Caro leitor (a). Eu sou torcedor do São Paulo desde a década de 1980. Desde os meus 04 ou 05 anos de idade, eu via o São Paulo como um modelo de gestão a ser seguido no futebol brasileiro. Cabe ressaltar que ainda na década de 1980, eu vi o tricolor vencer três campeonatos paulistas (1985, 1987 e 1989) e um campeonato brasileiro (1986).
Mesmo naquela década vitoriosa, eu nunca vi qualquer dirigente são paulino se referir ao clube como soberano. Mas, entretanto, vieram 03 troféus da Copa Libertadores da América (1992, 1993 e 2005) e 03 troféus Mundiais Interclubes (1992, 1993 e 2005 ). O São Paulo era marcado como um modelo de gestão, chegando a liderar o mercado do futebol brasileiro, apesar não ter sequer a maior torcida do estado de São Paulo.
O auge da insensatez foi após o tricampeonato brasileiro em 2006, 2007 e 2008. Os dirigentes passaram a se referir ao São Paulo como "soberano". O pecado dos dirigentes foi deitar sobre os louros do clube.
O futebol foi mudando e os demais clubes foram evoluindo. O São Paulo foi ficando para trás. O clube chamado de "soberano", foi perdendo folego financeiro e capacidade de investimento em relação aos demais clubes. Desde a saída de Muricy Ramalho em 2009, nenhum treinador deu certo á frente do São Paulo.
O tricolor foi vitima do apelido de "soberano" dos seus dirigentes. O estádio do São Paulo, o Cicero Pompeu de Toledo, conhecido como Morumbi, já não lucros como nos áureos tempos. E assim, já vão 09 anos sem nenhum troféu. Ok leitor (a). Os demais clubes também amargaram tempos de jejum no futebol, em alguns casos, até maiores do que atual jejum do São Paulo. Contudo, os outros clubes não adotaram o apelido de "soberano", mesmo nos seus tempos de glória. Essa é a questão.
Acompanho futebol desde a década de 1980, o futebol brasileiro é o mais equilibrado do mundo, com vários clubes com tradições estaduais e nacionais. Portanto, o apelido de "soberano" faz pouco sentido no Brasil.
Os dirigentes do São Paulo precisam adaptar o clube ao futebol atual . O São Paulo precisa se equilibrar financeiramente, para voltar a ter poder de investimento. Um dos primeiros passos para recuperar o clube, é sem duvida equacionar parte do endividamento galopante dos últimos anos. E para tanto, o estádio são paulino precisa voltar a dar lucro.
O São Paulo precisa equacionar o endividamento galopante, e assim recuperar a solidez econômica. Há muito, o clube foi superado em solidez financeira. E solidez financeira leva a conquista de títulos.
Clicando nos links logo abaixo, você confere as conquistas são paulinas. Os links logo abaixo, são informações do site campeões do futebol.
https://www.campeoesdofutebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário