sábado, 16 de outubro de 2021

A necessaria racionalidade fora da paixão clubistica.

 Um clube esportivo é uma associação esportiva sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais e amadoras de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais e coletivos.

Tradicionalmente, os clubes possuem torcedores que os acompanham e os apoiam durante as competições, os clubes participam de torneios de grande publicidade.

Os clubes possuem suas fontes de receita, tais como a bilheteria dos seus jogos e demais eventos esportivos, os acordos comerciais com empresas, que inclui outras formas de patrocínio, vendas de roupas oficiais e produtos licenciados do clube, mensalidades e contribuições de sócio torcedores, que frequentam as instalações do clube.

A economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelas pessoas, visando a distribuição e consumo de bens e serviços necessário a sobrevivência e qualidade de vida da população.

A microeconomia é o ramo cientifico que estuda a economia em maior escala lidando com estudos científicos como  empresas, famílias e indivíduos.

A macroeconomia é o ramo cientifico que analisa a economia em um sentido mais amplo. A  macroeconomia lida com fatores que afetam a economia de um país, de um estado, e em um estudo mais complexo, lida com fatores que afetam a economia mundial.

O (a) torcedor (a), é uma pessoa que acompanha o clube esportivo para o qual torce. O acompanhamento de um ( uma) torcedor (a), valia da intensidade de cada um. O acompanhamento de um torcedor (a), tem um patamar mínimo. O (a)  torcedor (a) acompanha a tabela de classificação nos campeonatos e sabe quando seu clube joga.

De acordo com o site ESPN, na data de 03 de Maio de 2021, o São Paulo tem uma divida de aproximadamente R$ 575,1 milhões. Sim leitor (a). Conforme eu já abordei em outros posts, eu sou torcedor do São Paulo.

Sim leitor (a). Conforme eu já comentei em outras postagens., eu sou torcedor do São Paulo. E como qualquer torcedor (a), eu também sou apaixonado pelo meu clube de coração.

Mas, entretanto, durante 04 anos e meio, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016, eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado ( FIAAM FAAM). Cursando a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, aprendi a necessária racionalidade em basear nos fatos.

Desde a conquista do tricampeonato nacional nos anos de 2006, 2007 e 2008, o São Paulo entrou em uma crise administrativa. Sim leitor (a). Vamos aos fatos. O clube, que outrora era um modelo á ser seguido, parou no tempo no aspecto administrativo.

Desde a saida de Muricy Ramalho em 2009, seguidos técnicos tem sofrido com as limitações técnicas do elenco são paulino. O técnico argentino Hernan Crespo, conseguiu fazer milagre, ao garantir o troféu do Campeonato Paulista com um elenco tão limitado.

Contudo, após o troféu do Campeonato Paulista, Hernan Crespo, assim como os seus antecessores, sofreu com a limitação tecnica do elenco são paulino.

Os aspectos micro e macro econômico são decisivos na capacidade de um clube conquistar títulos. Os clubes mais equilibrados financeiramente, são justamente os clubes que tem os melhores elencos.

De acordo com o site ESPN, na data de 03 de Maio de 2021, o São Paulo tem uma divida de aproximadamente R$ 575,1 milhões. O São Paulo tem uma divida muito alta e um baixíssimo poder de investimento.

O baixo poder de investimento do São Paulo, se traduz em um elenco bastante limitado tecnicamente. Certamente o técnico Rogério Ceni também irá sofrer com as limitações técnicas do elenco são paulino.

Imagens : Site Oficial do São Paulo. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário