Os registros de futebol mais antigos no Brasil, datam em 1875 em Curitiba. Contudo, o futebol se popularizou no Brasil, após sua introdução na Burguesia por Charles Muller, um jovem brasileiro, que após sua viagem a Inglaterra, trouxe consigo duas bolas de futebol, passando a convencer a comunidade de expatriados britânicos na cidade de São Paulo de jogadores de críquete para futebolistas, criando um clube de futebol no Brasil.
O futebol se tornou uma grande paixão para os brasileiros, quase uma religião, que frequentemente se refere ao país como " pátria de chuteiras" ou " país do futebol", muito pelas cinco Copas do Mundo conquistadas pela seleção brasileira de Futebol.
De acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas o futebol movimenta R$ 16 bilhões por ano, tendo trinta milhões de praticantes (aproximadamente 16% da população total), 800 clubes profissionais, 13 mil clubes amadores e 11 mil atletas federados.
Em 2018, um estudo realizado pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES Football Observatory) revelou que o Brasil era o maior exportador de futebolistas no mundo, com mais de 1.200 brasileiros jogando fora de seu país de origem. Desde 1976, se celebra em 19 de Julho, o dia nacional do futebol, segundo informações da enciclopédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário