sábado, 6 de novembro de 2021

O mercado consumidor nos clubes brasileiros.

 Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou um clube empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais e amadoras de atletas, que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos. Os clubes esportivos possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições, e participam de campeonatos que lhes rendem grande publicidade.

Os clubes possuem suas próprias fontes de receitas, como as bilheterias dos seus jogos, demais eventos esportivos, acordos com empresas, que inclui formas de patrocínio, como publicidade e propaganda, vendas de roupas oficiais e produtos licenciados do clube. Outra fonte de receita dos clubes é a mensalidade dos sócios torcedores, que frequentam o clube e utilizam suas instalações.

Torcedor (as) é aquele (as) que acompanha o clube para qual torce. A intensidade do acompanhamento varia das características individuais de cada um. Contudo, esse acompanhamento tem um patamar mínimo, que é acompanhar a tabela de classificação dos campeonatos, saber quando seu time joga, saber o nome do técnico e de alguns jogadores.

A economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelas pessoas, visando a distribuição e consumo de bens e serviços necessário a sobrevivência e qualidade de vida da população.

A microeconomia é o ramo da economia que analisa as questões econômicas em menor escala. A microeconomia lida com questões especificas como empresas, famílias e indivíduos.

A macroeconomia é o ramo da economia que analisa as questões econômicas em um sentido mais amplo. A macroeconomia lida com fatores que afetam a economia mundial, nacional, regional e estadual em estudos cientifico e com maior profundidade.

Mercado consumidor é o ramo econômico que se refere ao mercado de consumo na população economicamente ativa de um país. O mercado consumidor analisa o consumo em potencial e a compra em alta escala de produtos de empresas em ramos específicos.

De acordo com as pesquisas deitas pela fundação Getúlio Vargas, o futebol brasileiro movimenta aproximadamente R$ 16 bilhões por ano, tendo trinta milhões de praticantes no Brasil. Em 2018, um estudo realizado pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES Football Observatory) revelou que o Brasil era o maior exportador de jogadores no mundo, com 1200 brasileiros atuando no futebol internacional.

Pelos dados de uma plataforma da FIFA, o Brasil tem atualmente 656 clubes de futebol profissional no país. De acordo com a reportagem do ESPN. na data de 03 de Maio em 2021, os 20 clubes com as maiores dividas no Brasil, tem um débito de R$ 10,2 bilhões.

A verdade é que o mercado consumidor da maioria dos clubes de futebol no Brasil é muito baixo. Veja bem leitor (a). Não tenho formação em Comércio Internacional ou em Economia. Longe disso. Minha única formação acadêmica é a habilitação em Jornalismo no curso de Comunicação Social.

Contudo, eu acompanho futebol dese criança, ainda em meados da década de 1980. E desde a minha infância, eu sempre tive a impressão de que o mercado consumidor na maioria dos clubes de futebol no Brasil é muito baixo.

Certamente o mercado no futebol mundial será influenciado pela nova economia digital, que ditará as regras no mundo pós Covid 19. E sendo assim. Os clubes de futebol no Brasil sentirão os efeitos destas mudanças. 

Restará aos clubes de futebol no Brasil se adaptar aos novos tempos. Tendo administrações mais profissionais nas gestões dos clubes.

Agora leitor (a), confira no link á seguir, no site campeões do futebol, a história e as conquistas dos clubes de futebol no Brasil. Na reportagem do site campeões do futebol, no link á seguir, os clubes estão em ordem alfabética. Clique e procure seu clube. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html


Imagem : Site Olé do Brasil.






 



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