terça-feira, 16 de maio de 2023

Jornalismo.

 Jornalismo é a coleta, investigação e análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. A palavra se aplica à ocupação, aos métodos de coleta de dados e à organização de estilos literários.

É a prática de investigar, coletar, editar e publicar notícias e informações para o público. O jornalismo envolve a coleta de fatos, entrevistas, pesquisas, análises e escrita para informar o público sobre eventos atuais e relevantes.

Os conceitos do papel apropriado do jornalismo variam de país para país. Em algumas nações, os meios de comunicação de notícias são controlados pelo governo e não são um corpo completamente independente. Em outros, os meios de comunicação são independentes do governo, mas a motivação pelo lucro entra em tensão[4] com as proteções constitucionais da liberdade de imprensa. O acesso à informação livre recolhida por empresas jornalísticas independentes e concorrentes, com normas editoriais transparentes, pode permitir aos cidadãos participarem efetivamente do processo político. Nos Estados Unidos, o jornalismo é protegido pela cláusula de liberdade de imprensa na Primeira Emenda.

O papel e o estatuto do jornalismo, juntamente com o dos meios de comunicação de massa, tem sofrido mudanças ao longo das duas últimas décadas com o advento da tecnologia digital e a publicação de notícias na Internet. Isto criou uma mudança no consumo de canais de mídia impressa, à medida que as pessoas consomem cada vez[8] mais notícias através de jornalismo eletrônico, smartphones, computadores, tablets e outros dispositivos, desafiando as organizações de notícias a rentabilizarem totalmente suas versões digitais, bem como a improvisar o contexto no qual elas publicarão notícias na imprensa. Notavelmente, no cenário da mídia estadunidense as redações têm reduzido sua equipe e cobertura em canais de mídia tradicionais, como a televisão, para lidar com a diminuição do público nesses formatos.

 No jornalismo, as fontes são portadores de informação. Podem ser pessoas, falando por si ou coletivamente, ou documentos escritos ou audiovisuais, por meio dos quais os jornalistas tomam conhecimento de informações, opiniões ou dados, e, também, verificam o rigor dos dados obtidos ou aferem a veracidade dos juízos de valor que lhes foram apresentados anteriormente. De acordo com um dos livros do jornalista Clóvis Rossi.

Os jornalistas raramente estão em condições de assistir a um acontecimento em primeira mão, por isso necessitam de fontes. Mesmo quando estão presentes a um acontecimento necessitam recorrer a uma fonte para se certificarem do que está a ser dito.

Uma das minhas principais fontes, é o site campeões do futebol, um site que apresenta o futebol e as suas estatísticas. Sou habilitado em Jornalismo na Comunicação Social, pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Sendo habilitado em Jornalismo na Comunicação Social, tento me cercar de fontes confiaveis, neste meu blog esportivo.  E uma fonte confiável, ´e o site campeões do futebol.

Aprecio os dados sobre os clubes de futebol e suas estatísticas. Desde 2012, ainda estudante na universidade, navego no site campeões do futebol.

Após concluir minha habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, em Dezembro de 2016, passei a utilizar o site campeões do futebol, como minha fonte sobre os clubes de futebol e suas estatísticas.

Desde o inicio deste meu blog esportivo, em Março de 2018, utilizo o site campeões do futebol, como minha fonte para os clubes de futebol e suas estatísticas.

Sendo habilitado em Jornalismo na Comunicação Social, pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM), tento sempre me cercar de fontes confiáveis.

Confira o site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/

Imagem; Site Academia do Jornalista.





c
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário