segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Torcedor (a).

 Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou um clube empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais e amadoras de atletas, que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos. Os clubes esportivos possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições, e participam de campeonatos que lhes rendem grande publicidade.

Os clubes possuem suas próprias fontes de receitas, como as bilheterias dos seus jogos, demais eventos esportivos, acordos com empresas, que inclui formas de patrocínio, como publicidade e propaganda, vendas de roupas oficiais e produtos licenciados do clube. Outra fonte de receita dos clubes é a mensalidade dos sócios torcedores, que frequentam o clube e utilizam suas instalações.
Torcedor (as) é aquele (as) que acompanha o clube para qual torce. A intensidade do acompanhamento varia das características individuais de cada um. Contudo, esse acompanhamento tem um patamar mínimo, que é acompanhar a tabela de classificação dos campeonatos, saber quando seu time joga, saber o nome do técnico e de alguns jogadores.
Eu acompanho futebol desde criança, ainda em meados da década de 1980. Eu sou um torcedor do São Paulo. Embora eu analise futebol com emoção nas postagens, tenho a mesma emoção que qualquer torcedor (as).
Meu lado jornalístico, preza pela racionalidade dos fatos, mas meu lado torcedor, às vezes pende pela emoção. Sou torcedor do São Paulo.
Como torcedor do São Paulo, eu vibrei com as vitórias e sofri com as derrotas. Como torcedor, eu tenho sofrido com a crise administrativa do meu clube de coração.
Estive na Suíça e na Itália em 2013. Assisti alguns jogos. O futebol europeu trouxe a marcação alta durante os 90 minutos e um posicionamento tático com foco na retomada rápida da posse de bola no campo de ataque.
 Nas eliminatórias europeias, eu vi as seleções mantendo a marcação alta durante os 90 minutos, visando recuperar a posse de bola ainda no campo de ataque.
O posicionamento das seleções europeias impedem que o adversário tenha campo para trabalhar a bola e sair jogando do campo de defesa. Os jogos que eu vi das seleções europeias, eram times que adiantavam suas linhas, visando impedir que o adversário tivesse campo para sair jogando.
Contudo, o torcedor brasileiro é único em matéria de emoção. Os torcedores (as) brasileiros (as), têm um fanatismo que eu não vi na Suíça ou na Itália.
Para ser sincero, os italianos até se mostraram mais apaixonados pelo futebol do que os suíços. Mas, estando pessoalmente nos dois países, a emoção do torcedor (a) brasileiro (a) é sem igual. Embora na Itália, se comercialize mais camisas de clubes de futebol que na Suíça.
Sim leitor (a). O baixo poder aquisitivo das classes mais populares, acaba impedindo com que os torcedores (as) brasileiros (as), consumam o futebol em alta escala.
Mas, entretanto, na hora de acompanhar seu clube de coração, a emoção do torcedor (a) brasileiros é única. Esse blogueiro e jornalista que vos fala, também sofre com o São Paulo.
O (a) torcedor (a), vive uma gangorra de emoções. Haja vista que o Jornalismo Esportivo lida com um alto grau de parcialidade, devido aos sentimentos dos jornalistas por seus clubes.
Nós torcedores (as), que gostamos de futebol, sempre viveremos uma gangorra de emoções. Inclusive esse blogueiro e jornalista que vos fala na manhã desta segunda-feira.
E em matéria de emoção. Vi o torcedor (a) brasileiro (a) sem igual. Agora leitor (a), confira as histórias e conquistas dos clubes brasileiros, no link a seguir, no site campeões do futebol.
No link do site campeões do futebol, os clubes brasileiros estão em ordem alfabética. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Cionfrariando. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário