quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

A credibilidade do Jornalista.

 O Jornalismo é a coleta, investigação e a analise das informações para a produção de distribuição de relatórios sobre a interação dos eventos, fatos e ideias de pessoas que são noticia e que afetam a sociedade em algum grau. O Jornalismo também se aplica aos métodos de coleta de dados e á organização de estilos literários.

O Jornalismo esportivo é a o ramo jornalístico especializado no trabalho jornalístico relacionado aos esportes ginástica, jogos, hobbies e outras atividade de exercício físico. O Jornalismo esportivo requer um alto conhecimento intelectual do jornalista sobre o esporte em que vai cobrir. Os jornalistas esportivos normalmente tem um nível intelectual extremamente alto no exercício da profissão.

Além do alto conhecimento intelectual, o jornalismo esportivo lida com um alto nível de parcialidade, pois assim como os respectivos leitores, os jornalistas esportivos também tem suas preferencias por determinados clubes ou atletas.

E em relação a isso, as regras da profissão diz que o jornalista esportivos deve ter muito cuidado com a paixão ou repudio que seu texto poderá provocar no seu respectivo público. É legitimo que o jornalista esportivo tenha suas preferencias por clubes ou atletas, entretanto, deverá tomar cuidado para que as suas paixões esportivas não afetem sua credibilidade profissional.

Eu sempre tive muito interesse pelos esportes. Acompanho o noticiário esportivo desde criança, ainda nos anos 1980. Meus esportes prediletos são o Futebol e a Formula 1. 

Durante 04 anos e meio, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016, eu cursei Jornalismo nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM). Na universidade, eu aprendi sobre como um jornalista deve ter extremo zelo para que as suas paixões e preferencias não afetem sua credibilidade profissional.

Caro (a) leitor (a). Conforme já comentei, eu sou torcedor do São Paulo. Entretanto, tento ter extremo cuidado para que minha paixão clubística não afete minha formação acadêmica. Eu conclui a graduação em Jornalismo em 22 de Dezembro de 2016, com o trabalho de conclusão de curso sobre a Inserção dos Portadores de Necessidades Especiais no Mercado de Trabalho, sob a orientação da Jornalista, Mestra e Doutora Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff.

Sou portador de certo tipo de deficiência, e não cheguei a estagiar durante o curso de Jornalismo nas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FIAAM FAAM). Contudo, o estágio também não era obrigatório, quando eu cursei Jornalismo leitor (a).

Sim leitor (a). Minha primeira experiência como comunicador, seriam exatamente meus blogs. E, portanto, tentei tomar extremo cuidado para que minha paixão pelo São Paulo não afetasse minha formação em Jornalismo. Pois como blogueiro, terei contato imediato com o público.

Meu ramo predileto no Jornalismo é o ramo esportivo. E exatamente por isso, tenho o maior zelo para que minha paixão pelo São Paulo não afete a minha credibilidade perante os (as) leitores (as). 

Minha colação de grau em Março de 2017.



Nenhum comentário:

Postar um comentário