terça-feira, 26 de outubro de 2021

A violencia no estádios no Brasil e a necessária racionalidade.

 Clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais e coletivos. Os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam durante as competições e participam de campeonatos com grande publicidade.

Os clubes esportivos possuem suas fontes de receita, tais como bilheterias dos seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio, vendas de roupas oficiais, produtos licenciados do clube, mensalidades e contribuições de sócios (as) torcedores (as), que frequentam as instalações e dependências do clube.

Torcedor (a) é aquele (a) que acompanha o clube para qual torce. A intensidade desse acompanhamento varia da característica individual de cada pessoa. Mas esse acompanhamento tem um patamar mínimo, que é saber quando seu time joga e saber o nome do técnico de alguns jogadores.

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Isso segundo as informações do site oficial do Ministério Público do Paraná sobre pessoas com deficiência.

A racionalidade é a característica do que é racional. A racionalidade é um conceito que se baseia na razão se encontrando com o conceito com a objetividade necessária para a analise dos fatos referentes ao cotidiano.

Eu acompanho futebol desde criança, ainda em meados da década de 1980. Desde que eu acompanho futebol, eu sempre vi a imprensa esportiva noticiando seguidamente a violência nos estádios brasileiros.

Como eu já havia abordado em outras postagens, eu sou torcedor do São Paulo. Sou um torcedor como qualquer outro. Eu acompanho os jogos sempre que eu posso, e tenho muito sentimento pelo meu clube de coração.

Sim leitor (a). Nunca houve uma vontade politica das nossos governantes em fazer algo relevante para violência nos estádios de futebol. A Inglaterra conviveu com a violência no estádios de futebol durante um bom tempo. Contudo, o problema foi solucionado pela vontade politica dos governantes locais.

Sendo torcedor do São Paulo, comprei uma revista que conta a história do clube e uma camisa licenciada na loja oficial do clube. Na minha folga do trabalho, também visitei o estádio Cícero Pompeu de Toledo e o memorial do São Paulo. Isso mostra o quanto eu sou um torcedor como outro qualquer.

Mas, entretanto, não frequento estádios de futebol. Sou uma pessoa com deficiência. E sendo uma pessoa com deficiência. Sei que eu tenho que me preservar.

Sendo uma pessoa com deficiência, eu tenho que me preservar em relação a violência nos estádios de futebol no Brasil. Veja bem leitor (a). Quero deixar claro que não quero fazer nenhuma critica a quem frequenta estádios de futebol.

Meu conceito de racionalidade aumento muito após concluir minha habilitação em Jornalismo no curso de Comunicação Social, em Dezembro de 2016.

Meu conceito de racionalidade me diz que não vela apena ir a jogos de futebol. Não frequento estádios, enquanto os nossos governantes não tiverem vontade politica para fazer algo sobre a violência nos campos de futebol.

A Inglaterra deu o exemplo de como lidar com o problema. Resta aos nossos governantes, ter a mínima vontade política de lidar com a questão. Ainda assim. Vou continuar a ser um torcedor. Assim como você leitor (a).

Confira aos 100 maiores clubes do mundo, no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial20.html

Confira os 382 maiores campeões do Brasil, no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial21.html

Imagem : Site Medium. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário