quarta-feira, 12 de maio de 2021

Jornalismo x Merchandising.

Jornalismo é a coleta, analise e investigação de informações para a produção e distribuição de relatório sobre eventos, fatos, ideias e pessoas que são noticia e afetam a sociedade em algum grau. O Jornalismo se aplica á ocupação, aos métodos de coleta de dados e organização de estudos literários.

Valor noticia são critérios que influenciam a seleção e o destaque dos fatos como produto noticioso. O valor noticia tende a explicar o que torna algo "digno de ser noticiado". Segundo o que eu aprendi durante o curso de graduação em Jornalismo nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).. 

A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de empresas, produtos ou serviços. Pode ser qualificada como uma "propaganda comercial". É a divulgação de produtos, serviços, e ideias junto ao público, tendo, em vista, induzi-lo a uma atitude dinâmica favorável. Nesse sentido geral, a publicidade é parte da técnica de comunicação. Em sentido estrito, tem um caráter comercial e, então, é parte de um todo que se chama mercadologia, que abarca o conjunto de meios adotados para levar o produto ou serviço ao consumidor. É qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promoção de ideias, bens e serviços por um patrocinador identificado a uma audiência alvo através dos mass media". A publicidade ajuda a identificar o significado e o papel dos produtos, fornecendo informação sobre marcas, companhias e organizações. 

Caro (a) leitor (a). Existe muita polemica sobre se os jornalistas devem ou não fazer merchandising. O merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade. Essas foram as explicações técnicas da minha amiga Launda de Lima, que é formada em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi. 

Sim leitor (a). Eu sempre gostei mais do noticiário esportivo do que do noticiário do cotidiano. Eu me lembro que eu já via alguns jornalistas fazerem o merchandising. Não é minha intenção fazer qualquer criticas aos jornalistas que optam pelo merchandising.

Veja bem leitor (a). Eu não sou o dono da verdade. Minha única formação acadêmica é o curso de Jornalismo nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM). Mas, ao que me parece, Jornalismo e Publicidade são coisas que não combinam.

Sim leitor (a). O: Jornalismo Jornalismo é a coleta, analise e investigação de informações para a produção e distribuição de relatório sobre eventos, fatos, ideias e pessoas que são noticia e afetam a sociedade em algum grau. O Jornalismo se aplica á ocupação, aos métodos de coleta de dados e organização de estudos literários.

Valor noticia são critérios que influenciam a seleção e o destaque dos fatos como produto noticioso. O valor noticia tende a explicar o que torna algo "digno de ser noticiado". Segundo o que eu aprendi durante o curso de graduação em Jornalismo nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Ou seja . O trabalho do Jornalista é noticiar seguindo os critérios do valor noticia. O trabalho de Jornalista é recrutar o interesse público com o seu trabalho noticioso seguindo o valor noticia. Ou seja leitor (a). Ao que me parece, Jornalismo e Publicidade não combinam.

Sim leitor (a). A credibilidade do jornalista se dá pelo trabalho de noticiar. O valor noticia é a palavra chave da essência do jornalismo . Ou seja.  O Jornalismo noticia pelo valor noticia, que é a essência da ética na profissão. Sendo assim leitor (a) . Não me parece adequando que Jornalismo e Publicidade se misturem profissionalmente.

A imparcialidade na apuração e no valor noticia, é a essência da credibilidade de um jornalista.  Ou seja. Jornalismo e Publicidade não se casam em uma profissão que trabalha com a apuração de fatos e divulgação de noticias pelo valor noticioso. Embora você tenha o direito de discordar leitor (a).


Imagem : Site Guia do Estudante.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário