terça-feira, 26 de outubro de 2021

A necessária racionalidade dos torcedores brasileiros.

 Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou um clube empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais e amadoras de atletas, que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos. Os clubes esportivos possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições, e participam de campeonatos que lhes rendem grande publicidade.

Os clubes possuem suas próprias fontes de receitas, como as bilheterias dos seus jogos, demais eventos esportivos, acordos com empresas, que inclui formas de patrocínio, como publicidade e propaganda, vendas de roupas oficiais e produtos licenciados do clube. Outra fonte de receita dos clubes é a mensalidade dos sócios torcedores, que frequentam o clube e utilizam suas instalações.

Torcedor (as) é aquele (as) que acompanha o clube para qual torce. A intensidade do acompanhamento varia das características individuais de cada um. Contudo, esse acompanhamento tem um patamar mínimo, que é acompanhar a tabela de classificação dos campeonatos, saber quando seu time joga, saber o nome do técnico e de alguns jogadores.

A emoção está associado a algo que mexe com os sentimentos das pessoas. A emoção está associado a algo intimo e profundo, que mexe com os nossos sentimentos e nos provocam uma sensação de prazer e bem estar. A emoção mexe com os nossos sentimentos, provocando sensações agradáveis e desagradáveis.

Caro (a) leitor (a). A racionalidade é um conceito que se baseia no conhecimento, na lógica e na razão. A racionalidade é um conceito que se encontra em conformidade com o conhecimento lógico, em conformidade com os fatos, e em uma analise fora das preferencias e orientações pessoais.

Caro (a) leitor (a). Eu acompanho futebol desde criança, ainda em meados da década de 1980. Sim leitor (a). Eu também tenho as mesmas emoções de qualquer torcedor (a).

Sim leitor (a). Sou torcedor do São Paulo desde que me entendo por gente. Como qualquer torcedor (a) , eu tenho um sentimento profundo pelo São Paulo, o meu clube do coração.

Contudo leitor (a). Sendo habilitado em Jornalismo, pelo curso de Comunicação Social, eu aprendi a me guiar pela racionalidade dos fatos, fora dos meus sentimentos e paixões pessoais.

No Campeonato Brasileiro de 2021, foi instituído um novo regulamento. Sim leitor (a). Segundo o regulamento instituído no Campeonato Brasileiro de 2021, algo diferente das temporadas anteriores no futebol brasileiro, cada clube somente poderá trocar de técnico duas vezes ao longo do campeonato nacional.

Sim leitor (a). Me guiando pela minha habilitação em Jornalismo, pelo curso de Comunicação Social, sou favorável ao regulamento no Campeonato Brasileiro em 2021. Sim leitor (a). Está na hora dos (das) torcedores (as) brasileiros (as) aprenderem a analisar o futebol de maneira menos emotiva e mais racional.

Na imensa maioria dos casos, os treinadores são utilizados como boi de piranha para esconder as más gestões dos dirigentes nos clubes brasileiros. Fora raras exceções, a maioria dos clubes brasileiros, tem elencos extremamente limitados, além de baixíssimos orçamentos, devido a altos endividamentos.

Sim leitor (a). Tenho as mesmos sentimentos que qualquer outro (outra) torcedor (a). Como qualquer torcedor (a), eu também tenho um sentimento profundo pelo São Paulo, o meu clube de coração.

Mas, entretanto leitor (a), conforme você já leu em outras postagens, sou extremamente racional para analisar o alto endividamento do São Paulo e um elenco extremamente limitado.

As trocas de treinadores nos clubes brasileiros, devem sim ser regulamentadas pelo regulamento nos respectivos campeonatos. Está mais do que hora dos clubes brasileiros terem uma gestão mais séria.

Clubes que se destacam na conquista de troféus, são justamente os clubes que tem suas finanças mais equilibradas, e consequentemente, um maior poder orçamentário. O equilíbrio financeiro, faz com que um clube consiga contratar os melhores jogadores, e  consequentemente, se destacar na conquista de troféus.

E na maioria dos clubes brasileiros, os treinadores sofrem com as altíssimas limitações técnicas dos seus respectivos elencos. E convenhamos leitor (a). Fica muito difícil um técnico fazer milagre sem um elenco qualificado. E os clubes com as finanças mais equilibradas, são justamente os que conseguem ter os melhores elencos.

Está na hora de separar a emoção da razão nos clubes brasileiros. E sendo assim. A troca de treinadores pelos clubes, deve sim, ser regulamentada no Brasil.

Agora leitor (a). Confira no link á seguir, no site campeões do futebol, a histórias e as conquistas dos clubes brasileiros. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Sports Value. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário