segunda-feira, 29 de maio de 2023

Algo pouco provável nos próximos anos.

 Flamengo:          39.697.319

Corinthians:        32.842.256

São Paulo:            17.272.549

Palmeiras:             15.568.425

Vasco:                    10.363.530

Santos:                   6.906.450

Cruzeiro:                 6.814.876

Grêmio:                  6.801.467

Atlético-MG:          5.129.846

Internacional:         5.091.534

Sport:                         3.421.177

Botafogo:                  3.419.898

Fluminense:               3.419.898

Bahia:                          3.396.906

Athletico:                   1.717.632

Ceará:                         1.711.229

Santa Cruz:               1.709.310

Vitória:                     1.695.266

 Paysandu:               868.451

Fortaleza:                 854.335. Estes são os dados do Torcedômetro, do site oficial da Pluri Consultoria, nesta segunda feira.


 Á você que está me lendo eu digo : Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras,  de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.

Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.

Clube empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clube empresa são comuns em muitos países da Europa . Contudo, é um fenômeno raro na América do Sul.

Entre 2007 a 2013 o Flamengo era um clube que sempre fechava seus balanços financeiros no vermelho. Contudo, as coisas mudaram para os flamenguistas á partir de 2014.

Entre 2014 a 2023, o Flamengo tem sido um  clube superavitário, um clube que gerava lucro nos seus balanços financeiros. Conforme eu já comentei em postagens anteriores, o clube empresa começou a ganhar sua força no Brasil.

Conforme eu já comentei em outras postagens, a maioria dos clubes no Brasil, estão quebrados e com o pires na mão, algo que foi agravado pela pandemia do novo corona vírus no Brasil.

Entretanto, o clube empresa no Brasil deve ser analisado caso a caso. Cruzeiro e Botafogo, somente aderiram ao clube empresa pelo fato de estarem praticamente falidos.

De acordo com o site maiores e melhores, o Flamengo tem a maior torcida do Brasil, com 42 milhões de torcedores (as). Eu acho muito pouco provável que o Flamengo vá aderir ao clube empresa nos próximos anos.

A microeconomia é o ramo da economia que analisa a economia em menor escala. A microeconomia lida com questões especificas, como empresas, famílias e indivíduos.

A macroeconomia analisa a economia em uma questão muito mais ampla. A macroeconomia analisa fatores que afetam a economia nacional, regional e global em uma alta escala.

Em nível micro e macroeconômico, o Flamengo é um clube mais bem estruturado que a maioria dos demais clubes no Brasil. A imensa maioria dos 42 milhões de flamenguistas, são consumidores em alto potencial.

O Flamengo soube se estruturar  financeiramente durante a última década, sendo capaz de autos sustentar financeiramente. Em nível micro e macroeconômico, o clube carioca está bem á frente dos demais neste atual momento.

Sendo assim. Eu acho muito pouco provável que o Flamengo vá aderir ao clube empresa nos próximos anos.

Como clube mais popular no Brasil, o Flamengo gera seu próprio capital.  Somando sua alta popularidade, á seguidos superávits financeiros, o Flamengo conseguirá gerar seus próprios recursos, transformando sua alta popularidade, no seu própria fonte de recursos.

Ao contrário dos demais clubes, o Flamengo não precisa se transformar em uma SAF ( Sociedade Anônima de Futebol).

Sendo o clube mais popular no Brasil. O Flamengo certamente irá gerar  seu próprio capital.

O capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas á serem quitadas. O capital de giro, começa com um bom planejamento financeiro, detalhando as despesas a curto, médio e longo prazo com a previsão de entrada de fluxo de caixa por meio das receitas.

Com a maior torcida no Brasil. O Flamengo tem maior capacidade de fazer seu próprio capital de giro.

Agora, confira a história e conquistas do clube, no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.com.br/historia_flamengo.html


Imagem : Site Liquipedia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário