terça-feira, 23 de novembro de 2021

Jornalismo Digital.

 O Jornalismo é a coleta, investigação e analise das informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de fatos, eventos e ideias de pessoas que são noticias que afetam a sociedade em algum grau. O Jornalismo também se aplica á ocupação, aos métodos de coleta de dados e á organização de estilos literários.

Jornalismo Esportivo é a especialização de profissão jornalística nos fatos relacionados aos esportes, ginástica, hobbies e outras atividade de exercício físico.

O Jornalismo esportivo é um ramo da comunicação que lida com um alto grau de parcialidade, pois tantos os leitores, quanto os jornalistas, tem suas preferencias por determinados clubes ou atletas. Sendo assim, o jornalista esportivo deve ter extremo cuidado com a paixão, pois o seu texto pode causar repudio e trazer a falta de credibilidade do jornalista esportivo perante o público e seus colegas de profissão.

Valor noticia são os critérios que influenciam a seleção e o destaque dos fatos como produto noticioso. O valor noticia é um critério que visa alcançar a relevância no jornalismo, dando as pessoas as noticias que elas desejam e se interessam. O valor noticia é uma meta cada vez mais importante para que os meios de comunicação mantenham sua participação no mercado, que sempre irá evoluir de maneira rápida.

Linha editorial é uma politica que determina a visão de mundo dos respectivos meios de comunicação. A linha editorial indica os valores, aponta o paradigma e influencia decisivamente na construção da mensagem do veiculo de comunicação com seus respectivos públicos.

Sim leitor (a). Durante 04 anos e meio, entre Agosto de 2012 a Dezembro de 2016 , eu cursei Comunicação Social- com Habilitação em Jornalismo. Durante os meus 04 anos e meio de estudo, eu aprendi a entender a psicanalise da comunicação, em um estudo cientifico.

A psicanalise da comunicação consiste na capacidade psicanalítica dos comunicadores em entender os sentimentos humanos, captando assim os interesses dos seus respectivos públicos. O jornalismo psicanalítico, é aplicado pelos profissionais do jornalismo, ao constituir uma mensagem aos seus respectivos públicos receptores.

Durante os meus 04 e meio de estudo, eu pude mergulhar na capacidade psicanalítica que os jornalistas devem ter no exercício cientifico da profissão. Nos seus relatos sobre os fatos que são noticia na sociedade, os jornalistas aplicam a psicanalise da comunicação, de uma maneira bastante cientifica aonde visam o entendimento da mente das pessoas.

Os jornalistas exercem a profissão não somente pela intelectualidade, mas também pelo conhecimento psicanalítico. Sim leitor (a). Através do conhecimento psicanalítico, os jornalistas passam a aplicar os conceitos do valor noticia. O valor noticia é a capacidade da psicanalise do jornalismo em entender os sentimentos das pessoas.

Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou um clube empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais e amadoras de atletas, que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos. Os clubes esportivos possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições, e participam de campeonatos que lhes rendem grande publicidade.

Os clubes possuem suas próprias fontes de receitas, como as bilheterias dos seus jogos, demais eventos esportivos, acordos com empresas, que inclui formas de patrocínio, como publicidade e propaganda, vendas de roupas oficiais e produtos licenciados do clube. Outra fonte de receita dos clubes é a mensalidade dos sócios torcedores, que frequentam o clube e utilizam suas instalações.

Torcedor (as) é aquele (as) que acompanha o clube para qual torce. A intensidade do acompanhamento varia das características individuais de cada um. Contudo, esse acompanhamento tem um patamar mínimo, que é acompanhar a tabela de classificação dos campeonatos, saber quando seu time joga, saber o nome do técnico e de alguns jogadores.

Bom leitor (a). Segundo os dados da plataforma da FIFA, temos 656 clubes de futebol profissional no Brasil.  O Jornalismo digital ou ciberjornalismo é o jornalismo praticado no novo meio de comunicação na internet.

Eu conclui a habilitação em Jornalismo, no curso de Comunicação Social em 22 de Dezembro de 2016. Eu comecei minha atividade como blogueiro em Março de 2018. Meu ramo predileto é o jornalismo esportivo.

Durante os meus estudos na habilitação em Jornalismo, no curso de Comunicação Social, eu aprendi muito sobre a psicanalise da comunicação e a credibilidade da profissão. Sim leitor (a). Sou torcedor do São Paulo, mas deixo meu sentimento clubistico influenciar minha atividade como bloguiro.

No Jornalismo Digital, eu lido com diversas pessoas, que torcem para diversos clubes esportivos. Claro que não se pode agradar a todos. Mas, como jornalista por formação, eu posso me esforçar para passar o mínimo de credibilidade aos (as) leitores (as).

Como jornalista por formação, eu procuro me ater apenas aos fatos na minha atividade como jornalista e blogueiro. Voce, que me acompanha neste blog, desde Março de 2018, sabe o quanto procurei me distanciar da minha paixão nos meus comentários esportivos.

O Jornalismo Digital deve ser exercido com a maior credibilidade possível, especialmente ro ramo esportivo. Excelência que eu tento alcançar desde a minha conclusão da habilitação em Jornalismo no curso de Comunicação Social.

E agora leitor (a). Confira no link á seguir, no site campeões do futebol, a história e os títulos dos clubes de futebol no Brasil. Na reportagem do site campeões do futebol, no link á seguir, os clubes estão em ordem alfabética. Procure seu clube. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html


Imagem : Site Brasil Escola.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário