quinta-feira, 4 de novembro de 2021

O mercado consumidor no São Paulo.

 Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou um clube empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais e amadoras de atletas, que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos. Os clubes esportivos possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições, e participam de campeonatos que lhes rendem grande publicidade.

Os clubes possuem suas próprias fontes de receitas, como as bilheterias dos seus jogos, demais eventos esportivos, acordos com empresas, que inclui formas de patrocínio, como publicidade e propaganda, vendas de roupas oficiais e produtos licenciados do clube. Outra fonte de receita dos clubes é a mensalidade dos sócios torcedores, que frequentam o clube e utilizam suas instalações.

Torcedor (as) é aquele (as) que acompanha o clube para qual torce. A intensidade do acompanhamento varia das características individuais de cada um. Contudo, esse acompanhamento tem um patamar mínimo, que é acompanhar a tabela de classificação dos campeonatos, saber quando seu time joga, saber o nome do técnico e de alguns jogadores.

A economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelas pessoas, visando a distribuição e consumo de bens e serviços necessário a sobrevivência e qualidade de vida da população.

A microeconomia é o ramo da economia que analisa as questões econômicas em menor escala. A microeconomia lida com questões especificas como empresas, famílias e indivíduos.

A macroeconomia é o ramo da economia que analisa as questões econômicas em um sentido mais amplo. A macroeconomia lida com fatores que afetam a economia mundial, nacional, regional e estadual em estudos cientifico e com maior profundidade.

Mercado consumidor é o ramo econômico que se refere ao mercado de consumo na população economicamente ativa de um país. O mercado consumidor analisa o consumo em potencial e a compra em alta escala de produtos de empresas em ramos específicos.

De acordo com o site Maiores e Melhores, o São Paulo tem 16,8 milhões de torcedores espalhados pelo Brasil, constituindo a terceira maior torcida do país.

Sou são paulino desde criança. E acompanhando futebol desde meados da década de 1980, pude observar uma característica do meu São Paulo. 

Mesmo sendo dono do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, conhecido como Morumbi, um estádio com capacidade para 66. 795 pessoas, o mercado consumidor do meu clube de coração, nunca foi dos mais altos.

Sim leitor (a). Nos títulos do Campeonato Paulista, nos anos de 1985, 1987 e 1989, pude observar que o número de torcedores (as), não aumentava o potencial mercado consumidor no São Paulo.

Nos títulos da Copa Libertadores da América  e nos títulos mundiais em 1992, 1993 e 2005, eu pude observar que o mercado consumidor no São Paulo, continuava não sendo dos mais altos.

Acompanhando o meu São Paulo desde a infância, constatei algumas coisas. Embora o São Paulo seja dono de um estádio particular com capacidade para 66. 795 torcedores (as), o mercado consumidor do meu clube de coração nunca foi dos mais altos.

E para piorar, o meu São Paulo entrou uma crise administrativa profunda após o tricampeonato nacional nos anos de 2006. 2007 e 2008.

Mesmo com 16,8 milhões de são paulinos espalhados pelo Brasil, são poucos os que consomem produtos oficiais do clube. O baixo mercado de consumo, acaba se traduzindo no  baixo poder orçamentário do clube.

Talvez a maioria da torcida são paulina, esteja concentrada nas classes mais populares no Brasil. E assim o número de torcedores (as), não se traduz em potencial de mercado consumidor.

Mesmo nas conquistas dos títulos da Copa Libertadores da América do Mundial Interclubes, o mercado consumidor do São Paulo, também já não era dos mais expressivos. A crise administrativa do clube, acaba complicando ainda mais essa questão.

Ainda assim, eu continuo apaixonado pelo São Paulo. Continuo rezando para que o clube supere sua crise administrativa.

Mercado consumidor é algo atraído por uma administração mais competente. Mercado consumidor é atraído por um clube equilibrado financeiramente.

Agora confira os títulos do São Paulo, no link á seguir, no site campeões do futebol. https://www.campeoesdofutebol.com.br/titulos_sao_paulo.html

Imagem : Liga Nacional de Futsal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário