terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Uma divida irreal e impagável.

 A publicidade é a estratégia de marketing profissional que envolve a compra de um espaço em um determinando veiculo de mídia, visando divulgar um produto, serviço ou marca. A publicidade profissional tem o objetivo de atingir o publico alvo, provocando a demanda, visando atingir padrão de consumo.

Nos clubes de futebol profissional, a publicidade é uma ação de marketing profissional que visa explorar a marca do clube e o seu potencial de patrimônio. As ações de marketing profissional nos clubes profissionais, visa atingir os torcedores como publico alvo, explorando em potencial a marca do clube, seu patrimônio financeiro, com ações de marketing profissional que visa aumentar não somente o patrimônio do clube, mas também sua lucratividade financeira.

Direitos de nome é o direito sobre propriedades de nome. A pratica de nomes é bastante comum entre empresas que alugam o nome de algum estabelecimento, visando espetáculos culturais e esportivos, o caso dos clubes esportivos profissionais. Isso é que chamamos comercialmente de naming rights.

O Corinthians possui aproximadamente 29,4 milhões de torcedores, tendo a segunda maior torcida do país. Entre 2008 a 2013, o Corinthians foi um clube superavitário financeiramente, na primeira gestão do empresário Andrés Sanchez. Em 2014, ano da inauguração da Arena Corinthians, a situação financeira do alvinegro mudou completamente. 

Entre 2014 a 2019, o Corinthians somente obteve superávit financeiro em 2016. Na economia, a demanda ou procura, é a procura do consumidor por um determinado bem ou serviço, que os consumidores desejam adquirir por um determinado espaço de tempo. 

A demanda é uma procura por um serviço ou bem, mas não necessariamente um consumo, uma vez que á possível demandar, mas não consumir o bem ou serviço desejado por fatores específicos.

A divida total da Arena Corinthians, chega a algo próximo a 1,5 bilhões de reais. Caro (a) leitor (a). O Brasil não é um pais que voce possa confiar para se fazer investimento com valores altos a longo prazo, pois no meio do caminho tudo muda.

Veja bem leitor (a). O Brasil é um pais instável. Você vota em um presidente do centro e ele sai. Você vota em um presidente de centro esquerda e ele sai. Ai entra um outro presidente de extrema direita.

Você faz uma dívida com o dólar a R$ 3,00, ai o dólar vai para R$ 6,00. A taxa de juros uma hora está estável no Brasil, mas de repente a mesma taxa de juros sobe a qualquer momento. Enfim leitor( a). O Brasil não é um pais confiável para se fazer investimentos em altos valores. Sendo que com o clube que você dirige leitor (a), você não tem como gerar na hora  aquela determinada receita.

Ou seja : Muito provavelmente, é uma divida que nunca seja paga, embora eu possa estar errado. Naming righsts, é algo que se tem que pensar antes da construção do estádio, e não depois do estádio já pronto.

Sendo assim. Não é viável se construir uma arena no Brasil a longo prazo com valores tão altos. Isso reflete a falta de preparo dos dirigentes brasileiros em gestão esportiva. 

Seu eu fosse um presidente do clube, eu não faria um investimento de R$ 1,5 bilhões a longo prazo no Brasil. O Brasil não é um pais confiável para tanto. Você condena um clube e seus respectivos torcedores a carregar um fardo pesado, da qual o clube jamais conseguirá se livrar, com uma divida praticamente impagável.

No link abaixo, você confere as conquistas corintianas, no site campeões do futebol.

https://www.campeoesdofutebol.com.br/titulos_corinthians.html

 
Imagem : Portal Globo Esporte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário