domingo, 14 de fevereiro de 2021

Meu lado torcedor.

 Torcedor é aquele que acompanha o clube para qual torce. Esse acompanhamento varia de intensidade, mas tem patamar mínimo, que é ver a tabela de classificação, saber quando o clube joga, saber o nome do técnico e de vários jogadores.

Caro (a) leitor (a). Eu comecei a acompanhar futebol entre 1983 e 1984, aos 04 ou 05 anos de idade. Desde criança, sempre gostei do futebol, e do São Paulo. Vi o tricolor vencer três campeonatos paulistas (1985, 1987 e 1989) e um campeonato brasileiro (1986), quando criança na década de 1980.

Não se explica um sentimento. Mas comecei a ter um sentimento pelo São Paulo. Não sei me defino com fanático, pois sempre evitei debates acalorados. Como todo torcedor, enfrentei momento bons e outros não tão bons com o meu clube de coração.

A vitória mais saborosa foi o terceiro título na Copa Libertadores da América em 2005. Já a derrota foi mais amarga, foi a da final da Copa do Brasil no ano 2000.

Quando comecei a trabalhar, comprei alguns livros do São Paulo, como todo bom torcedor. Visitei também a sala de troféus do clube. Mas, definitivamente, não vou aos jogos nos estádios.

Sim leitor (a). Infelizmente os estádios brasileiros não oferecem segurança aos torcedores. Nos grandes clássicos estaduais, é cada vez mais comum vermos brigas que acabam em tragédias.

Como uma pessoa com deficiência, tenho que me preservar. Sendo assim, prefiro assistir aos jogos pela televisão. Como todos os torcedores do São Paulo, tenho sofrido com a seca de títulos, que dura desde o títulos da Copa Sul Americana em 2012.

Mas, entretanto, torcedor jamais troca de clube. O torcedor é fiel na vitória e na derrota. Clicando nos links logo abaixo, você confere as conquistas são paulinas. Os links logo abaixo, são informações  do site campeões do futebol.

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

https://www.campeoesdofutebol.com.br/titulos_sao_paulo.html





Imagem : you tube.
 

Fotos do Escudo do SPFC - YouTube

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário