Um dos motivos que mais seduziram a FIFA para dar ao Brasil o direito de sediar a Copa do Mundo de 1950 atende pelo nome de Maracanã. A promessa era construir no Rio de Janeiro, o maior, melhor e mais emblemático estádio do mundo. Em 1946, Jules Rimet oficializou o Brasil como país sede, mas a edificação do maior trunfo da candidatura vencedora ainda levou dois anos para começar a sair do papel.
Problemas políticos. A questão era simples : onde deveria ficar o estádio ? Havia uma polemica na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Parte dela, liderada por Carlos Lacerda, defendia a construção em Jacarepaguá, Outra apoiada pela maioria comunista, era favorável a um local mais próximo da cidade, Fecharam a questão com um terreno que pertencera ao Jockey Club, no bairro do Maracanã, Discute daqui, pondera dali.... E o Maracanã acabou sendo nosso.
Há uma controvérsia em torno da data do inicio das construções : 20 de Janeiro de 1948 ou 02 de Agosto do mesmo ano ? Explica-se: Na primeira data, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, foi lançada a pedra fundamental do estádio. Mas as primeiras estocadas, os primeiros caminhões e os primeiros tijolos só começaram a dar forma ao principal palc da Copa do Mundo de 1950 no dia 02 de Agosto.
Havia quem garantisse que o Estádio Municipal do Rio de Janeiro - primeiro nome do Maracanã - não ficaria pronto para abertura da Copa do Mundo, menos de dois anos depois. O então prefeito do Distrito Federal, Ângelo Mendes de Moraes, disponibilizou os recursos financeiros, seis empreiteiras administraram milhares de empregados que trabalharam sem trégua - na reta final , durante o dia e a noite - e, se não ficou totalmente pronto, o complexo poder ser utilizado, em sustos, para os jogos da Copa do Mundo.
Projetado por quatro arquitetos, sua capacidade oficial era de 183 mil torcedores. Mas já na Copa do Mundo de 1950, esses números seriam facilmente suplantados por , perdão do trocadilho, outros bem mais concretos e acimentados.
O Maracanã foi inaugurado no dia 16 de Junho de 1950. Foi a cerimonia oficial, sem futebol, O primeiro jogo aconteceu no dia 17 de Junho, com um jogo amistoso entre paulistas e cariocas. A seleção de São Paulo venceu por 3 a 1. Contudo, o primeiro gol marcado no estádio foi de Didi, aos 10 minutos do primeiro tempo. A seleção brasileira estreou na Copa do Mundo no Maracanã uma semana depois , em jogo contra o México.
Contudo, devido a motivos de segurança, visando dar um maior conforto aos torcedores e também para atender as exigências da FIFA, o estádio Mário Filho teve a sua capacidade reduzida para um público de 87. 101 torcedores sentados.
O cimento das arquibancadas dos primeiros cinquenta anos foi trocado por cadeiras individuais, que, de acordo com o setor, levam as cores verde e amarelo. A tradicional " geral" também deu lugar aos assentos para os mais abastados, o camarote passou a ser uma opção. O velho e bom Maracanã segue vestido de azul. Tendo a mesma elegância de sempre. As informações são do meu livro Almanaque do Futebol, de autoria dos Jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona.
No link á seguir, na reportagem do site campeões do futebol, você confere os campeões e vice campeões dos campeonatos de futebol no Brasil e no Mundo. https://www.campeoesdofutebol.
Imagem : Jornal Lance.
Nenhum comentário:
Postar um comentário