domingo, 24 de outubro de 2021

O favoritismo europeu na Copa do Mundo de 2022.

 As eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, estão a todo o vapor. Estive afastado do trabalho durante 01 anos 07 meses em função da pandemia da Covid 19.

Durante a longa quarentena, o futebol foi meio principal meio de entretenimento. Na TV a cabo e na TV aberta, pude assistir os jogos das eliminatórias sul americanas e europeias para a Copa do Mundo de 2022.

Posso estar errado leitor (a), mas pude tirar algumas conclusões, que me permitem apontar o favoritismo europeu para a Copa do Mundo de 2022.

Desde o pentacampeonato mundial da seleção brasileira em 2002, a escola europeia do futebol total tem sido implementada no futebol mundial. Sim leitor (a). Desde o pentacampeonato mundial da seleção brasileira em 2002, o futebol europeu trouxe o foco total em uma marcação alta durante os 90 minutos de uma partida.

Sim leitor (a). O futebol europeu trouxe a marcação alta durante os 90 minutos e um posicionamento tático com foco na retomada rápida da posse de bola no campo de ataque.

Houve diferenças entre o futebol europeu e o futebol sul americano, pelos jogos das eliminatórias que eu acompanhei. Nas eliminatórias sul americanas, as seleções, de uma maneira geral, tentam jogar com toque de bola refinado, e são pouco adeptas do foco total durante uma partida e tão pouco as seleções sul americanas são adeptas da marcação alta durante os 90 minutos de jogo.

A diferença entre as seleções europeias e as seleções sul americanas é bastante significativa. Nas eliminatórias europeias, eu vi as seleções mantendo a marcação alta durante os 90 minutos, visando recuperar a posse de bola ainda no campo de ataque.

O posicionamento das seleções europeias impede que o adversário tenha campo para trabalhar a bola e sair jogando do campo de defesa. Os jogos que eu vi das seleções europeias, eram times que adiantavam suas linhas, visando impedir que o adversário tivesse campo para sair jogando.

O futebol de alta intensidade das seleções europeias, me deram a impressão de ser um futebol mais qualificado que o das seleções sul americanas.

É claro que muita coisa pode mudar até a Copa do Mundo em 2022. Sim leitor (a). Posso estar errado. Mas pelos jogos que eu acompanhei das seleções sul americanas e europeias. Eu vejo as seleções europeias sendo favoritas a mais um título mundial.

O futebol atual pede uma marcação alta durante os 90 minutos. O futebol atual pede um jogo de alta velocidade durante todos os 90 minutos de uma partida. E é nesse sentido, que eu não vejo as seleções sul americanas no mesmo nível das seleções europeias.

As seleções sul americanas, de uma maneira geral, ainda apresentam dificuldades em manter uma intensidade de jogo durante os 90 minutos de uma partida.

Sim leitor (a). Dou a você o direito de não concordar com este jornalista. Não tenho estudos científicos em matéria de futebol. Minha única formação acadêmica, é apenas a habilitação em Jornalismo, no curso de Comunicação Social.

Contudo, não vejo as seleções sul americanas no mesmo nível das seleções europeias. O futebol europeu me parece favorito á conquista de mais uma Copa do Mundo.

Agora leitor (a), confira a histórias das Copas do Mundo no site campeões do futebol. https://www.campeoesdofutebol.com.br/copa_mundo_historia.html

Imagem : Site Oficial da CONMEBOL.












Nenhum comentário:

Postar um comentário