domingo, 31 de outubro de 2021

São Paulo vence Inter e ainda sonha com Copa Libertadores da América.

 O São Paulo venceu o Internacional por 1 a 0, agora a noite, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado leva o São Paulo a 37 pontos, contra 41 do Inter, levando o tricolor a sonhar com a Copa Libertadores da América em 2022.

O gol logo aos quatro minutos deu confiança ao time são paulino. O time são paulino foi totalmente superior no primeiro tempo, tendo pelo menos quatro chances claras de ampliar o placar.

O time são paulino abusou das chances perdidas durante o primeiro tempo. O time são paulino jogou com uma marcação alta e não deixou os colorados saírem jogando durante o primeiro tempo.

Os colorados melhoraram no segundo tempo. O time colorado passou a marcar melhor e diminuiu os espaços do ataque são paulino no segundo tempo. 

A posse da bola entre os time ficou mais parelha durante todo o segundo tempo. Contudo, embora tenham melhorado na marcação, o time colorado não conseguiu levar perigo ao gol são paulino.

Nos últimos minutos, o time são paulino soube administrar o placar. O time são paulino ainda mostra uma certa fragilidade. O técnico Rogério Ceni ainda carece de mais opções no elenco. A classificação para a Copa Libertadores da América pode ser dificultada pela limitação do elenco são paulino.


Palmeiras vira jogo e vence Gremio.

 O Palmeiras venceu o Grêmio por 3 a 1, agora a tarde, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória leva o Palmeiras a 52 pontos na classificação do campeonato nacional, contra 59 do líder Atlético Mineiro. O Grêmio com 26 pontos, permanece na penúltima posição.

O time gremista começou bem a partida. Com uma marcação agressiva, os gremistas abriram o placar logo no começo do primeiro tempo. O time gremista teve pelo menos duas chances claras para ampliar o placar ainda no primeiro tempo.

O time gremista vencia o jogo até os palmeirenses virarem o jogo ainda no final do primeiro tempo.

O placar favorável ao time palmeirense mudou o jogo. Os palmeirenses controlaram o jogo no segundo tempo, enquanto os gremistas não tinham poder de reação. Os palmeirenses controlaram o jogo no segundo tempo e definiram o placar no final do jogo.

O time palmeirense soube explorar a fragilidade gremista para chegar a vitória na tarde de hoje. Os palmeirense tentam sonhar com o título, enquanto os gremistas são sérios candidatos ao rebaixamento.



sábado, 30 de outubro de 2021

Santos vence Atlético Paranaense e respira no campeonato.

 O Santos venceu o Atlético Paranaense por 1 a 0, agora a noite, na Arena da Baixada, em Curitiba , pelo Campeonato Brasileiro. A vitória leva o Santos a 35 pontos no campeonato. O Atlético permanece com 34.

O time santista teve um inicio organizado e pouco sofreu com o ataque atleticano.  Cada time teve apenas uma chance  de gol durante o primeiro tempo. Os time souberam marcar bem durante o primeiro tempo e as defesas levaram muita vantagem sobre os ataques durante os primeiros 45 minutos.

O time santista abriu o placar logo aos três minutos do segundo tempo. Após o gol, os atleticanos saíram em busca do empate. Contudo, além da defesa santista, o goleiro João Paulo fez ótimas defesas. O time santista foi bastante pressionado no segundo tempo, mas soube segurar o placar.

O time atleticano perdeu folego nos últimos minutos de jogo, enquanto os santistas souberam administrar o resultado favorável.

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Atlético Mineiro vence Fortaleza e vai as finais da Copa do Brasil.

 O Atlético Mineiro venceu o Fortaleza por 2 a 1, ontem a noite, no estádio Castelão, em Fortaleza, pela partida da volta nas semifinais da Copa do Brasil. O Atlético Mineiro enfrentará o Atlético Paranaense nas finais da Copa do Brasil.

O primeiro tempo foi de uma partida bastante morna. O Fortaleza teve maior posse de bola e buscou fazer o gol logo no começo. Contudo, o time cearense errou muitos passes, não conseguindo passar pela marcação atleticana no primeiro tempo.

O time atleticano soube controlar as ações do jogo no primeiro tempo. Com uma boa marcação defensiva, os atleticanos controlaram o ataque cearense no primeiro tempo, impedindo que o time cearense chegasse ao seu gol nos primeiros 45 minutos de jogo.

O jogo continuou morno no segundo tempo. O time atleticano controlou ainda mais o jogo, ao abrir o placar aos 13 minutos. Os atleticanos passaram a ter o pleno domínio das ações no segundo tempo.

O segundo gol atleticano aos 38 minutos, acabou definindo as ações. O tricolor cearense ainda fez o seu gol de honra aos 44 minutos da etapa final.


quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Santos vence Fluminense e deixa zona de rebaixamento.

 O Santos venceu o Fluminense por 2 a 0, agora a noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado leva o Santos a 32 pontos no campeonato nacional, chegando a 16º lugar, empurrando o Juventude para a zona do rebaixamento.

O Fluminense permanece com 39 pontos na classificação do campeonato nacional. O time santista demonstrou muita vontade no primeiro tempo. Os santistas deixaram a apatia para trás e mostraram vontade durante o primeiro tempo.

Contudo, o tricolor carioca foi perigoso nos contragolpes. Os cariocas criaram pelo menos duas chances claras em contragolpes durante o primeiro tempo. Ainda assim, os santistas tiveram maior posse de bola no primeiro tempo.

O time santista abriu o marcador ainda no primeiro tempo. Após o gol, o time santista soube se defender e a garantir a vantagem no intervalo.

O segundo tempo foi bastante equilibrado. O time carioca tentou jogar pelos lados, enquanto os santistas tentaram os contragolpes. O jogo foi bastante parelho durante o segundo tempo, com os time se alternando na posse da bola. 

Os santistas acabaram fazendo o segundo gol. O jogo continuou equilibrado. Contudo, os santistas seguraram a vitória, enquanto os cariocas pouco ameaçaram até o final da partida.

Atlético Paranaense goleia Flamengo e vai as finais da Copa do Brasil.

 O Atlético Paranaense goleou o Flamengo por 3 a0 , agora a noite, no estádio Mário Filho, no Rio de Janeiro, pela partida de volta das semifinais da Copa do Brasil. O Atlético vai enfrentar o Atlético Mineiro nas finais da Copa do Brasil.

O time flamenguista tentou se valer dos seus talentos individuais .Contudo, o time rubro negro não foi bel coletivamente. O time rubro negro não tocou bem a bola e tentou jogar no abafa. Os flamenguistas foram presa facil para a marcação atleticana  e lavaram três gols cm contragolpes. O time rubro negro somente melhorou quando já perdia por 2 a 0, mas não concluiu com precisão.

O time atleticano se fechou com duas linhas de cinco jogadores. Com duas linhas compactas, os atleticanos anularam o ataque rubro negro e ainda fizeram três gols em contragolpes. Os atleticanos se posicionaram bem em campo e souberam fazer três gols em contragolpes. Os atleticanos aproveitaram a fragilidade da defesa rubro negra e definiram o jogo em cima disso. 


terça-feira, 26 de outubro de 2021

Palmeiras vence Sport e assume vice liderança no Campeonato Brasileiro.

 O Palmeiras venceu o Sport por 2 a 1, ontem a noite, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória leva o Palmeiras a segunda colocação no campeonato nacional com 49 pontos. O Sport, por sua vez, permanece com 27 pontos, na décima oitava colocação. 

O time pernambucano abriu o marcador logo aos 03 minutos do primeiro tempo. O time pernambucano se recolheu e os palmeirenses tentaram pressionar ainda no primeiro tempo.

O time palmeirense teve maior posse de bola e teve algumas chances para empatar o jogo. O time pernambucano resistiu o quanto pode e lutava para manter a vantagem no placar. Os palmeirense tiveram o domínio no primeiro tempo, mas o time pernambucano terminou em vantagem.

O time palmeirense acertou melhor os passes no segundo tempo. Logo aos 07 minutos, os palmeirenses chegaram ao gol de empate. O time palmeirense seguia pressionando e os pernambucanos se seguravam o quanto podiam.

O time palmeirense chegou ao gol da virada e diminuiu o ritmo. Ainda assim, manteve o domínio do jogo. O time pernambucano esbarrou nas suas limitações técnicas e não criou chances para tentar o gol de empate.

E os palmeirenses tiveram tranquilidade até o apito final. 


A violencia no estádios no Brasil e a necessária racionalidade.

 Clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais e coletivos. Os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam durante as competições e participam de campeonatos com grande publicidade.

Os clubes esportivos possuem suas fontes de receita, tais como bilheterias dos seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio, vendas de roupas oficiais, produtos licenciados do clube, mensalidades e contribuições de sócios (as) torcedores (as), que frequentam as instalações e dependências do clube.

Torcedor (a) é aquele (a) que acompanha o clube para qual torce. A intensidade desse acompanhamento varia da característica individual de cada pessoa. Mas esse acompanhamento tem um patamar mínimo, que é saber quando seu time joga e saber o nome do técnico de alguns jogadores.

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Isso segundo as informações do site oficial do Ministério Público do Paraná sobre pessoas com deficiência.

A racionalidade é a característica do que é racional. A racionalidade é um conceito que se baseia na razão se encontrando com o conceito com a objetividade necessária para a analise dos fatos referentes ao cotidiano.

Eu acompanho futebol desde criança, ainda em meados da década de 1980. Desde que eu acompanho futebol, eu sempre vi a imprensa esportiva noticiando seguidamente a violência nos estádios brasileiros.

Como eu já havia abordado em outras postagens, eu sou torcedor do São Paulo. Sou um torcedor como qualquer outro. Eu acompanho os jogos sempre que eu posso, e tenho muito sentimento pelo meu clube de coração.

Sim leitor (a). Nunca houve uma vontade politica das nossos governantes em fazer algo relevante para violência nos estádios de futebol. A Inglaterra conviveu com a violência no estádios de futebol durante um bom tempo. Contudo, o problema foi solucionado pela vontade politica dos governantes locais.

Sendo torcedor do São Paulo, comprei uma revista que conta a história do clube e uma camisa licenciada na loja oficial do clube. Na minha folga do trabalho, também visitei o estádio Cícero Pompeu de Toledo e o memorial do São Paulo. Isso mostra o quanto eu sou um torcedor como outro qualquer.

Mas, entretanto, não frequento estádios de futebol. Sou uma pessoa com deficiência. E sendo uma pessoa com deficiência. Sei que eu tenho que me preservar.

Sendo uma pessoa com deficiência, eu tenho que me preservar em relação a violência nos estádios de futebol no Brasil. Veja bem leitor (a). Quero deixar claro que não quero fazer nenhuma critica a quem frequenta estádios de futebol.

Meu conceito de racionalidade aumento muito após concluir minha habilitação em Jornalismo no curso de Comunicação Social, em Dezembro de 2016.

Meu conceito de racionalidade me diz que não vela apena ir a jogos de futebol. Não frequento estádios, enquanto os nossos governantes não tiverem vontade politica para fazer algo sobre a violência nos campos de futebol.

A Inglaterra deu o exemplo de como lidar com o problema. Resta aos nossos governantes, ter a mínima vontade política de lidar com a questão. Ainda assim. Vou continuar a ser um torcedor. Assim como você leitor (a).

Confira aos 100 maiores clubes do mundo, no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial20.html

Confira os 382 maiores campeões do Brasil, no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial21.html

Imagem : Site Medium. 







A necessária racionalidade dos torcedores brasileiros.

 Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou um clube empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais e amadoras de atletas, que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos. Os clubes esportivos possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições, e participam de campeonatos que lhes rendem grande publicidade.

Os clubes possuem suas próprias fontes de receitas, como as bilheterias dos seus jogos, demais eventos esportivos, acordos com empresas, que inclui formas de patrocínio, como publicidade e propaganda, vendas de roupas oficiais e produtos licenciados do clube. Outra fonte de receita dos clubes é a mensalidade dos sócios torcedores, que frequentam o clube e utilizam suas instalações.

Torcedor (as) é aquele (as) que acompanha o clube para qual torce. A intensidade do acompanhamento varia das características individuais de cada um. Contudo, esse acompanhamento tem um patamar mínimo, que é acompanhar a tabela de classificação dos campeonatos, saber quando seu time joga, saber o nome do técnico e de alguns jogadores.

A emoção está associado a algo que mexe com os sentimentos das pessoas. A emoção está associado a algo intimo e profundo, que mexe com os nossos sentimentos e nos provocam uma sensação de prazer e bem estar. A emoção mexe com os nossos sentimentos, provocando sensações agradáveis e desagradáveis.

Caro (a) leitor (a). A racionalidade é um conceito que se baseia no conhecimento, na lógica e na razão. A racionalidade é um conceito que se encontra em conformidade com o conhecimento lógico, em conformidade com os fatos, e em uma analise fora das preferencias e orientações pessoais.

Caro (a) leitor (a). Eu acompanho futebol desde criança, ainda em meados da década de 1980. Sim leitor (a). Eu também tenho as mesmas emoções de qualquer torcedor (a).

Sim leitor (a). Sou torcedor do São Paulo desde que me entendo por gente. Como qualquer torcedor (a) , eu tenho um sentimento profundo pelo São Paulo, o meu clube do coração.

Contudo leitor (a). Sendo habilitado em Jornalismo, pelo curso de Comunicação Social, eu aprendi a me guiar pela racionalidade dos fatos, fora dos meus sentimentos e paixões pessoais.

No Campeonato Brasileiro de 2021, foi instituído um novo regulamento. Sim leitor (a). Segundo o regulamento instituído no Campeonato Brasileiro de 2021, algo diferente das temporadas anteriores no futebol brasileiro, cada clube somente poderá trocar de técnico duas vezes ao longo do campeonato nacional.

Sim leitor (a). Me guiando pela minha habilitação em Jornalismo, pelo curso de Comunicação Social, sou favorável ao regulamento no Campeonato Brasileiro em 2021. Sim leitor (a). Está na hora dos (das) torcedores (as) brasileiros (as) aprenderem a analisar o futebol de maneira menos emotiva e mais racional.

Na imensa maioria dos casos, os treinadores são utilizados como boi de piranha para esconder as más gestões dos dirigentes nos clubes brasileiros. Fora raras exceções, a maioria dos clubes brasileiros, tem elencos extremamente limitados, além de baixíssimos orçamentos, devido a altos endividamentos.

Sim leitor (a). Tenho as mesmos sentimentos que qualquer outro (outra) torcedor (a). Como qualquer torcedor (a), eu também tenho um sentimento profundo pelo São Paulo, o meu clube de coração.

Mas, entretanto leitor (a), conforme você já leu em outras postagens, sou extremamente racional para analisar o alto endividamento do São Paulo e um elenco extremamente limitado.

As trocas de treinadores nos clubes brasileiros, devem sim ser regulamentadas pelo regulamento nos respectivos campeonatos. Está mais do que hora dos clubes brasileiros terem uma gestão mais séria.

Clubes que se destacam na conquista de troféus, são justamente os clubes que tem suas finanças mais equilibradas, e consequentemente, um maior poder orçamentário. O equilíbrio financeiro, faz com que um clube consiga contratar os melhores jogadores, e  consequentemente, se destacar na conquista de troféus.

E na maioria dos clubes brasileiros, os treinadores sofrem com as altíssimas limitações técnicas dos seus respectivos elencos. E convenhamos leitor (a). Fica muito difícil um técnico fazer milagre sem um elenco qualificado. E os clubes com as finanças mais equilibradas, são justamente os que conseguem ter os melhores elencos.

Está na hora de separar a emoção da razão nos clubes brasileiros. E sendo assim. A troca de treinadores pelos clubes, deve sim, ser regulamentada no Brasil.

Agora leitor (a). Confira no link á seguir, no site campeões do futebol, a histórias e as conquistas dos clubes brasileiros. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Sports Value. 



domingo, 24 de outubro de 2021

Bragantino vence São Paulo com segue em quinto lugar no Campeonato.

 O Red Bull Bragantino venceu o São Paulo por 1 a 0, agora a noite, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado leva o Red Bull Bragantino a 46 pontos no campeonato, na quinta colocação. O São Paulo, com 34 pontos, não teria vaga sequer na Copa Sul Americana.

O jogo foi bastante disputado no primeiro tempo. Os dois time tiveram pelo menos duas três chances claras de gol durante o primeiro tempo. Os times jogaram com as linhas adiantadas e fizeram um jogo bastante ofensivo durante o primeiro tempo. Cabe ressaltar, que o centroavante Pablo, perdeu um gol feito no primeiro tempo.

O time de Bragança começou melhor no segundo tempo. O Red Bull Bragantino teve um gol anulado logo no começo do segundo tempo. Contudo, o Red Bull Bragantino abriu o placar aos 11 minutos.

O time de Braganca se fechou e o time são paulino já não teve mais eficiência no campo de ataque. Mesmo com modificações do seu técnico, o time são paulino não superou a boa marcação do time de Bragança e amargou mais uma derrota.


Corinthians fica no empate com Internacional.

 Internacional e Corinthians empataram em 2 a 2, agora a tarde, no estádio Beira Rio, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro. O empate mantem ambos empatados na classificação do campeonato nacional, agora com 41 pontos.

O Internacional dominou o primeiro tempo. Mesmo sem uma marcação adiantada, o time gaúcho marcou os principais jogadores corintianos e saiu rápido nos contragolpes.

Os colorados tiveram as melhores chances de gol no primeiro tempo e dominaram as ações ofensivas, mesmo sem exercer uma marcação alta. Os colorados brigaram por todas as bolas e terminaram o primeiro tempo vencendo por 1 a 0.

Os corintianos voltaram melhor e dominaram o segundo tempo. O time corintiano corrigiu sua marcação e seus jogadores mais técnicos começaram a aparecer em campo.

O time corintiano soube anular o ataque colorado e virou o placar no segundo tempo. O time corintiano tinha o total controle do jogo durante todo o segundo tempo. Entretanto, sofreu o gol de empate já nos acréscimos. 

Marx Verstappen vence Grande Premio dos Estados Unidos.

 O holandês Marx Verstappen venceu agora pouco, o Grande Premio dos Estados Unidos de Formula 1. A vitória leva Verstappen a 287, 5 pontos no campeonato contra 275,2 pontos de Hamilton.

Lewis Hamilton chegou em segundo e o mexicano Sergio Perez fechou o pódio em terceiro. Na largada, houve disputa entre Verstappen e Hamilton, contudo, Hamilton superou Verstappen e assumiu o primeiro lugar.

Contudo, Verstappen conseguiu ultrapassar Hamilton na volta 14. Verstappen parou nos boxes na volta 11 e Hamilton na volta 14.

Verstappen liderava a corrida até parar na volta 31, quando Hamilton retomou a liderança da corrida. Hamilton liderou até parar nos boxes na volta 37.  Verstappen reassumiu a liderança da corrida.

Contudo, o holandês teve que suportar a forte pressão de Hamilton durante todo o restante da corrida. Entretanto, Verstappen não errou sob pressão e venceu a corrida.


O favoritismo europeu na Copa do Mundo de 2022.

 As eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, estão a todo o vapor. Estive afastado do trabalho durante 01 anos 07 meses em função da pandemia da Covid 19.

Durante a longa quarentena, o futebol foi meio principal meio de entretenimento. Na TV a cabo e na TV aberta, pude assistir os jogos das eliminatórias sul americanas e europeias para a Copa do Mundo de 2022.

Posso estar errado leitor (a), mas pude tirar algumas conclusões, que me permitem apontar o favoritismo europeu para a Copa do Mundo de 2022.

Desde o pentacampeonato mundial da seleção brasileira em 2002, a escola europeia do futebol total tem sido implementada no futebol mundial. Sim leitor (a). Desde o pentacampeonato mundial da seleção brasileira em 2002, o futebol europeu trouxe o foco total em uma marcação alta durante os 90 minutos de uma partida.

Sim leitor (a). O futebol europeu trouxe a marcação alta durante os 90 minutos e um posicionamento tático com foco na retomada rápida da posse de bola no campo de ataque.

Houve diferenças entre o futebol europeu e o futebol sul americano, pelos jogos das eliminatórias que eu acompanhei. Nas eliminatórias sul americanas, as seleções, de uma maneira geral, tentam jogar com toque de bola refinado, e são pouco adeptas do foco total durante uma partida e tão pouco as seleções sul americanas são adeptas da marcação alta durante os 90 minutos de jogo.

A diferença entre as seleções europeias e as seleções sul americanas é bastante significativa. Nas eliminatórias europeias, eu vi as seleções mantendo a marcação alta durante os 90 minutos, visando recuperar a posse de bola ainda no campo de ataque.

O posicionamento das seleções europeias impede que o adversário tenha campo para trabalhar a bola e sair jogando do campo de defesa. Os jogos que eu vi das seleções europeias, eram times que adiantavam suas linhas, visando impedir que o adversário tivesse campo para sair jogando.

O futebol de alta intensidade das seleções europeias, me deram a impressão de ser um futebol mais qualificado que o das seleções sul americanas.

É claro que muita coisa pode mudar até a Copa do Mundo em 2022. Sim leitor (a). Posso estar errado. Mas pelos jogos que eu acompanhei das seleções sul americanas e europeias. Eu vejo as seleções europeias sendo favoritas a mais um título mundial.

O futebol atual pede uma marcação alta durante os 90 minutos. O futebol atual pede um jogo de alta velocidade durante todos os 90 minutos de uma partida. E é nesse sentido, que eu não vejo as seleções sul americanas no mesmo nível das seleções europeias.

As seleções sul americanas, de uma maneira geral, ainda apresentam dificuldades em manter uma intensidade de jogo durante os 90 minutos de uma partida.

Sim leitor (a). Dou a você o direito de não concordar com este jornalista. Não tenho estudos científicos em matéria de futebol. Minha única formação acadêmica, é apenas a habilitação em Jornalismo, no curso de Comunicação Social.

Contudo, não vejo as seleções sul americanas no mesmo nível das seleções europeias. O futebol europeu me parece favorito á conquista de mais uma Copa do Mundo.

Agora leitor (a), confira a histórias das Copas do Mundo no site campeões do futebol. https://www.campeoesdofutebol.com.br/copa_mundo_historia.html

Imagem : Site Oficial da CONMEBOL.












Santos perde para o America Mineiro e pode entrar na zona de rebaixamento.

 O Santos perdeu por 2 a 0 para o América Mineiro, ontem a tarde, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado deixa o Santos em risco de terminar a rodada na zona de rebaixamento.

O América chegou a 35 pontos no campeonato nacional e ganha folego na luta contra o rebaixamento. O Santos, por sua vez, fica estacionado nos 29 pontos na classificação, e somente não entrara na zona do rebaixamento se o Bahia perder para a Chapecoense e se o Grêmio não ganhar do Atlético Goianiense e se o Sport não vencer o Palmeiras.

O time mineiro foi superior no primeiro tempo. Os mineiros adiantaram suas linhas e não deixaram o time santista sair jogando durante o primeiro tempo. O goleiro João Paulo fez ótimas defesas e ia impedindo que o time mineiro abrisse a contagem no primeiro tempo.

O time santista chegou pouco ao ataque durante o primeiro tempo. O time mineiro abriu o placar no final do primeiro tempo e ainda ficou com um jogador a mais em campo.

O time mineiro fez o segundo gol logo no começo do segundo tempo. Com um jogador a menos, o time santista ficou refém dos mineiros durante todo o segundo tempo.

O time santista esbarrou nas suas limitações técnicas. O técnico Fabio Carille terá um arduo trabalho para salvar o clube praiano do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.


sábado, 23 de outubro de 2021

Os clubes esportivos e a realidade cultural no Brasil.

 O Brasil é oficialmente a Republica Federativa do Brasil é o maior país da América do Sul e da região da América Latina sendo o quinto maior país no mundo em área territorial (equivalente a 47,3% do território sul-americano), com 8 510 345,538 km².

O Brasil é um pais continental com 213 milhões de habitantes. A Constituição Federal, concebida em 1988, concebe ao Brasil uma Republica Federativa Presidencialista, formada pela união dos 26 estados, do Distrito Federal e dos 5.570 municípios.

Uma Republica Federativa é um Estado que estruturalmente é simultaneamente uma federação e uma republica. Uma Republica Federativa é um estado composto por determinado número de regiões com governo próprio (chamados de estados) e unidos sob um governo federal.

Em uma Republica Federativa. ao contrário do que acontece em ume estado unitário, o direito da auto governo de cada estado da federação está garantido em prerrogativas constitucionais e as decisões dos estados e municípios não podem ser revogadas por uma decisão unilateral do governo federal.

Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou um clube empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais e amadoras de atletas, que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos. Os clubes esportivos possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições, e participam de campeonatos que lhes rendem grande publicidade.

Os clubes possuem suas próprias fontes de receitas, como as bilheterias dos seus jogos, demais eventos esportivos, acordos com empresas, que inclui formas de patrocínio, como publicidade e propaganda, vendas de roupas oficiais e produtos licenciados do clube. Outra fonte de receita dos clubes é a mensalidade dos sócios torcedores, que frequentam o clube e utilizam suas instalações.

Torcedor (as) é aquele (as) que acompanha o clube para qual torce. A intensidade do acompanhamento varia das características individuais de cada um. Contudo, esse acompanhamento tem um patamar mínimo, que é acompanhar a tabela de classificação dos campeonatos, saber quando seu time joga, saber o nome do técnico e de alguns jogadores.

A FIFA possui um site que contem diversas informações sobre futebol em todo o planeta. O site da FIFA informa sobre clubes registrados, atletas profissionais e calendário de campeonatos.

Bom leitor (a). Segundo os dados da plataforma da FIFA, temos 656 clubes de futebol profissional no Brasil. Bom leitor (a). Em relação ao número de clubes de futebol profissional no Brasil, eu vejo muitos dos meus colegas jornalistas na cronica esportiva, que defendem a redução do número de clubes profissionais no Brasil.

Veja bem leitor (a). Vou ser bem honesto. Ao contrário da imensa maioria dos meus colegas jornalistas da imprensa esportiva, eu não tenho qualquer formação em história do futebol ou em gestão esportiva.

Minha única formação acadêmica, é uma habilitação em Jornalismo no curso de Comunicação Social. Portanto, os meus colegas da imprensa esportiva, certamente tem um nível de experiência e um conhecimento esportivo bem maior do que o meu.

Mas, entretanto, eu acompanho os noticiários desde criança, ainda em meados da década de 1980. Caro (a) leitor (a). Me parece inviável comparar a cultura do Brasil em relação á outros países que tem um menor número de clubes profissionais de futebol.

Ao contrário dos demais países de grande tradição futebolística, o Brasil é um pais continental, com 213 milhões de habitantes. A Republica Federativa do Brasil é formada pela união dos 26 estados, do Distrito Federal e dos 5. 570 municípios.

Cada um dos 26 estados e o Distrito Federal no Brasil, tem seus próprios costumes, sua própria linguagem e sua própria cultura. Sim leitor (a). Em pais continental com 26 estados e o Distrito Federal, cada um dos estados da Republica Federativa do Brasil, são como se fosses países independentes, com seus próprios costumes, sua própria cultura e sua própria linguagem.

Sim leitor (a). Em pais como o Brasil, com 213 milhões de habitantes, que residem em 26 estados, com culturas, linguagens e culturas totalmente distintos entre eles, os clubes profissionais de futebol no Brasil, também representa os costumes, a cultura, a linguagem e as tradições totalmente distintas dos (das) moradores (as) de cada um dos 26 estados e do Distrito Federal no Brasil.

Sim leitor (a). Com a aceleração das mudanças econômicas no futebol, que foram aceleradas com a lei Bosmann na década de 1990, a maior quantia em dinheiro no patrocínio da TV, o aumento nas receitas das negociações de jogadores nos grandes clubes brasileiros, é certo que aumentou o abismo que separa os grandes clubes dos pequenos no Brasil.

Mas, entretanto leitor (a), não me parece tão simples decretarmos a redução dos número de clubes profissionais de futebol no Brasil.

Ao contrário dos demais países com grande tradição no futebol, o Brasil é um pais com 213 milhões de habitantes. Ao contrário dos demais países com grande tradição no futebol, o Brasil é uma Republica Federativa, composta por 26 estados e um Distrito Federal.

A Republica Federativa do Brasil, é composta por 26 estados e um Distrito Federal, que equivalem a paises diferentes dentro da República Federativa do Brasil.

Sim leitor (a). A Republica Federativa do Brasil, tem 26 estados em um Distrito Federal, com tradições, linguagens, culturas e costumes completamente diferentes entre seus (suas) respectivos (as) moradores (as). Ou seja leitor (a). Os 656 clube profissionais de futebol no Brasil, representam as diferenças enormes de linguagens, costumes, culturas e tradições completamente diferentes entre os (as) habitantes dos 26 estados e dos Distritos Federais que nós temos no nosso Brasil.

Talvez os críticos tenham razão em pregar a redução do números de clubes de futebol profissional no Brasil. Contudo leitor (a). Isso não me parece tão simples em uma Republica Federativa com 213 milhões de habitantes.

Essa discussão é muito complexa. Principalmente em um Brasil em que cada um dos 26 estados e o Distrito Federal, são equivalentes a países com costumes, linguagens, culturas e costumes completamente distintos entre os seus (suas) respectivos (as moradores (as).  Os 656 clubes de futebol profissional representam a diversidade cultural em um pais como o Brasil.

Agora leitor (a), na reportagem do site campeões do futebol, você confere a história e as conquistas dos clubes brasileiros. Os clubes estão em ordem alfabéticas. Clique e procure seu clube. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Elo 7


 

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Palmeiras vence Ceará e quebra um tabu que durava 24 anos.

 O Palmeiras venceu o Ceará por 2 a 1, ontem a noite, no estádio Castelão, em Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória leva os palmeirenses a quebrar um tabu que durava 24 anos. O Palmeiras não derrotava o Ceará na capital cearense desde 1997.

A vitória leva o Palmeiras a 46 pontos no campeonato nacional, na terceira posição na tabela de classificação. O Ceará, por sua vez, estaciona nos 31 pontos no campeonato nacional.

O jogo foi bastante disputado no primeiro tempo. Os dois times buscavam o ataque e se alternaram em chances de gol durante os primeiros 45 minutos de jogo. 

Há de se destacar a atuação do goleiro Weverton, que fez defesas difíceis no primeiro tempo. No final do primeiro tempo, o time palmeirense abriu o marcador.

O segundo tempo foi igualmente disputado. Os times procuravam intensamente o campo ofensivo. O time palmeirense ampliou o placar aos 26 minutos do segundo tempo.

Com 2 a 0 no placar, brilhou a estrela do goleiro Weverton. O goleiro palmeirense fez pelo menos três ótimas defesas após o segundo gol palmeirense. O Ceará ainda diminuiu o placar aos 43 minutos do segundo tempo.

Contudo, o time palmeirense garantiu três pontos importantes na tabela de classificação do campeonato nacional. 

Atlético Mineiro goleia Fortaleza e se aproxima das finais da Copa do Brasil.

 O Atlético Mineiro goleou o Fortaleza por 4 a 0, ontem a noite, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela partida de ida das  semifinais da Copa do Brasil.  

A goleada permite que os atleticanos garantam a vaga nas finais da Copa do Brasil perdendo por até três gols de diferença, na partida de volta em Fortaleza. Os atleticanos também atingiram a marca de 40 vitórias na temporada de 2021.

O time cearense até tentou ser mais agressivo no começo do primeiro tempo. Contudo, os atleticanos rapidamente dominaram as ações ofensivas no primeiro tempo.

O time atleticano foi amplamente superior e chegou ao placar de 3 a 0 ainda no primeiro tempo.

O time atleticano fez o quatro gol logo a 1 minuto do segundo tempo. Em ampla superioridade em campo, os atleticanos tiveram chances de fazer um placar ainda maior, principalmente nos primeiros vinte minutos do segundo tempo.

Entretanto, com 4 a 0 no placar, o time atleticano diminuiu o ritmo á partir dos 20 minutos do segundo tempo. Os atleticanos passaram a valorizar a posse da bola, dando um passe enorme rumo as finais da Copa do Brasil.


Flamengo empata com Atlético Paranaense e deixa semifinal em aberto.

 Em uma partida muito disputada, Atlético Paranaense e Flamengo empataram em 2 a 2, ontem a noite, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela partida de ida das semifinais da Copa do Brasil.

Os atleticanos tentaram uma marcação alta no primeiro tempo. Contudo, mesmo com maior posse da bola, o time atleticano foi pouco efetivo na criação de jogadas na maior parte do primeiro tempo.

O time flamenguista se posicionou com duas linhas de cinco jogadores e dificultou o ataque atleticano no primeiro tempo. O time rubro negro ainda abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo.

O time atleticano chegou ao empate logo aos 2 minutos do segundo tempo. Após o o gol, os atleticanos melhoraram no segundo tempo. O jogo passou a ficar mais disputado. Os atleticanos tinham mais presença ofensiva e os rubro negros levavam perigo nos contragolpes.

O time atleticano chegou a virada aos 25 minutos do segundo tempo. O time atleticano tinha o controle do jogo e administrava a vantagem. Contudo, em um pênalti infantil da defesa atleticana, os rubro negros chegaram ao empate, já nos acréscimos.


terça-feira, 19 de outubro de 2021

Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol.

 Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol é uma organização reconhecida pela FIFA que é responsável por administrar e divulgar todos os recordes do futebol, bem como suas estatísticas.

A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol foi fundada em 27 de Marços de 1984 pelo alemão doutor Alfredo Poge em Leipizig, na Alemanha. Sua sede foi em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos, mas foi mudada para Alemanha.

A Federação Internacional de História e Estatísticas do futebol chegou a divulgar os melhores campeonatos nacionais do planeta entre 2011 e 2020. Confira o ranking da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol.

01 ) Campeonato Espanhol 11.988 pontos.

02) Campeonato Inglês.       10.498 pontos

03 ) Campeonato Brasileiro  9851 pontos.

04 ) Campeonato Italiano     9.787,5 pontos.

05) Campeonato Alemão     9.118 pontos.

06) Campeonato Argentino  8.639 pontos.

07) Campeonato Frances     8.594 pontos.

08)Campeonato Colombiano 7.672 pontos.

09)Campeonato Português    7.217 pontos.

10)Campeonato Paraguaio.   6.922,5 pontos. 

Confira agora no link á seguir, no site campeões do futebol, os campeões nacionais. https://www.campeoesdofutebol.com.br/nacionais.html

Fonte : site oficial da entidade.

 



 


Imagem : Site OneFoottball

Maiores clubes do século 20.

 A FIFA divulgou em 11 de Dezembro de 2000, uma lista na qual constava os maiores clubes de futebol do século 20. A pesquisa foi feita exclusivamente pelos leitores da revista bimestral da FIFA em dezembro de 2000.

Confira a lista da FIFA sobre os maiores clubes de futebol do século 20.

01) Real Madrid                Espanha             42,35%  83 votos.

02) Manchester United   Inglaterra            9,69% 19 votos.

03) Bayern de Munique   Alemanha            9,18% 18 votos.

04 Futebol Clube  Barcelona.   Espanha      5,61 % 11 votos.

05 Ajax Football Club            Holanda           5,10 %  10 votos.

06) Santos Futebol Clube .    Brasil               5,10%  10 votos.

07 Juventus Football Club      Itália                2,55%  5 votos.

08) Club Atlético Penarol      Uruguai            2,04%  4 votos.

09 ) Clube de Regatas Flamengo Brasil         1,53% 3 votos.

10 )Associazionale Calcio Milan     Italia          1,53%  3 votos.

11) Club Atlético River Plate Argentina        1,53 % 3 votos.

12) Arsenal Football Club Inglaterra             1,02%  2 votos

13) Sport Lisboa e Benfica Portugal              1,02%  2 votos.

14) Club Atlético Boca Juniors Argentina     1,02 % 2 votos.

15) Botafogo de Futebol e Regatas Brasil     1,02%  2 votos.

16) Club Atlético Independiente Argentina  1,02% 2 votos.

17) Football Club Internazionale Itália           1,02% 2 votos.

18 ) Liverpool Football Club   Inglaterra         1,02% 2 votos.

19) Outros demais clubes                                 6,63% 13 votos.

Agora leitor (a), no site campeões do futebol, você confere as histórias e conquistas dos principais clubes do mundo no link á seguir. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes_int.html

Imagem: FOX Sports Brasil.

Fonte : Site Oficial da FIFA.






As 18 maiores torcidas do Brasil.

 A reportagem do site maiores e melhores traz uma reportagem sobre as 18 maiores torcidas do Brasil. O site maiores e melhores listou as 18 maiores torcidas do Brasil em 2021 com base com base na ultima pesquisa feita pelo Datafolha (2019). O site maiores e melhores utilizou como critérios de desempate o número de seguidores nas redes sociais em 2021 e a média de público nas partidas como mandante na temporada em 2019 (pré - pandemia).

Confira abaixo o levantamento do site maiores e melhores sobre as 18 maiores torcidas do Brasil em 2021.

1. Flamengo – 42 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 39,1 milhões


Twitter: 7,5 milhões

Facebook: 12,8 milhões

Instagram: 10,1 milhões

YouTube: 6,1 milhões

TikTok: 2,6 milhões

Média de público nos estádios (2019): 52.537

Taxa de ocupação do estádio: 80%


Não é de hoje que o Flamengo é reconhecidamente o time que tem a maior torcida do Brasil. Um em cada cinco brasileiros diz torcer para o rubro-negro da Gávea. Em alguns momentos da história recente (como em 2012), o Corinthians chegou a ameaçar a liderança flamenguista. Mas pesquisas mais recentes vieram confirmar aquilo de que já suspeitávamos: o Mengão é mesmo o time mais popular do Brasil. Sua liderança nas redes sociais é mais um dado que comprova isso.

2. Corinthians – 29,4 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 25,3 milhões


Twitter: 6,3 milhões

Facebook: 11 milhões

Instagram: 5,5 milhões

YouTube: 1,5 milhão

TikTok: 1 milhão

Média de público (2019): 33.143

Taxa de ocupação do estádio: 69%


Em 2012, ano em que o Coringão chegou ao topo do mundo, o Datafolha declarou empate técnico entre Corinthians e Flamengo, cada um com 16% da preferência nacional. De lá para cá, no entanto, a vantagem entre os dois só aumentou. Interessante notar que a torcida do Corinthians é a maior do Sudeste (18%) e a terceira maior do Sul (11%), atrás apenas dos gaúchos Inter e Grêmio. Mas o que faz a diferença é a liderança esmagadora do rubro-negro nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

3. São Paulo – 16,8 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 16,6 milhões


Twitter: 4,5 milhões

Facebook: 6,7 milhões

Instagram: 3,4 milhões

YouTube: 1,4 milhão

TikTok: 615.600

Média de público (2019): 27.424

Taxa de ocupação do estádio: 45%


Em 2008, o Datafolha fez uma pesquisa com crianças entre 4 e 12 anos. O resultado foi surpreendente: o São Paulo, não o Corinthians, ocupava a 2ª posição. Naquela época, muita gente se perguntou se o São Paulo se tornaria o 2º time mais popular do Brasil. Mas não foi isso que aconteceu. Desde então, o tricolor do Morumbi firmou-se na 3ª colocação, mas ainda falta muito para ultrapassar o rival. Destaque para a grande presença de são-paulinos nas regiões Centro-Oeste (8%) e Nordeste (6%).

4. Palmeiras – 12,6 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 13,3 milhões


Twitter: 3,3 milhões

Facebook: 4,6 milhões

Instagram: 3 milhões

YouTube: 1,6 milhão

TikTok: 954.700

Média de público (2019): 28.774

Taxa de ocupação do estádio: 68%


Brigando com o São Paulo há anos pela 3ª posição no ranking, o Verdão aparece na 4ª colocação, mas com boa vantagem sobre Grêmio, Vasco e Cruzeiro. Tal como os três primeiros colocados, o Palmeiras tem uma torcida nacional, com bom número de adeptos no Nordeste (5%), Centro-Oeste (6%) e Norte (6%). Já no Sudeste, o Verdão fica atrás do Cruzeiro no ranking da região.

5. Grêmio – 8,4 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 9,1 milhões


Twitter: 2,9 milhões

Facebook: 3,3 milhões

Instagram: 2 milhões

YouTube: 754 mil

TikTok: 185.800

Média de público (2019): 21.557

Taxa de ocupação do estádio: 39%


Empatado tecnicamente com Vasco e Cruzeiro, o Grêmio leva alguma vantagem nas redes sociais, por isso aparece na 5ª colocação. A força do tricolor gaúcho está concentrada na região Sul do país, onde lidera com folga (tem 23% das preferências) em relação ao segundo colocado, seu arquirrival Inter (17%). Um dado interessante sobre a torcida gremista é que ela aparece na 8ª posição em ranking das melhores torcidas do mundo desenvolvido pelo jornal espanhol Marca.

6. Vasco – 8,4 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 8 milhões


Twitter: 2,4 milhões

Facebook: 3 milhões

Instagram: 1,4 milhão

YouTube: 972 mil

TikTok: 220.900

Média de público (2019): 18.154

Taxa de ocupação do estádio: 49%


Desde 1993, a torcida cruz-maltina vem oscilando entre 4 e 7% da preferência nacional. No início dos anos 2000, chegou a empatar tecnicamente com Palmeiras e São Paulo, mas de lá para cá houve ligeira queda dos vascaínos e ascensão dos adversários. Um ponto positivo do Vascão em termos de torcida é o seu programa de sócio-torcedores. São cerca de 175 mil sócios, contra 99 mil do rival do Flamengo.

7. Cruzeiro – 8,4 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 7,5 milhões


Twitter: 2,2 milhões

Facebook: 3 milhões

Instagram: 1,5 milhão

YouTube: 413 mil

TikTok: 336.800

Média de público (2019): 24.217

Taxa de ocupação do estádio: 40%


Quem tem mais torcida: Cruzeiro ou Atlético? Segundo o Datafolha, a Raposa ainda leva alguma vantagem, apesar da péssima temporada vivida pelo time mineiro em 2019. Os atleticanos vão dizer que a diferença entre as duas equipes está dentro da margem de erro (que é de 2%). E têm razão. Quando olhamos para o número de seguidores nas redes sociais, vemos que os dois principais clubes mineiros correm lado a lado para ver qual é o mais popular do seu estado.

8. Santos – 6,3 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 9,3 milhões


Twitter: 2,9 milhões

Facebook: 3,6 milhões

Instagram: 1,5 milhão

YouTube: 1 milhão

TikTok: 231.900

Média de público (2019): 11.900

Taxa de ocupação do estádio: 49%


O Peixe da Vila Belmiro é um verdadeiro fenômeno nas redes sociais, chegando a ficar à frente de clubes como Cruzeiro, Vasco e Grêmio quando analisamos o nível de engajamento dos torcedores no Twitter e no Facebook. Mas como torcida não se mede apenas em curtidas, o Santos ocupa a 8ª colocação, com o mesmo número de torcedores do Inter de Porto Alegre.

9. Internacional – 6,3 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 6,3 milhões


Twitter: 1,7 milhão

Facebook: 2,6 milhões

Instagram: 1,4 milhão

YouTube: 294 mil

TikTok: 240.700

Média de público (2019): 24.179

Taxa de ocupação do estádio: 47%


Inter e Santos estão praticamente empatados na 8ª posição. Utilizamos como critério de desempate o engajamento nas redes sociais – quesito no qual o alvinegro da Vila está nadando de braçada. Os colorados vão dizer que o Inter leva mais gente ao estádio. É verdade. Mas quando olhamos para a taxa de ocupação do estádio (não nos esqueçamos de que o Beira-Rio é bem maior que a Vila Belmiro), vemos que a coisa é bem parelha.

10. Atlético-MG – 4,2 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 7,7 milhões


Twitter: 2,2 milhões

Facebook: 3,2 milhões

Instagram: 1,7 milhão

YouTube: 431 mil

TikTok: 203.200

Média de público (2019): 19.045

Taxa de ocupação do estádio: 56%


Apesar de ter “apenas” 2% da preferência nacional, o Galo se encontra tecnicamente empatado com Vasco, Cruzeiro, Grêmio, Inter e Santos (4% cada um), já que a margem de erro é de 2 pontos percentuais. O nível de engajamento nas redes sociais confirma o acirramento da disputa. Uma pesquisa feita pelo Ibope em 2017 confirma a 10ª colocação do Galo, apontando que o clube mineiro tem 3% das preferências dos brasileiros.

11. Fluminense – 2,1 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 4,2 milhões


Twitter: 1,3 milhão

Facebook: 1,4 milhão

Instagram: 696 mil

YouTube: 631 mil

TikTok: 106 mil

Média de público (2019): 18.210

Taxa de ocupação do estádio: 28%


O Fluzão é a terceira força do Rio de Janeiro nas arquibancadas, ficando atrás de Vasco e Flamengo. Pesquisa de 2014 feita pelo Instituto Informa dá conta de que, dentro do estado do Rio, o Flu tem cerca de 10% das preferências, ficando à frente do Botafogo (7,7%). O Vasco aparece com 18%. Mas a grande diferença do Flu em relação ao Vasco, por exemplo, se dá fora do estado Rio, onde a presença de tricolores não é tão significativa.

12. Sport – 2,1 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 3,8 milhões


Twitter: 1,6 milhão

Facebook: 1 milhão

Instagram: 713 mil

YouTube: 130 mil

TikTok: 356.200

Média de público (2019): 12.648

Taxa de ocupação do estádio: 36%


Segundo o instituto de pesquisas Uninassau, a maior torcida da capital pernambucana é a do Sport, com 33,1% das preferências (cerca de 540 mil pessoas). Vêm logo atrás Santa Cruz (24,1%) e Náutico (11,6%). Com isso, podemos inferir que ¼ da torcida do Leão da Ilha está concentrada em Recife. Para que a torcida do Sport cresça ainda mais, o clube precisa ganhar adeptos em outras regiões do país.

13. Botafogo – 2,1 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 3,7 milhões


Twitter: 1,3 milhão

Facebook: 1,3 milhão

Instagram: 574 mil

YouTube: 307 mil

TikTok: 125.300

Média de público (2019): 13.035

Taxa de ocupação do estádio: 28%


Quando olhamos para os critérios, o Fogão aparece em pé de igualdade com o Bahia, mas leva pequena vantagem nas redes sociais. Um dado curioso sobre a torcida botafoguense é a quantidade de “torcedores mistos” – ou seja, torcedores que declaram o Fogão como 2ª opção. O número de pessoas que se dizem simpatizantes do Botafogo é quase igual ao seu número real de torcedores.

14. Bahia – 2,1 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 3,6 milhões


Twitter: 1,5 milhão

Facebook: 1,1 milhão

Instagram: 723 mil

YouTube: 137 mil

TikTok: 156.600

Média de público (2019): 24.958

Taxa de ocupação do estádio: 50%


O Bahia é mais um clube com 1% da preferência nacional. A rigor, está tecnicamente empatado com equipes como Fluminense, Botafogo e Sport. O principal critério de desempate usado por nós foi o engajamento nas redes sociais. Como vemos, o clube de maior torcida da Bahia, apesar de levar bastante gente ao estádio (quase 25 mil pessoas), ainda precisa crescer mais nas redes sociais para ultrapassar Flu, Botafogo e Sport.

15. Ceará – 2,1 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 2,4 milhões


Twitter: 351 mil

Facebook: 1 milhão

Instagram: 814 mil

YouTube: 144 mil

TikTok: 212.800

Média de público (2019): 22.755

Taxa de ocupação do estádio: 33%


Devido à enorme semelhança nos números, os dois grandes clubes cearenses aparecem quase empatados. O Ceará leva pequena vantagem nas redes sociais. Já o Fortaleza levou em 2019 um pouco mais de gente aos estádios. É preciso destacar, porém, que no estado do Ceará a vantagem ainda é do Vozão, que tem 15% da preferência, contra 12% do arquirrival Fortaleza (SVM/Instituo Opnus, 2019). O Flamengo ainda tem superioridade numérica no estado (17%). O Ceará é soberano quando analisamos os dados da capital (28%) e da região metropolitana (29%).

16. Fortaleza – 2,1 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 2,3 milhões


Twitter: 298 mil

Facebook: 932 mil

Instagram: 736 mil

YouTube: 184 mil

TikTok: 186.900

Média de público (2019): 28.236

Taxa de ocupação do estádio: 42%

No aspecto simpatia, o Fortaleza chega a superar o Botafogo. Quem diz isso é uma pesquisa IBOPE/REPUCOM, realizada em 2017, que incluiu no seu questionário a seguinte pergunta: "Você tem um segundo time do coração?" Nesse quesito, poucos clubes brasileiros superam o Tricolor de Aço (um deles é a Chape). De todas as pessoas que citaram o Fortaleza nessa pesquisa, 46% o fizeram como 2ª opção. O Fortaleza está praticamente empatado com o Vozão na 15ª colocação. Pesou para que o Tricolor ficasse em 16º a pequena desvantagem nas redes sociais e a superioridade numérica do rival no estado do Ceará.

17. Vitória – 2,1 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 2,2 milhões


Twitter: 1,1 milhão

Facebook: 503 mil

Instagram: 401 mil

YouTube: 57.800 mil

TikTok: 75.800

Média de público (2019): 5.875

Taxa de ocupação do estádio: 17%


Em termos de torcida, o Vitória aparece tecnicamente empatado com vários outros clubes, inclusive com seu arquirrival Bahia. Alguns fatores foram determinantes para a torcida rubro-negra aparecer na 17ª colocação: as redes sociais, a presença da torcida nos estádios e a desvantagem local em relação ao Bahia, que ainda tem mais torcida (4% contra 2%). Lembrando que na região Nordeste quem lidera é outro rubro-negro, o Flamengo, com 27% das preferências.

18. Santa Cruz – 2,1 milhões

Redes sociais (total de seguidores): 1,2 milhão


Twitter: 252 mil

Facebook: 545 mil

Instagram: 306.634

YouTube: 71.400

TikTok: 90 mil

Média de público (2019): 6.166

Taxa de ocupação do estádio: 10%


Como se pode imaginar, a rivalidade entre Santa Cruz e Sport extrapola as quatro linhas, invadindo as arquibancadas. Mas em Pernambuco a maior torcida ainda é a do Sport. São 33,1% contra 24,1% a favor do clube rubro-negro. Olhando para os números nas redes sociais, dá para dizer que o tricolor ainda pode crescer muito a nível nacional - ocupa a modesta 22ª colocação no ranking de engajamento nas redes, ficando atrás de times como Goiás, Coritiba e Chapecoense.

Seleção Brasileira – 4,2 milhões

A Seleção Brasileira é um caso à parte. Quando tem Copa do Mundo, muita gente mal se lembra de seu clube do coração. Mas na maior parte do ano ficamos praticamente alheios ao que se passa com o time que representa o Brasil. Ainda assim, 2% dos brasileiros declaram torcer para a Seleção em primeiro lugar.

Outros – 6,3 milhões

3% dos brasileiros (o equivalente às torcidas de Santos ou Inter) torcem para outros clubes. Ao todo, há 742 clubes profissionais no Brasil. Isso significa que, se excluirmos os 18 clubes de maior torcida desta lista, ficamos com 724 clubes, dividindo entre si a paixão de 6,3 milhões de brasileiros.

Nenhum – 46,2 milhões

“Pátria de chuteiras”. “País do futebol”. Você já deve ter ouvido essas expressões que fazem referência à paixão do brasileiro pelo esporte bretão. Mas quando sabemos que 46,2 milhões de brasileiros (22%) não torcem para nenhum clube, passamos a repensar algumas coisas. Será que o brasileiro é tão apaixonado por futebol como dizem?

Talvez a resposta seja sim e não. A paixão, de fato, existe. Mas talvez ela não seja tão abrangente quanto parece, tendo em vista que a “maior torcida” do Brasil – maior até que a do Flamengo – é composta justamente pelos sem torcida.

Agora leitor (a), na reportagem do site campeões do futebol, você confere a história e as conquistas dos clubes brasileiros. Os clubes estão em ordem alfabéticas. Clique e procure seu clube. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Maiores e Melhores. 







 

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

São Paulo vence Corinthians e respira no Campeonato Brasileiro.

 O São Paulo venceu o Corinthians por 1 a 0, agora a noite, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória leva o São Paulo a 34 pontos no campeonato nacional. Já o Corinthians, estaciona nos 40 pontos, contra 43 pontos do Palmeiras, primeiro time dentro do G4.

Em um começo intenso no primeiro tempo, o time são paulino abriu o placar logo aos seis minutos. O time são paulino apresentou um primeiro tempo melhor do que nos últimos jogos.

O time mostrou vontade na marcação e não deixou o time corintiano sair do campo defensivo. O time são paulino adiantou suas linhas e dominou completamente o primeiro tempo.

O time são paulino também dominou o segundo tempo. O time são paulino dominou completamente os primeiros vinte minutos do segundo tempo. Os são paulinos mantiveram uma marcação alta e encurralaram os corintianos no campo defensivo.

O time corintiano não soube aproveitar o cansaço são paulino a partir dos vinte minutos do segundo tempo. O time corintiano mostrou lentidão e erros excessivos de passe. Os são paulinos souberam controlar o jogo e manter a posse de bola. O time corintiano não conseguiu sarir da marcação são paulina quando teve a posse de bola.

Coube aos são paulinos apenas administrar o resultado. 

domingo, 17 de outubro de 2021

Santos não faz bom jogo e fica no empate sem gols.

 Sport e Santos empataram em 0 a 0, agora a noite, na Arena Pernambuco, em Recife, pelo Campeonato Brasileiro. O empate leva o Santos a 29 pontos no campeonato, próximo a zona do rebaixamento. O Sport vai a 27 pontos, na zona do rebaixamento no campeonato nacional.

O Sport foi mais competente na sua proposta de jogo. O time rubro negro apostou na marcação e parou o ataque santista. O time pernambucano se posicionou com duas linhas de cinco jogadores e não deixou os santistas jogarem. Contudo, embora fizesse uma boa marcação, os pernambucanos esbarraram nas suas limitações técnicas e nada criaram em termos ofensivos.

O Santos foi muito lento durante o jogo. Embora seguro defensivamente, o time santista errou muitos passes e não criou nada ofensivamente. O time santista fez uma das suas piores partidas em 2021. Especialmente no segundo tempo, o time santista foi sonolento, deixando claro, o quanto o técnico Fabio Carille terá um árduo trabalho na luta dos santistas contra o rebaixamento no campeonato nacional.

Os dois times nada criaram durante os 90 minutos. O que deixou um jogo truncado e muito amarrado no meio campo. O time santista terá uma árdua luta contra o rebaixamento até o final do ano.


Palmeiras vence Internacional e encerra jejum de vitórias.

 O Palmeiras venceu o Internacional por 1 a 0, agora a tarde, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória leva o Palmeiras  a 43 pontos no campeonato nacional. O Internacional permanece com 39. O vitória faz o alviverde encerrar um jejum de sete jogos sem vitória.

O time palmeirense foi melhor no primeiro tempo. Jogando com as linhas adiantadas, o time palmeirense criou as melhores chances de gol no  primeiro tempo. Ainda que não dominasse totalmente a posse da bola, os palmeirense foram superiores aos colorados no primeiro tempo.

O time palmeirense continuou melhor no segundo tempo. Os palmeirenses continuaram controlando  a posse da bola, assim como já faziam no primeiro tempo. O gol de Veiga garantiu a vitória. Os palmeirenses souberam aproveitar os erros dos colorados durante o jogo e conseguiram a vitória. 


sábado, 16 de outubro de 2021

A necessaria racionalidade fora da paixão clubistica.

 Um clube esportivo é uma associação esportiva sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais e amadoras de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais e coletivos.

Tradicionalmente, os clubes possuem torcedores que os acompanham e os apoiam durante as competições, os clubes participam de torneios de grande publicidade.

Os clubes possuem suas fontes de receita, tais como a bilheteria dos seus jogos e demais eventos esportivos, os acordos comerciais com empresas, que inclui outras formas de patrocínio, vendas de roupas oficiais e produtos licenciados do clube, mensalidades e contribuições de sócio torcedores, que frequentam as instalações do clube.

A economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelas pessoas, visando a distribuição e consumo de bens e serviços necessário a sobrevivência e qualidade de vida da população.

A microeconomia é o ramo cientifico que estuda a economia em maior escala lidando com estudos científicos como  empresas, famílias e indivíduos.

A macroeconomia é o ramo cientifico que analisa a economia em um sentido mais amplo. A  macroeconomia lida com fatores que afetam a economia de um país, de um estado, e em um estudo mais complexo, lida com fatores que afetam a economia mundial.

O (a) torcedor (a), é uma pessoa que acompanha o clube esportivo para o qual torce. O acompanhamento de um ( uma) torcedor (a), valia da intensidade de cada um. O acompanhamento de um torcedor (a), tem um patamar mínimo. O (a)  torcedor (a) acompanha a tabela de classificação nos campeonatos e sabe quando seu clube joga.

De acordo com o site ESPN, na data de 03 de Maio de 2021, o São Paulo tem uma divida de aproximadamente R$ 575,1 milhões. Sim leitor (a). Conforme eu já abordei em outros posts, eu sou torcedor do São Paulo.

Sim leitor (a). Conforme eu já comentei em outras postagens., eu sou torcedor do São Paulo. E como qualquer torcedor (a), eu também sou apaixonado pelo meu clube de coração.

Mas, entretanto, durante 04 anos e meio, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016, eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado ( FIAAM FAAM). Cursando a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, aprendi a necessária racionalidade em basear nos fatos.

Desde a conquista do tricampeonato nacional nos anos de 2006, 2007 e 2008, o São Paulo entrou em uma crise administrativa. Sim leitor (a). Vamos aos fatos. O clube, que outrora era um modelo á ser seguido, parou no tempo no aspecto administrativo.

Desde a saida de Muricy Ramalho em 2009, seguidos técnicos tem sofrido com as limitações técnicas do elenco são paulino. O técnico argentino Hernan Crespo, conseguiu fazer milagre, ao garantir o troféu do Campeonato Paulista com um elenco tão limitado.

Contudo, após o troféu do Campeonato Paulista, Hernan Crespo, assim como os seus antecessores, sofreu com a limitação tecnica do elenco são paulino.

Os aspectos micro e macro econômico são decisivos na capacidade de um clube conquistar títulos. Os clubes mais equilibrados financeiramente, são justamente os clubes que tem os melhores elencos.

De acordo com o site ESPN, na data de 03 de Maio de 2021, o São Paulo tem uma divida de aproximadamente R$ 575,1 milhões. O São Paulo tem uma divida muito alta e um baixíssimo poder de investimento.

O baixo poder de investimento do São Paulo, se traduz em um elenco bastante limitado tecnicamente. Certamente o técnico Rogério Ceni também irá sofrer com as limitações técnicas do elenco são paulino.

Imagens : Site Oficial do São Paulo.