terça-feira, 30 de novembro de 2021

A questão sobre o goleiro Cássio.

 Acompanho futebol desde meados dos anos 1980, quando era criança. Nos anos em que eu acompanho futebol, eu pude ver goleiros, que de fato, eram verdadeiros gênios da meta.

Sim leitor (a). Desde meados dos anos 1980, pude ver gênios da meta, como Taffarel, Zetti, Dida, Rogério Ceni, Marcos, Gilmar Rinaldi, Ronaldo Giovanelli, Velloso, Carlos Germano etc...

Os fundamentos no qual eu avalio um goleiro são : Saída do gol, posicionamento da barreira, reflexos sob as traves, posicionamento da defesa, posicionamento sob as traves e reposição de bola.

O goleiro Cássio fez sua estreia no Corinthians no dia 28 de Março de 2012, na vitória por 1 a 0 contra o XV de Piracicaba, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista daquele ano.

Em 27 de Abril do mesmo ano, Cássio assumiu a titularidade no gol corintiano. Cássio estreou na Copa Libertadores da América no dia 2 de Maio, no empate em 0 a 0 contra o Emelec, pelas oitava de final. Cássio teve atuação muita segura e foi o destaque daquela partida.

No dia 09 de Outubro de 2021, Cássio alcançou a história marca de 552 jogos, superando as 551 partidas de Vaguinho com a camisa do Corinthians.

Atualmente Cássio está prestes a alcançar a histórica de marca do ex goleiro Ronaldo Giovanelli , que disputou 601 jogos com a camisa do Corinthians.

Neste ano, Cássio tem sido criticado por ter falhado em alguns jogos durante a temporada. Sim leitor (a). É fato que o goleiro Cássio falhou em alguns jogos durante a temporada de 2021.

Contudo, considero Cássio um goleiro completo nos fundamentos nos quais avalio um goleiro. Sim leitor (a). Aos 34 anos, acho que Cássio já não é mais um goleiro no seu auge.

Ao meu ver, o auge de Cássio já passou. Entretanto, mesmo já não estando no seu auge, Cássio é um goleiro completo nos fundamentos que eu avalio na posição.

Cássio não deve ser jogado aos leões por falhas em jogos nesta temporada. Mesmo longe do seu auge, Cássio teria mercado em diversos clubes, caso deixasse o Corinthians.

A competência nos fundamentos ,foi fundamental para que Cássio se mantivesse por anos como titular do gol corintiano. Sendo assim. Não se deve jogar Cássio aos leões por falhar em jogos durante esta temporada.

Imagem : Jornal  Estado de São Paulo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário