terça-feira, 2 de novembro de 2021

O declínio brasileiro em um futebol mundialmente globalizado.

 O clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras de atletas que praticam esportes, sejam individuais ou coletivos. Os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de campeonatos de grande publicidade.

Os clube possuem suas fontes de receitas, tais com a bilheteria dos seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com outras empresas, o que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Os clubes possuem suas fontes de receita com as e vendas de roupas oficiais e produtos licenciados do clube, as mensalidade e contribuições de sócios (as) torcedores (as), que frequentam e utilizam  as instalações do clube.

A globalização é um processo de expansão politica, econômica e cultural a um nível mundial. A globalização começou a se expandir mundialmente no século XVI, no momento do aumento do comércio exterior entre os países no mundo.

A lei bosman foi uma lei de 1995, que permitiu que os futebolistas, que são considerados trabalhadores comunitários, não se vissem impedidos de jogar em outro pais da União Euopia, por normas internas da UEFA  e das respectivas federações nacionais. 

Eu acompanho futebol desde criança, ainda em meados da década de 1980. Sim leitor (a). Eu me lembro que naquela época, os nossos melhores jogadores, já saiam do futebol brasileiro para os grandes centros do futebol europeu. Sim leitor (a). A globalização já existia no futebol e no mundo em meados da década de 1980.

Mas, entretanto, eu me lembro que os nossos jogadores, saiam do nosso país já estando consagrados no futebol brasileiro. Eu me lembro de que quando craques como Muller e Romário subiam para o profissional, tinham que correr muito para conquistar um salário considerado de ponta no futebol. Os efeitos da globalização não eram tão profundos como hoje e os nossos melhores jogadores permaneciam nos clubes por mais tempo.

O ex-atacante Muller saiu do São Paulo pela primeira vez aos 22 anos de idade, em 1988.Na época, já era consagrado no futebol brasileiro e já havia marcado 45 gols em 80 partidas pelo clube. Já Romário começou profissionalmente no Vasco da Gama, em 1985. É é verdade que também foi jogar no futebol holandês mas, aos 22 anos, também já era consagrado no Brasil, tendo anotado 139 tentos em 196 partidas pelo clube cruz maltino.

O ex-meia Raí é outro exemplo disso. Ele chegou ao São Paulo em 1987 e em seis anos no tricolor, venceu o campeonato paulistas(1989,1991 e 1992), o campeonato brasileiro em 1991, além das Copas Libertadores em 1992 e 1993 e o Mundial Interclubes em 1992. Na sua primeira passagem pelo clube do Morumbi, Raí disputou 369 partidas e marcou 125 gols.

Com um processo mais lento da globalização no futebol, eu me lembro que havia algum equilíbrio entre o futebol brasileiro e o futebol europeu quando eu era criança.

Contudo, a lei bosman acelerou o processo de globalização em 1995. A lei bosman impediu que houvesse limites de jogadores  extra comunitários nos campeonatos nacionais na Europa.

Além disso, tivemos os aumentos dos valores negociados pelos direitos de transmissão dos campeonatos de futebol em todo o planeta na década de 1990.  Os aumentos nos valores pagos pelos direitos de transmissão dos campeonatos, acabaram aumentando as receitas de todos os clubes de futebol no planeta. 

O aumento nas receitas de todos os clube de futebol no planeta e o fim das regulamentações de jogadores extra comunitários na Europa, foram o declínio do futebol brasileiro.

Sim leitor (a). Com receitas maiores e sem qualquer regulamentação para jogadores extra comunitários, os clubes europeus passaram a garimpar jovens talentos em todo o planeta.

No começo da década de 2000, o futebol brasileiro estava de cócoras para o futebol europeu. Em 2001, sem o aval do Grêmio, Ronaldinho Gaúcho assinou um pré -contrato e se transferiu para o Paris Saint Germain, sem que o Grêmio obtivesse qualquer compensação financeira na época.

Após o pentacampeonato mundial da seleção brasileira na Copa do Mundo em 2002, os clubes brasileiros entraram em declínio diante dos clubes europeus, em um futebol cada vez mais globalizado mundialmente.

Não por acaso, as seleções europeias tem dominando todas as Copas do Mundo, desde o pentacampeonato mundial da seleção brasileira em 2002.

Visando viabilidade em um futebol mundialmente globalizado, os dirigentes dos clubes brasileiros, passaram a cometer a insanidade de pagar salários de 1,5 milhões mensais, visando manter seus melhores jogadores nos clubes brasileiros por mais tempo.

Eu tive a chance de assistir a seleção brasileira vencer as Copas do Mundo em 1994 e 2002. Em futebol cada vez mais globalizado, nossos jogadores saem para o futebol internacional cada vez mais precocemente.

Em um futebol mundialmente globalizado, os clubes brasileiros não tem chance de competir financeiramente com os clubes europeus. Contudo, tivemos a pandemia global da Covid 19.

Posso estar errado. Não tenho nenhuma especialização em história do futebol. Minha única formação academica, é a habilitação em Jornalismo, no curso de Comunicação Social.

Não tenho esperanças de ver a seleção brasileira voltar a vencer uma Copa do Mundo. A economia brasileira não se compara a economia dos países mais poderosos da Europa. Mesmo com cinco títulos mundiais, os clubes de futebol do Brasil, estão de cócoras diante das altas cifras dos clubes da Europa.

A nova economia digital, que influenciará o planeta no cenário pós Covid 19, deve aumentar a distancia entre os clubes do Brasil e os clube da Europa, pelo menos eu acho.

A globalização mundial no futebol é algo irreversível. Globalização que tende a acelerar na economia digital  pós Covid 19.

Agora leitor (a), no link á seguir, no site campeões do futebol, você confere os campeões e vice campeões nos campeonatos de futebol no Brasil e no mundo. https://www.campeoesdofutebol.com.br/competicoes.html

Imagem : Site Amazon .


Nenhum comentário:

Postar um comentário