segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Clubes que não deixarão de ser grandes no Brasil.

Uma República Federativa, é um país, que em nível estrutural, se transforma em uma República da estrutura federativa em nível nacional. Uma República Federativa, é um país composto por várias federações em mapa interno e unidas sob um Governo Federal. Em uma República Federativa, cada estado da federação nacional terá sua própria autonomia em nível constitucional e governamental. Em uma República Federativa, os estados terão sua autonomia própria em nível governamental, e as decisões governamentais dos Estados da Federação, não poderão ser revogadas por  decisões individuais do Governo Federal.


O Brasil será regido institucionalmente por uma República Federativa em nível nacional. Ficou estabelecido que na República Federativa no Brasil, todos os Estados da Federação e o Governo Federal, terão autonomia em nível de governança. A República Federativa no Brasil, estabelece para seus devidos fins em caráter constitucional, que os Estados Federativos do Brasil, terão sua total autonomia em decisões de caráter governamental. As garantias constitucionais estabelecem que os Estados da Federação terão suas plenas autonomias governamentais, cabendo integração nacional ao Governo Federal. Essas são as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Como todos nós sabemos, o Brasil é um país continental, com aproximadamente 211 a 213 milhões de habitantes. O Brasil é uma República Federativa, composta por seus 27 Estados da Federação dentro do seu mapa nacional.

Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou um clube empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais e amadoras de atletas, que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos. Os clubes esportivos possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições, e participam de campeonatos que lhes rendem grande publicidade.

Os clubes possuem suas próprias fontes de receitas, como as bilheterias dos seus jogos, demais eventos esportivos, acordos com empresas, que inclui formas de patrocínio, como publicidade e propaganda, vendas de roupas oficiais e produtos licenciados do clube. Outra fonte de receita dos clubes é a mensalidade dos sócios torcedores, que frequentam o clube e utilizam suas instalações.

Torcedor (as) é aquele (as) que acompanha o clube para qual torce. A intensidade do acompanhamento varia das características individuais de cada um. Contudo, esse acompanhamento tem um patamar mínimo, que é acompanhar a tabela de classificação dos campeonatos, saber quando seu time joga, saber o nome do técnico e de alguns jogadores.

Na minha roda de convivência, ouço algumas brincadeiras entre torcedores. Sim leitor (a). Torcedores de clubes que nunca foram rebaixados, fazem brincadeiras com torcedores de clubes que já foram rebaixados ou estão na segunda divisão, dizendo que esses clubes já não são mais grandes.

Caro (a) leitor (a). Eu estive na Suíça e na Itália em 2013. Veja bem leitor (a). Vou tentar ser mais breve possível no meu raciocínio.

Em 2013, estando na Suíça e na Itália, comprovei que a história dos clubes nesses dois países, é construída apenas pelos campeonatos nacionais. Na Suíça e na Itália, assim como em toda a Europa, a história dos clubes se constrói apenas pelos campeonatos nacionais dos países do velho continente.

Em países com uma República Federativa como o Brasil, a história dos clubes é construída principalmente em nível estadual. O Brasil é uma República Federativa, com 211 a 213 milhões de habitantes. Na República Federativa do Brasil, cada um dos 26 estados da Federação e o Distrito Federal, tem suas próprias tradições, sua linguagem e seus costumes.

De acordo com os dados de uma plataforma da FIFA, o Brasil tem 656 clubes de futebol profissional. Ainda segundo a FIFA, o México vem em segundo com 245 clubes, a Turquia vem em terceiro com 126 clubes e a Argentina vem logo a seguir com 124 clubes .Ainda segundo a FIFA, a Itália vem em quinto lugar, com 100 clubes profissionais.

Em um país continental e com uma República Federativa como o Brasil, clubes com muitos títulos estaduais, tem torcida, tradição e história, segundo a cultura do nosso país. Sendo assim, leitor (a), Botafogo, Cruzeiro e Vasco da Gama, por exemplo, nunca deixarão de ser clubes grandes no Brasil.

Independentemente do momento atual, são três clubes que têm tradição, história e torcida, em um país continental com 211 a 213 milhões de habitantes. Na República Federativa do Brasil, a tradição e a história dos clubes, são construídas principalmente em nível estadual. Algo bem diferente dos clubes da Europa, Ásia e Oceania, onde as tradições e a história dos clubes, são construídas apenas em nível nacional.

Como blogueiro e jornalista, me baseio em realidade, me baseio em fatos . Na República Federativa do Brasil, Botafogo, Cruzeiro e Vasco da Gama, nunca deixaram de serem clubes grandes.

Agora leitor (a), no link a seguir, no site campeões do futebol, você confere as histórias e títulos de clubes brasileiros. No link do site campeões do futebol, os clubes estão em ordem alfabética. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html


Imagem : Site Três Cores e uma Paixão.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário