacava com belas jogadas e gols em fartura, o jovem atacante era acusado de ser um mau exemplo para os jovens e de simular faltas para ludibriar a arbitragem. Ainda assim Neymar foi o principal jogador santista na conquista do título da Copa Libertadores. Os dirigentes santistas faziam o possível e o impossível para segurar o atleta, mas o assédios dos clubes europeus era implacável.

Os críticos voltaram a ser ferozes com Neymar quando ele discutiu com o técnico Dorival Junior, novamente os detratores voltavam a criticar o craque, no entanto os mesmos críticos não enxergavam que Neymar havia aprimorado as cobranças de faltas e os fundamentos e já era um jogador mais evoluído tecnicamente.

No segundo semestre de 2013 Neymar finalmente deixou o Santos e foi para o Barcelona. No clube praiano o jogador disputou 230 partidas marcando 138 gols. No clube catalão, Neymar colheu os frutos do seu aprimoramento técnico, o ex-santista passou a jogar como nunca, mas no entanto ficava na sombra de Lionel Messi, o melhor jogador da atualidade até então.

A falta do protagonismo no clube catalão fez com que muitos questionassem a capacidade de Neymar para liderar a seleção brasileira, no entanto, a derrota no mundial realizado no Brasil fez que as criticas voltassem a assombrar Neymar. Após quatro temporadas no Barcelona, Neymar se transfere para o PSG. Pelo clube catalão o ex santista disputou 186 jogos e marcou 105 gols.

No clube francês, a expectativa era de que Neymar se livrasse da sombra de Messi. No entanto, Neymar não parecia feliz no PSG. Ainda assim, foi o destaque do PSG nas conquistas nacionais em 2017- 2018, 2018 -2019 e 2019 -2020.

Na Copa do Mundo na Rússia, Neymar era acusado de simular faltas e não ser protagonista. Com a desclassificação para a Bélgica nas quartas de final, Neymar começou a sofrer com chacotas e a execração pública. Claro que o objetivo não é reparar os  erros do jogador, mas fica a pergunta, até que ponto é justo crucificá-lo no futebol?

O objetivo da discussão é ampliar o conceito que fez com que o goleiro Barbosa que havia encantado no futebol brasileiro, se transformasse em obsoleto simplesmente  por  tomar o segundo gol do Uruguai na final da Copa de 1950. A vida não é, e não pode ser assim.

Sim leitor (a). Talvez Neymar tenha errado em alguns aspectos na sua carreira como jogador. Entretanto, não me parece justo exporo jogador a execração pública, como foi com Barbosa em 1950. Sim leitor (a). De repente, aquele que encantou o futebol, se torna o execrável, o obsoleto e o arcaico. 

Certamente Neymar terá que repensar alguns conceitos na sua carreira futebolistica. Já consagrado, é hora de Neymar voltar a ser aquele jogador focado, que aprimorou a parte tecnica com brilhantismo nos tempos de Santos.

Cabe ressaltar que Neymar jogaria com sobras em qualquer clube ou seleção do planeta. Cabe ressaltar que Neymar é o segundo maior artilheiro da seleção brasileira com 69 gols, atrás apenas de Pelé.

Cabe ressaltar, que somando-se sua carreira na seleção brasileiro e nos clubes, Neymar já tem 400 gols na sua carreira. Certo que Neymar terá que rever conceitos na sua carreira futebolística. Contudo, não é justo que o jogador seja exposto as chacotas e execração pública.

Imagem . Jornal CNN Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário