terça-feira, 5 de outubro de 2021

Uma nova lógica nova lógica economica nos clubes brasileiros.

 Um clube esportivo é uma associação esportiva sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais e amadoras de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais e coletivos.

Tradicionalmente, os clubes possuem torcedores que os acompanham e os apoiam durante as competições, os clubes participam de torneios de grande publicidade.

Os clubes possuem suas fontes de receita, tais como a bilheteria dos seus jogos e demais eventos esportivos, os acordos comerciais com empresas, que inclui outras formas de patrocínio, vendas de roupas oficiais e produtos licenciados do clube, mensalidades e contribuições de sócio torcedores, que frequentam as instalações do clube.

A economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelas pessoas, visando a distribuição e consumo de bens e serviços necessário a sobrevivência e qualidade de vida da população.

Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelas pessoas visando a distribuição, produção e o consumo de bens e serviços tão necessários a saúde coletiva e a sobrevivência da população.

A microeconomia é o ramo cientifico que estuda a economia em maior escala lidando com estudos científicos como  empresas, famílias e indivíduos.

A macroeconomia é o ramo cientifico que analisa a economia em um sentido mais amplo. A  macroeconomia lida com fatores que afetam a economia de um país, de um estado, e em um estudo mais complexo, lida com fatores que afetam a economia mundial.

Sim leitor (a). Eu já comentei em outros posts sobre o futebol inserido na nova economia global pós Covid 19. A economia digital se refere uma economia baseada em tecnologias de computação digital. A economia digital está cada vez mais conectada com a economia tradicional na qual nós vivemos. 

A economia digital vela aproximadamente U$$ 3 trilhões do atual cenário econômico da pandemia. O valor de U$$ 3 trilhões é aproximadamente seis vezes o déficit comercial dos Estados Unidos e mais do que Produto Interno Bruto do Reino Unido e também mais do que o Produto Interno do Brasil. segundo as  informações do artigo do autor Alirio Aguilar, no blog ambientes de negócios.

A economia digital se carcetriza por incorporar a internet, as tecnologias e dispositivos digitais nos processos de produção, na comercialização e na produção de bens e serviços. A economia digital está composta por uma ampla gama de “inputs digitais”, que relacional habilidade digitais hardware, software e equipamentos de comunicação (equipamentos digitais), e também bens e serviços digitais intermediários usados na produção” (ACCENTURE, 2016).

O comercio eletrônico (e comerçe), por exemplo, tem assumido um papel cada vez mais central na economia. Em 2018, 58 milhões de consumidores, fizeram pelo menos uma compra on line e o e comerce registrou um faturamento de R$ 53,2 bilhões e cresceu 12 % ,sendo uma das alavancas do crescimento. Em termos de e comerce, o Brasil é considerado o mercado mais desenvolvido da América Latina. No entanto, há grandes desafios á serem superados : como as questões logísticas, as diferenças culturais, os aspectos tributários e o comportamento do consumidor em cada região. Segundo as mesmas informações do artigo do autor Alirio Aguilar, no blog ambientes de negócios.

Sim leitor (a). Conforme você já leu em outros posts, os clubes de futebol no mundo, estão cada vez mais sujeitos a nova economia digital no canário pós Covid 19.

Os clubes brasileiros não são diferentes. Desde que eu acompanho futebol, ainda criança, em meados da década de 1980, o futebol brasileiro sempre foi muito equilibrado.

Contudo, esse equilíbrio histórico no futebol brasileiro, poderá mudar com a nova economia digital pós Covid 19. Os clubes que melhor se adaptarem a nova economia digital, irão se sobressair muito em relação aos demais.

A economia digital irá exigir uma administração moderna nos clubes de futebol no Brasil. Os clubes brasileiros, que melhor se adaptarem na nova economia digital, irão ter receitas financeiras maiores, e assim se sobressaírem muito dos demais.

Os clubes de futebol no Brasil deverão superar velhos vícios de seus dirigentes. Os clubes de futebol que não se adaptarem a nova economia digital, irão se tornar obsoletos. E isso independentemente do peso das suas camisas.

A nova economia digital, que se apresenta cada vez mais no cenário pós Covid 19, não irá perdoar os clubes cujo seus dirigentes ainda se prendem a hábitos nocivos na gestão dos clubes.

E como torcedor são paulino, espero que o meu São Paulo possa de adaptar a nova economia digital no pós Covid 19.

E agora leitor (a), no link á seguir, no site campeões do futebol, você pode clicar e conferir as histórias  e as conquistas dos clubes brasileiros. Na reportagem do site campeões do futebol, os clubes estão em ordem alfabética. Clique no link e procure seu clube. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Sports Value 

 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário