segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Clubes brasileiros e o futebol globalizado.

 O amadorismo é uma atividade em que a pessoa exerce por puro prazer, não visando a subsistência do seu praticante. No amadorismo tradicional, o praticante da atividade amadora, também não assume a qualidades dos trabalhos prestados a sociedade ou a coletividade em questão.

A Gestão Esportiva é um área cientifica do conhecimento que envolve o gerenciamento das atividades, seguimentos e clubes profissionais relacionados as atividades esportivas. Ou seja leitor (a). O Gestor Esportivo é um administrador especializado que vai gerenciar as ações de marketing das atividades relacionadas aos esportes e também a parte administrativas dos clubes esportivos.

Eu acompanho o futebol desde criança leitor (a), ainda na década de 1980. Desde sempre, eu acompanhei nos noticiários, algo relacionado a mala branca a e mala preta no futebol, em partidas em que os clubes estão em disputas de título.

Os clubes de futebol envolvem as paixões de seus (suas) torcedores (as). Os clubes de futebol mexem com as emoções de homens e mulheres, que são apaixonados pelo futebol. Conforme eu já abordei em outros posts leitor (a). Eu também sou apaixonado por um clube. Eu sou torcedor do São Paulo.

Mas, também como eu já abordei em outros posts, eu procuro não analisar futebol com a minha paixão clubistica. Sim leitor (a). Quando eu analiso futebol, eu procuro separar ao máximo a minha paixão pelo São Paulo da razão e da lógica.

Eu estive na Suíça e na Itália em 2013 leitor (a). Nesses dois países, assim como no restante do continente europeu, os clubes de futebol são gerenciados por dirigentes devidamente preparados em gestão esportiva.

Segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, o futebol movimenta R$ 16 bilhões por ano, tendo trinta milhões de praticantes (aproximadamente 16% da população total), 800 clubes profissionais, 13 mil clubes  amadores e 11 mil atletas federados. Em 2018, um estudo realizado pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES Football Observatory) revelou que o Brasil era o maior exportador de futebolistas no mundo, com mais de 1.200 brasileiros jogando fora de seu país de origem.

Ou seja leitor (a). O futebol mudou muito, principalmente fora dos campos, é hora dos clubes brasileiros também acompanharem a modernidade. Os clubes brasileiros, em sua ampla maioria, são gerenciados por dirigentes completamente amadores.

O futebol cada vez mais globalizado mundialmente exige gestões que acompanhem o processo global. Nunca é demais lembrar. Os clubes brasileiros aumentaram suas receitas e vivem cada vez mais endividados.

Agora leitor (a). Eu convido você a relembrar uma postagem sobre clubes esportivos.Link: https://leandroliveiraribeiroblo.blogspot.com/2021/02/clubes-esportivos.html

Imagem : Site Mercado Livre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário