sexta-feira, 12 de novembro de 2021

O marketing falho nos clubes brasileiros.

 Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou um clube empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais e amadoras de atletas, que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos. Os clubes esportivos possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições, e participam de campeonatos que lhes rendem grande publicidade.

Os clubes possuem suas próprias fontes de receitas, como as bilheterias dos seus jogos, demais eventos esportivos, acordos com empresas, que inclui formas de patrocínio, como publicidade e propaganda, vendas de roupas oficiais e produtos licenciados do clube. Outra fonte de receita dos clubes é a mensalidade dos sócios torcedores, que frequentam o clube e utilizam suas instalações.

Torcedor (as) é aquele (as) que acompanha o clube para qual torce. A intensidade do acompanhamento varia das características individuais de cada um. Contudo, esse acompanhamento tem um patamar mínimo, que é acompanhar a tabela de classificação dos campeonatos, saber quando seu time joga, saber o nome do técnico e de alguns jogadores.

A economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelas pessoas, visando a distribuição e consumo de bens e serviços necessário a sobrevivência e qualidade de vida da população.

A microeconomia é o ramo da economia que analisa as questões econômicas em menor escala. A microeconomia lida com questões especificas como empresas, famílias e indivíduos.

A macroeconomia é o ramo da economia que analisa as questões econômicas em um sentido mais amplo. A macroeconomia lida com fatores que afetam a economia mundial, nacional, regional e estadual em estudos cientifico e com maior profundidade.

Mercado consumidor é o ramo econômico que se refere ao mercado de consumo na população economicamente ativa de um país. O mercado consumidor analisa o consumo em potencial e a compra em alta escala de produtos de empresas em ramos específicos.

De acordo com as pesquisas deitas pela fundação Getúlio Vargas, o futebol brasileiro movimenta aproximadamente R$ 16 bilhões por ano, tendo trinta milhões de praticantes no Brasil. Em 2018, um estudo realizado pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES Football Observatory) revelou que o Brasil era o maior exportador de jogadores no mundo, com 1200 brasileiros atuando no futebol internacional.

Pelos dados de uma plataforma da FIFA, o Brasil tem atualmente 656 clubes de futebol profissional no país. De acordo com a reportagem do ESPN. na data de 03 de Maio em 2021, os 20 clubes com as maiores dividas no Brasil, tem um débito de R$ 10,2 bilhões.

Na empresa Riachuelo, onde eu trabalho, a economia digital já é uma realidade. O e-commerce é uma atividade comercial que se baseia na transação econômica totalmente eletrônica entre a empresa e o cliente. O e-commerce se baseia no comércio virtual de produtos, com um giro de capital ao menor custo possível.

A economia digital se refere uma economia baseada em tecnologias de computação digital. A economia digital está cada vez mais conectada com a economia tradicional na qual nós vivemos. 

A economia digital vela aproximadamente U$$ 3 trilhões do atual cenário econômico da pandemia. O valor de U$$ 3 trilhões é aproximadamente seis vezes o déficit comercial dos Estados Unidos e mais do que Produto Interno Bruto do Reino Unido e também mais do que o Produto Interno do Brasil. segundo as  informações do artigo do autor Alirio Aguilar, no blog ambientes de negócios.

A economia digital se carcetriza por incorporar a internet, as tecnologias e dispositivos digitais nos processos de produção, na comercialização e na produção de bens e serviços. A economia digital está composta por uma ampla gama de “inputs digitais”, que relacional habilidade digitais hardware, software e equipamentos de comunicação (equipamentos digitais), e também bens e serviços digitais intermediários usados na produção” (ACCENTURE, 2016).

O comercio eletrônico (e comerçe), por exemplo, tem assumido um papel cada vez mais central na economia. Em 2018, 58 milhões de consumidores, fizeram pelo menos uma compra on line e o e comerce registrou um faturamento de R$ 53,2 bilhões e crasceu 12 % ,sendo uma das alavancas do crescimento. Em termos de e comerce, o Brasil é considerado o mercado mais desenvolvido da América Latina. No entanto, há grandes desafios á serem superados : como as questões logísticas, as diferenças culturais, os aspectos tributários e o comportamento do consumidor em cada região. Segundo as mesmas informações do artigo do autor Alirio Aguilar, no blog ambientes de negócios.

Publicidade é a estratégia de marketing que envolve a compra de um espaço em veiculo de midia para divulgar um produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir um publico alvo para um determinado padrão de consumo.

Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar um valor economico para satisfazer as necessidades de um determinando publico alvo, visando a geração de lucro. O marketing trabalha com a geração de lucro baseado nos desejos do contribuinte.

Claro que a realidade econômica do Brasil não é igual a realidade econômica dos países da Ásia, Europa e Oceania. Contudo, o futebol brasileiro é uma alta marca em potencial.

As ações de Marketing e Publicidade nos clubes de futebol no Brasil, certamente seriam melhor trabalhadas em gestões mais profissionais. O amadorismo clubistico no Brasil, acaba prejudicando ações de Marketing e Publicidade.

O amadorismo nos clubes de futebol no Brasil, acabam inviabilizando ações da Marketing e Publicidade em mundo dominado pela economia digital.

Conforme eu sempre comento nas postagens. O amadorismo nos clubes de futebol no Brasil, acaba inviabilizando os nossos clubes. Principalmente quando os nossos clubes de futebol,  tem um débito de total de R$ 10,2 bilhões.

Agora leitor (a), confira no link á seguir, no site campeões do futebol, a história e as conquistas dos clubes de futebol no Brasil. Na reportagem do site campeões do futebol, no link á seguir, os clubes estão em ordem alfabética. Clique e procure seu clube. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html


Imagem : Site Olé do Brasil.






 



Nenhum comentário:

Postar um comentário