Os dados do Torcedômetro desta semana, no site oficial da Pluri Consultoria.
Flamengo: 39.688.620
Corinthians: 32.834.750
São Paulo: 17.268.683
Palmeiras: 15.564.794
Vasco: 10.361.210
Santos: 6.904.920
Cruzeiro: 6.814.030
Grêmio: 6.800.623
Atlético-MG: 5.129.026
Internacional:5.090.963
Sport: 3.420.622
Botafogo: 3.419.351
Fluminense: 3.419.351
Bahia: 3.396.509
Athletico: 1.717.308
Ceará: 1.710.947
Santa Cruz: 1.709.040
Vitória: 1.695.088.
As informações são do Torcedômetro, do site oficial da Pluri Consultoria.
Á você que está me lendo eu digo : Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um modelo especial de constituição de empresas voltada para o futebol no Brasil. Em 8 de dezembro de 2018, este molde de sociedade foi inicialmente proposta por conselheiros e beneméritos influentes do Botafogo, e elaborado com a ajuda do clube carioca durante 3 anos, visando melhorar as gestões financeiras e as transparências nos clube esportivos, sendo oficialmente introduzido por meio da Lei nº 14.193 de 6 de agosto de 2021.
Associações sem fins lucrativos no futebol são clubes que buscam recursos financeiros, com o objetivo principal que não seja o seu enriquecimento. As sociedades empresárias, por outro lado, são o instrumento legal mais adequado e disponível na lei brasileira para transferir lucros a seus sócios. A premissa das sociedades empresárias, aliás, é a busca do lucro aos seus associados.
A grande diferença do novo modelo empresarial para os antigos clube-empresas, constituídos nas formas de S/A e LTDA, é que a SAF tem uma tributação mais vantajosa, além de possuir maior transparência, com regras claras de governança e com fiscalização pela CVM, o que deixa o negócio mais interessante e seguro para os investidores.
Outro ponto de diferença da Sociedade Anônima do Futebol para as demais modalidades de empresas diz respeito ao pagamento das dívidas. A SAF tem a obrigação de pagar os credores em até 10 anos. Nos primeiros 6 anos, 70% das dívidas cíveis e trabalhistas precisam ser quitadas, mas é possível renovar por mais 4 anos para concluir os pagamentos. Além disso, há vantagens para que as dívidas sejam negociadas. Segundo os veículos da imprensa esportiva no Brasil.
Os clubes como Cruzeiro e Botafogo (RJ) e Vasco da Gama , se tornaram SAFS (Sociedade Anônima de Futebol), por que não tinham outro caminho á seguir. Os dois clubes estavam falidos, endividados e sem conseguir pagar suas contas.
Uma SAF ( Sociedade Anônima de Futebol), é um meio e não necessariamente o fim. Se os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, se tornarem SAFS ( Sociedade Anônima de Futebol), iremos ter quatro rebaixados.
Ser uma SAF ( Sociedade Anônima de Futebol), não necessariamente significa que um clube está imune á uma crise econômica. Uma SAF( Sociedade Anomia de Futebol), corre sério risco de quebrar, caso não seja bem administrada.
Contudo, uma SAF reduz a taxa de juros e dividas, aumentando a injeção de recursos. Os clubes esportivos, estão inseridos em um show busness, que transformou o futebol em negócio.
Os clubes esportivos, neste contexto, não sobrevivem sem dinheiro. O balanço financeiro de um clube, está associado com sua capacidade de ganhar troféus.
E é neste contexto, que se encaixa o meu querido São Paulo, por exemplo.
Desde o início da década passada, o problema no São Paulo não é o treinador. Técnicos com títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América, não conseguiram se sustentar á frente do clube.
O aumento constante do endividamento, impediu que o São Paulo tivesse condições de montar um elenco capaz de buscar títulos.
Como uma SAF, o São Paulo, poderia, por exemplo, começar a pagar as suas contas em dia.
Talvez a SAF seja uma saída para o São Paulo. Sem equacionar as suas contas, o tricolor não será capaz de montar um elenco para buscar troféus.
Sou um torcedor apaixonado pelo São Paulo. Sou daqueles são paulinos que compraram camisas licenciadas e livros sobre as conquistas do clube.
Sem estar equilibrado financeiramente, o São Paulo não retomará protagonismo de tempos passados.
Se aderisse á uma SAF, o São Paulo passaria por um periodo de transição, assim como Vasco da Gama, Botafogo e Cruzeiro.
Se aderisse á uma SAF, o São Paulo não necessariamente retomaria seu protagonismo da noite para o dia.
Mas, entretanto, como uma SAF, o São Paulo começaria e equacionar as suas contas em dia.
Clubes financeiramente equilibrados. São justamente os clubes com maior protagonismo esportivo.
Como um dos três clubes mais populares do Brasil, o São Paulo como uma SAF, teria potencial de receita para equacionar suas contas.
O que lhe possibilitaria retomar seu natural protagonismo de outrora
Confira agora as conquistas do São Paulo no site oficial do clubehttp://www.saopaulofc.net/ spfcpedia/conquistas
c
Nenhum comentário:
Postar um comentário