quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Jornalismo.

 Jornalismo é a coleta, analise e investigação de informações para a produção e distribuição de relatório sobre eventos, fatos, ideias e pessoas que são noticia e afetam a sociedade em algum grau. O Jornalismo se aplica á ocupação, aos métodos de coleta de dados e organização de estudos literários.

Valor noticia são critérios que influenciam a seleção e o destaque dos fatos como produto noticioso. O valor noticia tende a explicar o que torna algo "digno de ser noticiado".

Durante 04 anos e meio, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016, eu cursei Jornalismo nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM). O estudo teórico foi fascinante leitor (a). Você que me acompanha no blog, já leu meus posts abordando as psicanalises das teorias do jornalismo.

O Jornalismo é o recrutamento do interesse público, além dos critérios definidos como valor noticia. Durante o curso de Jornalismo, pude ler o livro Opinião Pública d, aonde o autor aborda que o valor noticia é a capacidade do comunicador em recrutar o interesse público, transformando algo aparentemente comum em valor noticia.

A essência de um jornalista é criar seu próprio valor noticia. O Jornalismo é a arte de recrutar o interesse público. Muitas vezes transformando fatos aparentemente comuns, em algo relevante a ser noticiado. 

Eu me formei em Jornalismo em 22 de Dezembro de 2016, com o trabalho de conclusão de curso sobre a Inserção dos Portadores de Necessidades Especiais no Mercado de Trabalho, sob a orientação da Jornalista, Mestra e Doutora Fabiola Paes de Almeida Tarapanoff.

Durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, reforcei o que já havia aprendido sobre a essência do jornalista no recrutamento do interesse público. Eu consegui recrutar muitos interesses durante a finalização do meu Trabalho de Conclusão de Curso, transformando um tema comum em valor noticia.

No curso de Jornalismo nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM), eu aprendi o quanto o Jornalismo é a essência de criar seu próprio valor noticia. Como diz Walter Lipmann, o valor noticia é criado pelo jornalista, á quem cabe recrutar o interesse público leitor (a).

E assim caminha a humanidade.

Minha colação de grau em Março de 2017.



Nenhum comentário:

Postar um comentário