terça-feira, 7 de setembro de 2021

Os clubes brasileiros e a Republica do Brasil.

 Uma Republica Federativa, é um país, que em nível estrutural, se transforma em uma Republica da estrutura federativa em nível nacional. Uma Republica Federativa, é um pais composto por varias federações em mapa interno e unidas sob um Governo Federal. Em uma Republica Federativa, cada estado da federação nacional, terá sua própria autonomia em nível constitucional e governamental. Em uma Republica Federativa, os estados terão sua autonomia própria em nível governamental, e as decisões governamentais dos Estados da Federação, não poderão ser revogadas por  decisões individuais do Governo Federal.

O Brasil será regido institucionalmente por uma Republica Federativa em nível nacional. Ficará estabelecido que na Republica Federativa no Brasil, todos os Estados da Federação e o Governo Federal, terão autonomia em nível de governança. A Republica Federativa no Brasil, estabelece para seus devidos fins em caráter constitucional, que os Estados Federativos do Brasil, terão sua total autonomia em decisões de caráter governamental. As garantias constitucionais estabelecem que os Estados da Federação terão suas plenas autonomias governamentais, cabendo integração nacional ao Governo Federal. Essas são as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Sim leitor (a). Como todos nós sabemos, o Brasil é um pais continental, com aproximadamente 211 a 213 milhões de habitantes. O Brasil é uma Republica Federativa, composta por seus 27 Estados da Federação dentro do seu mapa nacional.

O Clube esportivo é uma organização sem fins lucrativos ou um clube empresa que possui uma estrutura de equipes profissionais e amadoras de atletas que praticam modalidades esportivas. Os clubes possuem torcedores apaixonados, que os acompanham em campeonatos e demais eventos esportivos de grande lucratividade.

Os clubes tem as suas fontes de receitas. Tais como bilheterias, ações de marketing esportivo, acordos de patrocínio, vendas de produtos licenciados do clube, mensalidades de sócios torcedores, que frequentam a parte social do clube. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, o futebol movimenta R$ 16 bilhões a cada ano, tendo trinta milhões de praticantes, tendo 800 clubes profissionais, 13 mil clubes amadores e 11 atletas federados.

Sim leitor (a). Eu vejo alguns dos meus colegas da imprensa esportiva dizendo que para o bem do futebol, o Brasil deveria ter menos clubes profissionais. A questão me parece mais complexa. 

O Salgueiro, campeão pernambucano de 2021, havia causado polemica ao anunciar que abriria mão de disputar as Copas do Nordeste e o Brasil, por estar passando por dificuldades financeiras. A justificativa seria, que apesar das boas cotas financeiras que os torneios asseguravam, o clube não conseguiria os custos para a montagem do time e viagens para as disputas dos jogos. de acordo com o Jornalista Erich Beting, em 04 de Fevereiro de 2021, no site ESPN

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Liga do Nordeste acabou proibindo a ausência do clube, que faria o Salgueiro ceder lugar ao Náutico nos dois torneios, porém, o Salgueiro ficaria do dinheiro adiantado  pelas duas entidades, devido a vaga conquistada. Isso segundo o jornalista Erich Beting, , na data 04 de Fevereiro de 2021, na sua coluna, no site ESPN..

Caro (a) leitor (a). O Brasil é um pais mais complexo que os países europeus. O Brasil é um país continental. Cada um dos 27 estados brasileiros possui sua própria linguagem, sua própria cultura e seus próprios costumes.

Em um pais como o Brasil, cada um dos 27 estados equivale um país diferente. A linguagem, os costumes e as tradições completamente distintas  entre os 27 estados brasileiros, torna a analise sobre o número de clubes profissionais muito mais complexa.

Em um pais federativo e continental como o Brasil, o futebol representa as diferenças linguísticas, culturais e tradicionais entre os 27 estados brasileiros dentro de um país continental.

O Futebol representa todas as diferenças culturais entre os estados brasileiros. Talvez a redução do números de clubes profissionais fosse a ideal. Mas não é algo tão simples em um pais complexo e continental como o Brasil.

O futebol brasileiro não é uma realidade paralela em um pais continental que tem entre 211 a 213 milhões de habitantes. A analise sobre o número de clubes profissionais no Brasil é algo muito complexo. Os clube de futebol no Brasil, representam as linguagens e costumes distintos entre os 27 estados brasileiros. 

Imagem : Site Sports Value. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário