segunda-feira, 28 de junho de 2021

Campeonatos estaduais de futebol do Brasil.

 Os campeonatos estaduais são os campeonatos adultos masculinos e femininos adultos profissionais de futebol no Brasil, que acontecem entre Janeiro e Abril para as regiões Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul . Maio ou Junho para a região Norte em cada um dos estados federativos do Brasil.

Historicamente por questões econômicas e geográficas, os torcedores de cada estado do Brasil, desenvolveram uma forte cultura pela rivalidade estadual no Brasil. Devido ao pais federativo que nós temos, cada estado possui seu próprio campeonato, durante em média quatro meses.

Em um pais federativo como o Brasil, cada um dos estados da Federação tem seus próprios costumes, suas próprias culturas e sua própria linguagem. Em um pais federativo como o Brasil, cada um dos 27 estados da Federação, representa um pais diferente, dentro de um pais continental como o Brasil, que tem aproximadamente 211 a 213 milhões de habitantes.

Cada um dos 27 estados da federação do Brasil, possuem costumes, culturas e linguagens diferentes entre si leitor (a). Os campeonatos estaduais, simplesmente representam a pluralidade das culturas, costumes e linguagens tão diferentes entre os 27 estados da federação do Brasil.

Sendo assim leitor (a). Eu acho impossível extinguirmos os campeonatos estaduais no Brasil. Os torcedores brasileiros tem em suas paixões clubísticas, uma forte afetividade com as disputas estaduais. Os campeonatos estaduais, representam as diferentes culturas, tradições e linguagens tão diferentes entre os 27 estados do Brasil.

O futebol nos estados reflete as diferenças culturais e linguísticas dentro dos 27 estados da federação brasileira. As culturas e linguagens de cada estado, estão expressas nos seus respectivos campeonatos estaduais.

Lembrando leitor (a). O federalismo é um sistema politico governamental em que vários estados se reúnem para constituir uma nação vigente. No federalismo tradicional, os estados conservam sua autonomia  politica, suas linguagens, tradições e costumes. 

De certa forma, os campeonatos estaduais, refletem a cultura federalista de um país continental, com 211 a 213 milhões de habitantes. 

Confira agora os vencedores e a história dos campeonatos estaduais no Brasil. https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonatos_estaduais_de_futebol_do_Brasil

Imagem : Site Logo de Times.


 

São Paulo empata com Ceará e segue na zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

 O São Paulo empatou em 1 a 1 com o Ceará, ontem a noite, no estádio Castelão, em Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro. O empate leva o Ceará a 09 pontos na classificação do campeonato nacional. O São Paulo, por sua vez, segue na zona de rebaixamento, com 04 pontos.

O primeiro tempo, em sua boa parte, não foi bem jogado tecnicamente. O Ceará começou marcando muito forte, apostando na saída rápida nos contra ataques. O São Paulo, por sua vez, tentou focar na técnica dos seus jogadores de meio campo.

Contudo, o Ceará foi mais competente na sua estratégia de jogo. O São Paulo tinha mais posse de bola, mas errava muitos passes. O Ceará foi mais perigoso nos contragolpes e obrigou o goleiro Tiago Volpi a fazer pelo menos tres ótimas defesas no primeiro tempo. O time cearense abriu o placar aos 22 minutos de jogo.

O São Paulo seguiu errando passes, mesmo tendo maior posse da bola. O Ceará fazia uma ótima marcação defensiva e impedia as ações ofensivas do São Paulo no primeiro tempo.

O São Paulo mudou a postura no segundo tempo e passou a ser mais organizado. O tricolor chegou ao gol de empate logo aos seis minutos. O tricolor seguia com maior posse da bola, mas levava pouco perigo ao gol adversário.

O Ceará seguiu muito competente na sua marcação defensiva, mas já não sendo mais tão perigoso nos contragolpes. O jogo foi mais equilibrado durante todo o segundo tempo, com poucas chances de gol para os dois times.

Os times começaram a sentir o cansaço pela maratona de jogos e o jogo foi caindo de intensidade ao longo do segundo tempo. E assim o empate persistiu até o apito final. 


Santos vence Atlético Mineiro e encosta no G4 do Campeonato Brasileiro.

 O Santos venceu o Atlético Mineiro por 2 a 0, ontem a noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória leva o Santos a 11 pontos na classificação do campeonato nacional. O Atlético, por sua vez, permanece com 10 pontos.

Os dois time procuraram fazer uma marcação alta e manter a posse da bola no primeiro tempo. Os santistas tiveram maior volume de jogo, mas esbarraram na marcação atleticana. Os atleticanos se defendiam bem, mas não criavam jogadas ofensivas. O jogo seguiu bastante disputado até o final do primeiro tempo.

O segundo tempo também começou bastante disputado. Contudo, o Santos abriu o marcador aos 11 minutos. Atrás no placar, os atleticanos passaram a ter maior posse da bola. Contudo, os atleticanos não conseguiam criar jogadas ofensivas.

O jogo seguia bastante disputado durante todo o segundo tempo. Entretanto, os santistas fizeram o segundo gol já nos acréscimos e definiram o jogo.


Em jogo emocionante, Palmeiras vence Bahia.

 Em um jogo emocionante, o Palmeiras venceu o Bahia por 3 a 2, ontem a noite, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. 

A vitória leva o alviverde a 13 pontos na classificação do campeonato nacional. O tricolor baiano permanece com 11 pontos na classificação.

O jogo foi bastante disputado no primeiro tempo. Os time atacaram bastante e se alternaram em chances de gol. O Palmeiras abriu o marcador logo aos seis minutos de jogo.

Contudo, o Bahia chegou ao empate cinco minutos depois. O jogo continuou muito parelho, com chances de gol para os dois lados. Os times procuraram o campo de ataque durante todo o primeiro tempo.

O segundo tempo continuou no mesmo ritmo. Os times continuaram atacando e o jogo seguiu disputado. Contudo, o tricolor baiano virou o marcador aos 29 minutos. Contudo, o alviverde chegou ao gol de empate três minutos depois.

O jogo caiu de ritmo a medida em que o cansaço chegou para os dois times. A jogo foi diminuindo de intensidade e o empate parecia definido. Contudo, o alviverde chegou a vitória nos acréscimos.


domingo, 27 de junho de 2021

Fluminense e Corinthians ficam no empate.

 Fluminense e Corinthians empataram em 1 a 1, agora  a tarde, no estádio de  São Januário, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. O empate leva o Fluminense a 10 pontos ganhos na classificação. Por sua vez, o Corinthians permanece com 09 pontos.

O primeiro tempo foi bastante disputado, O Corinthians teve aproximadamente  60 % de posse de bola durante o primeiro tempo. Os corintianos fizeram uma marcação cerrada e tentaram dificultar a sida de bola do Fluminense nos primeiros 45 minutos.

Contudo, o Fluminense teve as chances mais claras de gol no primeiro tempo. Os cariocas criaram chances em jogadas pelo meio campo e incomodaram a defesa corintiana durante a maior parte do primeiro tempo. O Corinthians teve a maior posse da bola. Mas o Fluminense criou mais chances de gol no primeiro tempo. Contudo, os corintianos terminaram o primeiro tempo vencendo por 1 a 0.

O Fluminense voltou melhor no segundo tempo. Os cariocas tiveram maior posse de bola e volume de jogo. Mesmo com um jogador a menos, os cariocas continuaram pressionando os corintianos no segundo tempo. Os cariocas chegaram ao gol de empate e tiveram um gol anulado por impedimento. O Fluminense dominou a maior parte do segundo tempo.

Os corintianos apenas ganharam folego nos minutos finais do jogo. Que seguiu em igualdade no placar até o apito final.


O Futebol no Brasil.

A versão mais plausível, nem por isso confirmada oficialmente, para a origem do futebol no Brasil, e a da pelada para a princesa Isabel ver. Mas no Brasil ficou decretado e documentado que Charles Muller, filho de pai inglês e mãe brasileira, nascido no bairro do Brás em São Paulo, é o cara.

E o cara ainda menino quando, com apenas 9 anos, foi estudar na Europa. Na Inglaterra, é claro. Em Southampton, mais precisamente. Na Bannister Court School, descorbriu e se apaixonou pelo futebol. Viajou em busca de livros e conhecimentos. Voltou para casa com apenas duas também livro  e conhecimentos . Voltou para casa com bolas na bagagem, ambas na marca Shoot Nipper, apelido que Charles ganhou entre britânicos, trouxe também um livro de regras básicas.

O retorno ao Brasil aconteceu no dia 18 de Fevereiro de 1894. Fazia calor senegalês em São Paulo. Charles Muller foi a luta, Precisava arrumar parceiros para seguir com seu maior desejo, que era apresentar o futebol aos brasileiros. Menos de um ano depois, no dia 14 de abril de 1895, ele conseguiu.

Podemos dizer que arrumou um amistoso: São Paulo Raiwway, ciomposto por funcionários da estrada de ferro e plor Charles, um atacante contra Companhia de Gás. Ganhou, evidentemente, o time do dono da bola : 4 a 2. Não há registros bde súmula. Mas foi ali, num campo improvisado na região da Várzea do Carmo, que a bola rolou, oficialmente, em terras brasileiras. Charles Muller, enfim conseguira. E, graças a ele, nascia a maior paixão popular no país.

No link á seguir, no site campeões do futebol, você acompanha os campeões e vice campeões de vários campeonatos de futebol pelo Brasil e pelo mundo. https://www.campeoesdofutebol.com.br/competicoes.htm

Imagem : Site We Are Joga.

 

Fonte das Informações : Livro Almanaque do Futebol dos Jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona.





O Futebol já foi assim. China TSU -CHU e " bola no muro".

 Uma diferença sutil. Em vez da bola, os crânios dos inimigos abatidos nas guerras. Assim teria nascido a ancestral futebol chinês .O tsu chu, durante o reinado do imperador Hung Ti. Os cranios foram substituídos por bolas de couro, que deveriam ser chutadas entre estacas fincadas no chão. Segundo consta, o jogo foi inventado pelo venerável Yang Tsé em 2197 AC, como forma de treinamento militar. Contudo, mulheres não podiam participar. O gol era uma pequena meta de cerca de 40 cm de largura entre dois bambus com 30 pés de altura.

Outro jogo parecido com o futebol era disputados por times de seis jogadores, que se enfrentavam com o objetivo de acertar a bola em uma abertura de 85 centímetros feita numa rede estendida entre dois postes de 10,5 centímetros. Uma ilustração de 1322 ac, mostra dois times em volta do gol. O buraco era chamado de " o olho proeminente" ou fengliuyan. A rede era chamada de wengzi. 

No link á seguir, no site campeões do futebol, você confere as histórias e conquistas dos principais clubes do mundo. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes_int.html

Fonte das Informações : Livro Almanaque do Futebol dos Jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona.

Imagem : Site We Are Joga.






Evolução da bola


A primeira bola de futebol era uma bexiga de porco, inflada a sopro, amarrada nas extremidades e envolta numa "embalagem" de couro preparada por sapateiros. Esse envolotório seguia a forma d a bexiga, ou seja, não era exatamente redondo. E muito frequentemente tinha botões para "fechar a bola. Em outras palavras, as primeiras bolas eram ovais.

Em 1862, a borracha indiana entrou em cena, permitindo a manufatura de bolas realmente redondas. No inicio, a novidade não apresentou o envoltório de couro. Muitos fabricantes mantiveram os botões por algum tempo até que "bolas sem botões" se tornaram manias nos anos 1880. Curioso notar que nas regras de 1863 não havia nada sobre ela, a bola. E, não por acaso, as bolas variavam em peso tamanho Inglaterra afora.

Em 1866, num encontro entre a FA e Sheffield Association uma bola foi eleita "padrão": a Lillyywhite numero 5. Essa bola depois passoua a ser utilizada na FA Cup e consagrou " number 5" como tamanho oficial da bola de futebol - por mais que na Europa se utilizasse uma bola número 4 até 1940.

Feitas as medidas, determinou -se que a bola deveria ter entre 68 a 70 cm de circunferência ( entre 27 a 28 polegadas), o que foi oficializado em 1883. Em 1889, foi a vez do peso : A bola deveria ter entre 340 e 420 gramas. Em 1937, ela pode engordar - passou a ficar entre 410 e 450 gramas ( entre 14 e 16 onças), medida que permanece até hoje.

Agora leitor (a). Confira no link á seguir, no site campeões do futebol, as histórias e conquistas dos clubes brasileiros. Os clubes estão em ordem alfabética. Clique e procure seu clube. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site We Are Joga.

 Fonte das Informações : Livro Almanaque do Futebol dos Jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona.


Marx Verstappen vence Grande Premio da Estiria

 O holandês Marx Verstappen venceu agora pouco, o Grande Premio da Estiria  de Formula 1. O britânico Lewis Hamilton chegou em segundo e o finlandês Valtteri Bottas completou o pódio em terceiro.

Com o triunfo, Verstappen chegou a marca de 14 grandes prêmios na sua carreira. Na classificação do mundial, Verstappen tem 156 pontos contra 138 de Hamilton.

Largando na pole, Verstappen manteve um ritmo constante nas primeiras voltas. O holandes soube abrir vantagem no começo da corrida, fazendo voltas muito consistentes.

Na décima quarta volta, Verstappen já abria aproximadamente tres segundo de vantagem para Hamilton, que vinha em segundo. Verstappen abriu cinco segundos para Hamilton nas voltas seguintes.

Hamilton parou nos boxes na volta 29, a Mercedes fez uma ótima troca de pneus. Verstappen parou na mesma volta e retornou a pista com cinco segundos da vantagem para Hamilton.

Verstappen seguia dominando a corrida, o holandês tinha aproximadamente 15 segundos de vantagem para Hamilton. Hamilton começou a poupar os penus nas dez ultimas voltas da corrida, visando marcar pontos com o segundo lugar.

Ainda assim, o heptacampeão levou um ponto extra pela volta mais rápida. O monagesco Charles Leclerc foi escolhido o piloto do dia pelos fãs. O piloto da Ferrari fez uma espetacular corrida de recuperação, chegando na sétima colocação. Carlos Sainz, também piloto da Ferrari, terminou em sexto. 

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Corinthians faz boa exibição e vence o Sport.

O Corinthians venceu o Sport por 2 a 1, ontem a noite, na Néo Química Arena, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado leva o Corinthians a 08 pontos na classificação do campeonato nacional. O Sport, por sua vez, permanece com 04 pontos.

O Corinthians dominou o primeiro tempo. Os corintianos fizeram uma marcação alta e encurralaram os pernambucanos nos primeiros 45 minutos de jogo. Os corintianos mantiveram o ritmo mesmo após abrirem o placar ainda no primeiro tempo. No segundo tempo, o time corintiano soube administrar o jogo e sair com velocidade nos contragolpes. Foi a melhor exibição alvinegra sob a batuta do técnico Silvinho.

O Sport foi dominando nos primeiro tempo. O time pernambucano errou muitos passes e foi presa fácil para a marcação corintiana no primeiro tempo. Os pernambucanos escaparam de sair perdendo por um placar ainda mais elástico nos primeiros 45 minutos. Contudo, o Sport melhorou no segundo tempo. Os pernambucanos passaram a encaixar melhor as jogadas, e consequentemente, incomodaram mais a defesa corintiana na etapa final. 


Grêmio e Santos empatam em jogo disputado.

Grêmio e Santos empataram em 2 a 2, ontem a noite, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro. O empate leva o Grêmio a 01 ponto na classificação do campeonato nacional. O Santos vai a 08 pontos.

O jogo foi bastante disputado no primeiro tempo. O Grêmio conseguiu marcar a saída de bola santista e impôs uma forte marcação nos primeiros trinta minutos. O time gaúcho conseguiu dois gols no primeiro tempo, em saída rápida nos contragolpes.

O Santos teve aproximadamente 60 % de posse de bola no primeiro tempo. Os santistas conseguiram ter um toque de bola refinado e erraram poucos passes no primeiro tempo. Os jogadores mais técnicos do time santista deram um bom volume de jogo durante o primeiro tempo.

O Grêmio dominou o jogo nos primeiros vinte minutos do segundo tempo. Os gaúchos fizeram uma marcação alta e encurralaram os santistas nos primeiros vinte minutos do segundo tempo. Contudo, os santistas passaram a ter do domínio do jogo á partir dos vinte minutos.

O time santistas equilibrou o jogo criando jogadas ofensivas e praticamente não errando mais passes no campo ofensivo. O jogo se manteve sempre muito equilibrado até o apito final.



quarta-feira, 23 de junho de 2021

Bragantino vence Palmeiras e assume a liderança do campeonato.

 O Red Bull Bragantino venceu o Palmeiras por 3 a 1, agora a noite, pelo Campeonato Brasileiro. Com 14 pontos, o Bragantino assume a liderança do campeonato. O Palmeiras, por sua vez, permanece com 10 pontos. O Bragantino foi superior nos primeiros trinta minutos do primeiro tempo. O time de Bragança paulista fez uma marcação alta e encurralou os palmeirenses no campo defensivo nos primeiros trinta minutos.

Contudo, os palmeirense passaram a ter uma certa superioridade á partir dos trinta minutos do primeiro tempo. Os alviverdes passaram a ser mais criativos no meio campo e com uma saída rápida de jogo Contudo, o Bragantino fez 2 a 0 no primeiro tempo.

Os palmeirenses seguiram melhores no segundo tempo. O time palmeirense teve maior posse da bola, mas não conseguia chegar ao gol adversário. Melhores em campo, os alviverdes descontaram o placar aos vinte minutos do segundo tempo.  Os palmeirense passaram a pressionar mais. Contudo, o Bragantino fez o terceiro gol.]

Com 3 a 1 no placar, o time de Bragança soube administrar o jogo com uma boa marcação. Os palmeirenses perderam a intensidade e o time de Bragança segurou o placar até o apito final.


São Paulo empata com Cuiabá e segue na zona de rebaixamento

O São Paulo empatou em 2 a 2, agora a noite, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado mantem ambos com três pontos na tabela, mas o tricolor paulista segue na zona de rebaixamento.

O São Paulo teve maior posse da bola no primeiro tempo. Os dez minutos iniciais foram de aproximadamente 80% de posse de bola. Os são paulinos abriram o marcador aos 17 minutos de jogo. Contudo, o Cuiabá chegou ao empate seis minutos depois. O time são paulino se desorganizou em campo após o gol sofrido.

O Cuiabá passou a sair mais para o jogo e incomodou a defesa são paulina. O Cuiabá chegou a virada ainda no primeiro tempo, aos 38 minutos. O Cuiabá passou a dominar o jogo a ter maior posse da bola. Porém, os são paulinos empataram ainda no primeiro tempo.

O time são paulino saiu mais par o jogo no segundo tempo. Os são paulinos tiveram mais posse da bola e mandaram duas bolas na trave no segundo tempo. Os são paulinos dominaram o jogo até os trinta minutos do segundo tempo. Contudo, o Cuiabá acertou e marcação e controlou o jogo até o apito final. 

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Números dos principais clássicos brasileiros.

 Fonte : Wikipédia, a enciclopédia livre.


128 vitórias do Corinthians

130 vitórias do Palmeiras 

113 empates.


133 vitórias do Corinthians 

109 vitórias do Santos 

98 empates


131 vitórias do Corinthians

106 vitórias do São Paulo

111 empates.


109 vitórias do Palmeiras

111 vitórias do São Paulo

108 empates.


105 vitórias do Santos

140 vitórias do Palmeiras

87 empates.


106 vitórias vitórias do Santos

135 vitórias do São Paulo

74 empates.


159 vitórias do Flamengo

134 vitórias do Fluminense

140 empates.


156 vitórias do Flamengo

138 vitórias do Vasco 

118 empates.


112 vitórias do Botafogo

138 vitórias do Flamengo

124 empates.


Versão Botafogo.

134 vitórias do Fluminense

121 vitórias do Botafogo

110 empates.


Versão Fluminense

139 vitórias do Fluminense

124 vitórias do Botafogo

119 empates.


93 vitórias do Botafogo

145 vitórias do Vasco

100 empates.


122 vitórias do Fluminense

149 vitórias do Vasco

107 empates.


Versão do Atlético Mineiro

207 vitórias do Atlético

171 vitórias do Cruzeiro

137 empates.


Versão do Cruzeiro.

195 vitórias do Atlético

170 vitórias do Cruzeiro

132 empates.


'115 vitórias do América Mineiro

204 vitórias do Atlético

102 empates.


105 vitórias do América Mineiro 

158 vitórias do Cruzeiro

112 empates.


138 vitórias do Gremio

157 vitórias do Internacional 

137 empates.


187 vitórias do Bahia

148 vitórias do Vitória

153 empates.


196 vitórias do Ceará

181 vitórias do Fortaleza

208 empates.


196 vitórias do ABC

177 vitórias do América

170 empates.


204 vitórias do Nautico

213 vitórias do Sport

159 empates.


234 vitórias do Sport

169 vitórias do Santa Cruz

160 empates.


203 vitórias do Santa Cruz

171 vitórias do Náutico

156 empates.


265 vitórias do Remo

238 vitórias do Paysandu

257 empates.


136 vitórias River (Piauí)

117 vitórias Flamengo (Piauí)

109 empates.


No link abaixo, no site campeões do futebol, você confere a história e conquistas de clubes brasileiros. Os clubes estão em ordem alfabética. Clique e procure seu clube torcedor brasileiro. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site da Confederação Brasileira de Futebol.

 



domingo, 20 de junho de 2021

Santos vence São Paulo no clássico paulista.

 O Santos venceu o São Paulo por 2 a 0, agora a noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória no clássico leva o Santos a 07 pontos na classificação do campeonato nacional. O São Paulo com apenas 02 pontos, permanece sem vencer e na zona do rebaixamento. 

Os dois time fizeram um bem disputado na maior parte do primeiro tempo. Os times fizeram uma marcação alta e não deixaram o adversário jogar na maior parte do primeiro tempo. Os time marcaram muito e os goleiros trabalharam pouco na maior parte do primeiro tempo. Contudo, o Santos abriu o placar ainda no primeiro tempo e passou a mandar no jogo.

Os santistas passaram a incomodar a defesa são paulina com um jogo mais veloz. Por outro lado, os são paulinos tiveram mais facilidade para contra atacar. Os santistas acabaram fazendo o segundo gol ainda no primeiro tempo.

O jogo foi mais movimentado no segundo tempo. Os são paulinos tentaram sair mais para o jogo. Contudo, os santistas não se limitaram na defesa. Contudo, os santistas passaram a ter o controle do jogo durante o segundo tempo. Os são paulinos não se encontraram na criação de jogadas e foram presa facil para a defesa santista. 

Os santistas apenas administraram o jogo até o final. 

Bahia e Corinthians empatam em jogo amarrado.

Bahia e Corinthians empataram em 0 a 0, agora a tarde, no estádio Pituaçu, pelo Campeonato Brasileiro. O empate leva o Bahia a 09 pontos ganhos na classificação. O Corinthians permanece com 05 pontos .

O jogo foi bastante travado no primeiro tempo. Os times erraram poucos passes e se posicionaram muito bem em campo. Mas, entretanto, os dois times se anularam ofensivamente com uma boa marcação. O jogo foi bastante amarrado no primeiro tempo e o nenhum dos dois times criou nenhuma chance de gol nos primeiros 45 minutos de jogo.

O Corinthians foi um pouco melhor nos primeiros trinta minutos do segundo tempo. Os corintianos passaram a ter mais velocidade e incomodaram a defesa do Bahia. O goleiro do tricolor baiano fez ótimas defesas e evitou o gol corintiano nos primeiros tinta minutos do segundo tempo. 

O Bahia passou a melhorar no jogo á partir dos trinta minutos do segundo tempo. O tricolor baiano impôs sua melhor condição técnica, passando a incomodar a defesa corintiana  Os jogadores mais técnicos do Bahia passaram a aparecer mais no jogo. O goleiro Cássio fez ótimas defesas quando exigido pelo ataque do tricolor baiano. 

Nos últimos minutos, os dois time sentiram o cansaço e o jogo caiu de intensidade. E o jogo terminou em um empate sem gols. 

Palmeiras vence América Mineiro no Allianz Parque,

 O Palmeiras venceu o América Mineiro por 2 a 1, agora a tarde, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória leva o Palmeiras a 10 pontos na classificação do campeonato nacional. O América permanece com apenas 01 ponto ganho, na zona do rebaixamento.

O jogo começou bem disputado no segundo tempo. Contudo, o time mineiro era mais perigoso. O América chegou a finalizar quatro vezes contra o gol palmeirense nos primeiros minutos de jogo. O América acabou abrindo o marcador ainda no primeiro tempo.

O time mineiro era mais perigoso nos contragolpes. O goleiro Jailson defendeu um pênalti e impediu que o América aumentasse a vantagem no primeiro tempo.

Contudo, os palmeirenses voltaram melhor no segundo tempo. O time palmeirense chegou a fazer nove finalizações a gol. Os palmeirenses chegaram a mandar uma bola na trave no segundo tempo. Com dois gols do atacante William, os palmeirenses viraram o marcador na etapa final. 

Marx Verstappen vence Grande Premio da França

 O holandês Marx Verstappen venceu agora pouco, o Grande Premio da França de Formula 1. O britânico Lewis Hamilton chegou em segundo e o mexicano Sergio Perez. Com a vitória, Verstappen chegou a marca de 13 grandes prêmios na sua carreira.

Logo na largada, Hamilton se mostrou arrojado e ultrapassou Verstappen. Hamilton começou a fazer voltas extremamente consistentes, abrindo a maior vantagem possível nas primeira voltas da corrida.   O australiano Daniel Ricciardo, que já havia ultrapassado seu companheiro Lando Norris, acaba ultrapassando o espanhol Fernando Alonso, na briga pela oitava colocação.

Ricciardo seguia uma bela corrida e acaba superando o monagesco Charles Leclerc. Valtteri Bottas acabou parando na volta 18 . A Mercedes pediu para que o finlandês aumentasse seu ritmo para segurar Verstappen. 

Na sequencia, Verstappen parou nos boxes e voltou a frente de Bottas. Na sequencia, Hamilton parou nos boxes e voltou atrás de Verstappen. Hamilton tentou pressionar Verstappen nas voltas seguintes, mas não obteve sucesso.

Hamilton acabou reassumindo a liderança após uma nova parada de Verstappen para a troca de pneus. Verstappen voltou a pista atrás de Bottas e Hamilton, na terceira colocação. Bottas não resistiu a pressão de Verstappen e acabou sendo superado.

Hamilton não cometeu nenhum erro, sabendo poupar os pneus para chegar mais inteiro para o final da corrida, Contudo, Verstappen vinha cada vez mais rápido. O holandês foi arrojado e ultrapassou Hamilton na penúltima volta para vencer a corrida. . 

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Fluminense vence Santos no Rio de Janeiro.

 O Fluminense venceu o Santos por 1 a 0, ontem a noite, no estádio Mario Filho, no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro. O Fluminense sobre para oito pontos na classificação do campeonato nacional. O Santos permanece com quatro.

O time carioca começou pressionando o Santos no primeiro tempo. Os cariocas fizeram uma marcação alta e não permitiram que a defesa santista conseguisse sair jogando.

Contudo, os santistas se ajeitaram na partida e começaram a tomar conta do jogo á partir dos vinte minutos. Os santistas começaram a tocar a bola e a dominar o jogo no primeiro tempo. Os santistas criaram pelo menos três chances claras de gol durante o primeiro tempo.

O Fluminense abriu o placar logo no começo do segundo tempo. Os cariocas até tentaram apertar os santistas na marcação. Entretanto, os santistas voltaram a ter o controle de jogo no segundo tempo.

Os cariocas se fecharam na defesa para jogar nos contragolpes. Os santistas tiveram muita posse de bola no segundo tempo e desperdiçaram boas chances de empatar. Os cariocas conseguiram se defender com competência e seguraram o resultado até o apito final.

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Palmeiras vence Juventude e alivia pressão interna

O Palmeiras venceu o Juventude por 2 a 0, ontem a noite, em Caxias do Sul, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória leva o Palmeiras a 07 pontos no campeonato, enquanto o Juventude permanece apenas com 02 pontos na classificação.

 O Palmeiras teve o domínio do jogo no primeiro tempo. Os palmeirenses tiveram mais posse de bola e procuraram propor mais o jogo. Os palmeirense tiveram aproximadamente 60 % de posse de bola no primeiro tempo. Contudo, o time palmeirense não conseguiu criar jogadas ofensivas no primeiro tempo. O time palmeirense parou na marcação dos gaúchos e não criou chances de gol nos primeiros 45 minutos.

O Juventude foi muito; competente no primeiro tempo. O time gaúcho se posicionou na defesa e neutralizou o ataque palmeirense no primeiro tempo. Os gaúchos souberam fechar os espaços durante o primeiro tempo, não deixando os palmeirense finalizar contra o seu gol durante os primeiros 45 minutos de partida.

O segundo tempo vinha sendo da mesma maneira. O Palmeiras tinha maior posse de bola. Contudo, o Juventude se defendia com excelência e  não deixava os palmeirenses finalizarem contra o seu gol nos primeiros minutos do segundo tempo. O jogo mudou após os palmeirenses abrirem o placar com um gol contra dos gaúchos.

O Juventude se desorganizou em campo, dando espaços aos palmeirenses.  Mesmo sem ser brilhante, os palmeirenses chegaram ao segundo gol e definiram o jogo. 

São Paulo tem jogador expulso e empata com a Chapecoense.

O São Paulo empatou em 1 a 1, ontem a noite, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O empate levou os dois times aos dois pontos ganhos no campeonato nacional. 

O São Paulo soube controlar o jogo durante o primeiro tempo. Os são paulinos tiveram aproximadamente 60 % de posse de bola, abrindo o placar logo aos 13 minutos de jogo. Os são paulino seguiram tendo o domínio territorial do jogo no primeiro tempo. Após os trinta minutos de jogo, os são paulinos tiveram aproximadamente 80 % de posse de bola. Contudo, o jogo mudou completamente aos 39 minutos de jogo, o São Paulo teve Nestor expulso.

A Chapecoense aproveitou o fato de ter um jogador a mais em campo e passou a ter mais velocidade na saída de bola. Ainda no primeiro tempo, Tiago Volpi evitou o gol de empate dos catarinenses.

O técnico Hernan Crespo tentou aumentar o poder de marcação do time são paulino segundo tempo. Contudo, os catarinenses souberam aproveitar a vantagem de ter um jogador a mais em campo. O time catarinense pressionou no segundo tempo, chegando ao gol de empate aos 28 minutos.

Os são paulinos se desorganizaram em campo e deram espaços aos catarinenses. O time catarinense teve chances de virar o marcador. O jogo ficou mais tenso nos minutos finais, e a igualdade no marcador persistiu até o apito final. 

Bragantino vira a partida e vence o Corinthians.

O Bragantino venceu o Corinthians por 2 a 1, ontem a noite, na Neo Química Arena , em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória leva o Bragantino a 08 pontos no campeonato, enquanto o Corinthians permanece com 04.

O Corinthians abriu o marcador aos 18 minutos, com gol de Roni. O Corinthians até começou bem nos primeiros minutos do primeiro tempo. Entretanto, o Bragantino começou a dominar o jogo á partir dos vinte minutos. O time de Bragança passou a fazer uma marcação alta e encurralou os corintianos no campo defensivo até o final do primeiro tempo. Contudo, os corintianos ainda terminaram o primeiro tempo vencendo por 1 a 0.

O Bragantino voltou melhor no segundo tempo, conseguindo o empate logo aos seis minutos. O time de Bragança foi o senhor do jogo durante o segundo tempo. Os visitantes tiveram aproximadamente 60 % de posse de bola e finalizaram 22 vezes contra o gol de Cássio no segundo tempo.

Os corintianos não conseguiram conter o ataque do time de Bragança e tão pouco fizeram uma boa marcação defensiva durante o segundo tempo. O time de Bragança seguiu dominando o jogo e chegou ao gol da vitória aos 39 minutos. O time de Bragança soube controlar o jogo até o final e conseguiu tres pontos importantes jogando fora de casa. 

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Regras de futebol.

O futebol que havia nascido em 1863, era um jogo muito parecido com o futebol de hoje. Dois times jogavam um contra o outro, tentando levar a bola até o gol defendido pelo time adversário. O objetivo era fazer com que abola ultrapassasse uma certa linha. Em outras palavras, há mais traduções que vem para o bem  .Sim leitor (a). Imaginemos um locutor atual esgarçando as suas cordas vocais para narrar "driblou o primeiro, chutou é objetivo .Objetivooooo".

O futebol se desenvolveu por que os primeiros dirigentes perceberam que preservar e unificar as regras era fundamental. Mas as regras eram outras. No começo, o campo sequer era demarcado. Em 1865, o travessão era uma fita. E o arbitro simplesmente não existia naquele tempo. O cavalheirismo presumia poucas duvidas - portanto, não parecia necessário ter um arbitro para decidir se tinha ou não tinha sido falta no lance em questão. As faltas deveriam ser poucas - um cavalheiro inglês nunca deveria cometer qualquer infração.

Mas as coisas mudaram quando as competições começaram a valer alguma coisa. Já no final da primeira FA Cup, a FA achou por bem designar um arbitro e dois auxiliares. O detalhe é que cada time indicava dois auxiliares, nem sempre sendo reconhecida a imparcialidade dos mesmos. Sendo assim leitor (a), era necessária a presença do arbitro para arbitrar as decisões.

Regras de 1863.

O campo poderia ter até 200 jardas ( 182, 888) metros de comprimento e 100 jargas de largura (91) metros. Os limites do campo deveriam ser marcados com bandeiras . O gol seria marcado com duas traves de 8 jargas ( 7,28) metros. de distancia entre eles. Não haveria limites de altura.

Um sorteio para a escolha dos lados deveria ser efetuado e a saida da bola se dava no meio campo .Os dois time deveriam ficar a 10 jargas ( 9,14) metros da bola.

A cada gol os times trocariam de lado.

Um gol era marcado quando a bola passava entre os postes ou sobre o espaço entre eles ( em qualquer altura), sem ser arremessada, parada ou carregada.

Para a bola voltar ao jogo, o primeiro jogador a toca-la deveria arremessa-la do ponto da linha lateral em que a bola tivesse deixado o campo. A bola somente estaria em jogo quando tocasse o chão.

Quando um jogador chutasse qualquer jogador do mesmo time que estivesse mais perto da linha da meta do oponete etava fora de jogo e não poderia tocar a bola e nem atrapalhar um adversário que pretendesse toca-la.

Se bola ultrapasasse a linha de fundo, ela pertenceria ao time que a tocasse primeiro. Se o time que estivesse defendendo tocasse primeiro na bola teria um tiro livre na linha do gol. Se o time que estivesse no ataque a tocasse primeiro, teria um tiro livre a 15 jargas ( 13,71) metros do gol.

Se um jogador agarrasse firmemente a bola, ele poderia bater um tiro livre do ponto em que a recebesse assim que pedisse o fair cach marcando com seu calcanhar o local. Para bater esse tiro livre, ele poderia tomar a distancia que quisesse e nenhum adversário poderia atrapalha-lo.

Não era permitido correr com a bola.

Derrubar ou atingir adversário não era permitido. Tão pouco segurar as mãos para agarrar ou empurrar um jogador adversário.

Não era permitido passar a bola com as mãos.

Não era permitido pegar a bola no chão com as mãos.

Não era permitido passar a bola ou arremessa-la após um fair catch ou se o jogador segurasse a bola após um quique.

Não era permito usar as travas, placas de ferro ou guttapercha ( um latex rigido) nas solas ou calcanhares dos sapatos.

A evolução das regras.

1815. As regras do eton college.

1848. As regras do cambridge.

1863. Fundação da FA e a primeira tentaiva de unificação das regras.

1865. Uma corda ou fita é colocada para delimitar a altura das traves.

1869. Nasce o tiro de meta.

1867. Nasce a lei do impedimento.

1871. O goleiro pode usar as mãos em uma area restrita. Finais da FA Cup tem os primeiros árbitros.

1873. Surge o escanteio.

1874. A fita ou corda é substituída pelo travessão de madeira. As trocas de lado passam a ocorrer após 45 minutos de partida, e não mais após  cada gol.

1877. Jogo se limita a 90 minutos.

1882. Surge o arremesso lateral com as mãos.

1891. Instituição do pênalti e modificação das marcações de campo. O arbitro ganha poder total sobre uma partida de futebol. As redes são usadas pela primeira vez.

1902. Instituição; da grande área. Criação das novas marcações no gramado e da marca do pênalti.

1905. Os goleiros tem que se manter na linha do gol na cobrança de pênalti.

1912. Os goleiros somente podem segurar a bola com as mão na grande área e não em todo o campo do seu time.

1913. O escanteio tem que ser cobrado por outro jogador.

1925. Muda a lei do impedimento. Dois jogadores são necessários para dar condição de jogo ao adversário . E não mais três.

1927. As faltas somente podem ser cobradas para o gol.

1937. A meia lua da grande área é criada para permitir um caminho livre ao cobrador de pênalti.

1979. O arbitro deve levantar a mão para apontar uma falta indireta.

1980. Cuspir nos árbitros ou no jogador adversário passa a ser considerado uma conduta violenta. Os jogadores tem que ficar fora da área nos tiros de meta.

1982. Os bandeirinhas passam a indicar os escanteios, laterais e anunciar as substituições. O goleiro não pode dar mais que três passos com a bola na mão.

1986. O cobrador de pênalti deve ser claramente identificado.

1988. As traves devem ser brancas.

1990. As caneleiras nos jogadores passam a ser obrigatórias. Os goleiros não podem mais seguras a bola recuada intencionalmente com os pés. Os jogadores na mesma linha dos adversários deixam de estar em impedimento. A vitória passa a valer tres pontos nos campeonatos. A falta que impede uma chance clara de gol deverá ser punida com a expulsão do jogador.

1993. O técnico poderá dar instruções durante uma partida com a criação da area tecnica.

1994. A terceira substituição passa ser permitida, mas somente para o goleiro.

1995. A terceira substituição também é liberadas para os jogadores de linha.

1996. Caso a vantagem dada pelo arbitro não se concretize. Deverá ser marcada a falta original.

1997. O bandeirinha se torna um arbitro auxiliar. O jogador deverá deixar o campo caso esteja sangrando. O gol pode ser marcado diretamente do pontapé inicial. A bola está em jogo quando se move. Será marcada falta indireta caso o goleiro segure a bola com as mão após a cobrança de um lateral. O goleiro tem entre 5 a 6 segundos para repor a bola. O goleiro pode se mexer sobre a linha na hora da cobrança de um penalti,

1998. Carrinho por trás deverá ser punido com a expulsão do jogador.

1999. Qualquer simulação de falta deverá ser advertida como atitude antidesportiva. O arbitro reserva pode conferir equipamentos e informar ao arbitro a respeito de condutas impróprias.

2000. Os árbitros auxiliares ganham maior autonomia para marcar infrações. Em disputas por penaltis, os times devem contar com o mesmo números de jogadores.

2005. O auxiliar somente poderá assinalar impedimento quando o jogador participar claramente da jogada.

2006. Os árbitros deverão ser mais rigorosos com simulações e "cera".

2007. Fica proibida a exibição de camisas com conteúdo politico, religioso ou pessoal.

2009. Fica autorizada a utilização de mais auxiliares nas partidas de futebol. Se um jogador deixar o campo sem a autorização do arbitro, será considerado como se estivesse na linha de fundo, dando condições de jogo. Os treinadores não mais precisam voltar ao banco de reservas após darem as instruções na área técnica.

Confira agora, no link á seguir, no site campeões do futebol, a histórias dos principais clubes do mundo.  https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes_int.html

Fonte das Informações . Livro Almanaque do Futebol dos Jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona .

Imagem : Site We Are Joga.

 




O origem do Futebol.

No dia 23 de Outubro de 1963, os representantes de 12 clubes  e escolas se reuniram em freemasons tavern great queen street no centro de Londres. O objetivo do encontro era definir regras comuns para aquele esporte que praticavam com uma bola de couro. Era divertido, mas cada escola insistia em jogar de um modo. Em uma delas, chutes na canela eram permitidos. Em outra, agarrar pelo pescoço era uma boa tática. Em suma, não era uma tarefa facil.

Desde 1848, em Cambridge, as escolas inglesas vinham tentando uniformizar as regras daquele jogo chamado "football". Mas somente naquela manhã londrina de outubro haveria consenso. Nascia ali o esporte mais popular do mundo.

Não que tenha sido uma conversa amistosa. Uma escola, Blackhealth, não aceitou que o chute abaixo do joelho fosse considerado falta e abandonou a reunião. As 11 escolas que ficaram em campo fundaram a primeira entidade dirigente do futebol mundial - a Football Association - sob a direção do primeiríssimo cartola Ebenzer Cobb Morley. Quatorze regras foram definidas para que o futebol fosse praticado, Morley e os outros ingleses que estavam reunidos naquela taverna nem imaginavam o quão universal era a semente que plantavam.

Algumas disputas sobre as regras persistiram até a metade da década de 1880, quando a associação inglesa fez um convite a suas irmãs britânicas - as associações galesa, escocesa e irlandesa. O convite para tornar as regras homogêneas significou o nascimento da International Football Association Board (IFAB), a guardiã das regras do jogo. Até hoje, as associações britânicas tem assento cativo na IFAB.

Preservar e unificar as regras era fundamental por que o futebol não tinha mais fronteiras. Em 1872, Inglaterra e Escócia já haviam disputado um "amistoso" que havia inaugurado a vocação internacional da bola ( o jogo foi acompanhado por cerca de quatro mil espectadores, acabou em empate em 0 a 0). Era uma época em que sol não se punha sobre a coroa da rainha. A Inglaterra era uma potencia global, o que ajudava a espalhar o futebol por todo o planeta.

Quando o século XX começou, o futebol não era mais patrimônio britânico. Em 1904, sete associações do continente europeu. se reuniram, em Paris, para fundar a Fedération Internationale de Football Association, FIFA para os íntimos. França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça assentaram os pilares da organização que governaria o futebol mundial.

Os britânicos até ensaiaram uma preocupação inicial ao ver uma organização internacional querendo assumir as rédeas de um jogo que eles haviam inventado. Mas já em 1906, a FA Inglesa se associou a FIFA e o inglês Daniel Burley Wookfall, se tornou presidente da chamada " entidade máxima do futebol mundial". Em 1913, a FIFA se uniu a International Board - aqueles mesmos quatro: um inglês, um escocês, um irlandês, e um galês. Esse colegiado persiste até os dias de hoje.

Pouco mais de cem anos depois, o futebol se tornou o mais popular esporte do planeta. A FIFA é composta por nada menos que 208 federações associadas. Algumas delas não representam países- como as Ilhas Virgens americanas e Hong Kong, por exemplo. Mas, ainda assim, a marca é impressionante. Tornou-se clichê dizer que a FIFA tem mais filiados do que a ONU - mas é verdade. A ONU tem aproximadamente 192 países membros. 

Agora leitor (a), no link abaixo, no site campeões do futebol, você confere os campeões e vice campeões dos campeonatos de futebol.

https://www.campeoesdofutebol.com.br/competicoes.html

Imagem :  Site Dreamstime .

 

Fonte das Informações . Livro Almanaque do Futebol dos Jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona .

terça-feira, 15 de junho de 2021

Copa do Brasil.

A Copa do Brasil, é um campeonato nacional organizado pela Confederação Brasileira de Futebol ( CBF). A Copa do Brasil foi criada pela Confederação Brasileira de Futebol em 1989, reunindo os clubes dos 26 estados e do Distrito Federal. 

A Copa do Brasil começou com 32 clubes participantes, os campeões e vice campeões dos estados com melhor média de público. Contudo, nos dias de hoje, a Copa do Brasil apresenta 64 clubes. Os clubes que participam da Copa Libertadores da América ficam de fora da Copa do Brasil.

O que jamais mudou foi a forma de disputa. A Copa do Brasil é disputada em jogos eliminatórios, sempre no sistema de jogos de ida e volta. Nas duas primeiras fases, caso o clube visitante ganhe por diferença mínima de dois gols, ja estará classificado para a fase seguinte. A Copa do Brasil, que começou como uma experiência, já se tornou uma tradição no futebol brasileiro. A Copa do Brasil é tão abrangente, que deu espaços para surpresas. Criciúma em 1991, Juventude em 1999 , Santos André em 2004 e Paulista em 2005, foram campeões da Copa do Brasil. O clube campeão da Copa do Brasil, se classifica automaticamente a Copa Libertadores da América do ano seguinte.

 O clube campeão da Copa do Brasil recebe R$ 56 milhões e o clube vice campeão R$ 23 milhões.

Confira no link abaixo, na reportagem do  site campeões do futebol, a história e conquistas dos clubes brasileiros. Ao clicar no link, os clubes estão em ordem alfabética. 

https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site da Confederação Brasileira de Futebol.

Fonte das Informações . Livro Almanaque do Futebol dos Jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona .

Campeonato Brasileiro.

A Taça Brasil foi o nome utilizado pela antiga CBD, para designar os campeonatos nacionais de futebol no Brasil entre 1959 e 1968, quando o atual Campeonato Brasileiro de Futebol passou a ser denominando Taça de Prata.

Participavam da Taça Brasil as equipes campeãs estaduais de todo o país, porém as equipes mais fortes disputavam apenas as fases finais. Normalmente apenas uma equipe de cada estado disputava a competição, porém as edições de 1961, 1964, 1965 e 1966 contaram com dois representantes do futebol paulista, enquanto que em 1967 houve a participação de duas equipes mineiras. Em 1968, último ano da competição, nenhuma equipe paulista disputou a competição.

O atual Campeonato Brasileiro começou a ser disputado em 1971. O primeiro campeão foi o Atlético Mineiro . Antes foram organizados, a Taça Brasil, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa e o Torneio Rio São Paulo. Contudo, o atual Campeonato Brasileiro, integrou todos os clubes do país em uma mesmo campeonato.

Não foi facil fazer o Campeonato Brasileiro ser entendido pelos torcedores. A cada ano, a formula de disputa do Campeonato Brasileiro era mudada. Hoveram anos em que o regulamento do campeonato tinha que ser estudado, tamanha eram as complicações com chaves, grupos e cruzamentos.

Tudo ficou mais fácil  quando o sistema de pontos corridos passou a ser adotado em 2003.  A partir de 2003, o Campeonato passou a ser disputado no mesmo sistema. Pontos corridos, todos contra todos, com turno e returno. O clube que somar mais pontos é o campeão nacional da temporada no Brasil.

Embora haja saudade dos tempos dos mata matas decisivos de tempos antigos. Os torcedores já começam a se acostumar .Os torcedores brasileiros, aos poucos, se adaptaram ao campeonatos de pontos corridos.

Contudo, em 2010, a Confederação Brasileira de Futebol, reconheceu como títulos brasileiros, a Taça Brasil, disputada entre 1959 a 1968,  o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, disputado entre 1967 a 1969 e Taça de Prata de 1970. Fez isso com base num dossiê do grande pesquisador santista Odir Cunha, merecedor do maior respeito.

Confira no link abaixo, na reportagem do  site campeões do futebol, a história e conquistas dos clubes brasileiros. Ao clicar no link, os clubes estão em ordem alfabética. 

https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Fonte das Informações . Livro Almanaque do Futebol dos Jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona .

Imagem : Site da Confederação Brasileira de Futebol 






 

 

domingo, 13 de junho de 2021

Atlético Mineiro vence São Paulo em Belo Horizonte.

O Atlético Mineiro venceu o São Paulo por 1 a 0,  agora a tarde, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro. O Atlético vai a seis pontos, enquanto o São Paulo permanece apenas com um ponto.

O Atlético foi melhor no primeiro tempo. O time atleticano soube marcar melhor e sair com  velocidade nos contragolpes. Os mineiros finalizaram mais a gol e foram mais agressivos no primeiro tempo. O São Paulo teve maior posse de bola, mas atacou muito pouco no primeiro tempo. Os são paulinos pararam na defesa atleticana e ainda sofreram com os contragolpes atleticanos no primeiro tempo.

O São Paulo teve maior posse de bola nos primeiros trinta minutos do segundo tempo. Os são paulinos até acertaram melhor os passes, mais não conseguiram finalizar a gol. O time são paulino chegou a ter 71 % de posse de bola, mas não criou chances de gol durante o tempo em que teve o domínio territorial do jogo.

Os atleticanos souberam fazer uma ótima marcação  defensiva no segundo tempo. Os atleticanos fecharam os espaços e neutralizaram o ataque são paulino no segundo tempo. Os mineiros souberam valorizar a posse de bola a partir dos trinta minutos do segundo tempo, tendo maior controle da partida. E assim, os atleticanos garantiram a vitória simples até o apito final.



sábado, 12 de junho de 2021

Palmeiras e Corinthians ficam no empate.

 Palmeiras e Corinthians empataram em 1 a 1, agora a noite, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O time palmeirense abriu o marcador logo aos três minutos do primeiro tempo. Após o gol, os palmeirenses pouco produziram nos primeiros trinta minutos do primeiro tempo. Os alviverdes não criou jogadas de ataque e não pressionou a defesa corintiana na maior parte do primeiro tempo.

Atrás no placar, os corintianos saíram mais para o jogo. Os corintianos adiantaram seu time e tentaram buscar o gol de empate. mas criaram pouco no primeiro tempo. Nos primeiros vinte minutos, os corintianos finalizaram apenas uma vez, demorando a responder ao gol palmeirense.

Os alviverdes procuraram contra atacar no segundo tempo. Os palmeirense tiveram mais velocidade e incomodaram  a defesa corintiana nos contragolpes. Os corintianos tinham mais bola e tentavam pressionar a defesa palmeirense.

Os time se alternaram em chances de gol e o jogo ficou mais aberto. Após o gol de empate do Corinthians, os times passaram a atacar mais, buscando o gol da vitória. Nos últimos minutos, o jogo foi morno, sem chances de gol .

Santos empata sem gols com Juventude.

 O Santos empatou em 0 a 0 contra o Juventude , agora a noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo na maior parte do tempo, foi bastante sonolento. O Santos teve bastante dificuldade no primeiro tempo. Os santistas não conseguiram criar jogadas de ataque, mesmo tendo maior posse da bola.

O time santista foi lento na saída de bola e foi presa fácil para a marcação do time gaúcho. O Juventude soube se defender bem no primeiro tempo e anulou o ataque santista. Os gaúchos se fecharam com duas linhas de cinco jogadores e amarraram o ataque santista durante a maior parte do primeiro tempo.

O Santos manteve sua dificuldade no segundo tempo. Os santistas erraram muitos passes e não conseguiram furar a marcação do Juventude. Os santistas acabaram esbarrando nas limitações do elenco no segundo tempo.

O Juventude manteve seu time bem posicionando .Os gaúchos souberam se defender com excelência e não deixaram os santistas criarem jogadas ofensivas no segundo tempo. Embora se defendessem muito bem, o time gaúcho não conseguiu contra a atacar. 

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Grêmio empata com Brasiliense e segue na Copa do Brasil.

O Grêmio se  classificou as oitavas de final da Copa do Brasil, ao empatar em 0 a 0 contra o Brasiliense , agora  tarde no Distrito Federal. O Grêmio havia vencido a partida de ida por 2 a 0 em Porto Alegre. 

O time gremista foi superior nos primeiros vinte minutos do primeiro tempo. O tricolor gaúcho fez uma marcação alta e não deixou o time brasiliense sair do campo defensivo. O time gaúcho finalizou mais a gol a atacou mais nos primeiros vinte minutos do primeiro tempo.

Entretanto, o Brasilense passou a ter mais posse de bola á partir dos vinte minutos do primeiro tempo. Contudo, o time brasiliense não conseguiu criar chances de gol. O time de Brasília não conseguiu finalizar com perigo ao gol gremista, mesmo com maior posse de bola até o final do primeiro tempo.

O Grêmio foi superior durante os trinta primeiros minutos do segundo tempo. Os gremistas tocaram melhor a bola e chegaram com mais perigo no campo ofensivo. O time gaúcho impôs sua melhor qualidade técnica e soube controlar o jogo nos primeiros trinta minutos do segundo tempo.

O time brasiliense ficou com um jogador a menos á partir dos trinta minutos do segundo tempo. Os gremistas souberam aproveitar o fato de ter um jogador a mais e criaram mais chances claras de gol. Entretanto, o empate sem gols se manteve até o apito final. 


quarta-feira, 9 de junho de 2021

Atlético Goianiense segura empate contra Corinthians e segue na Copa do Brasil.

 O Atlético Goianiense empatou em 0 a 0 contra o Corinthians, agora a noite, no estádio do Dragão, em Goiânia, se classificando para as oitavas de final da Copa do Brasil. Além do prejuízo técnico, o Corinthians perde mais de R$ 2 milhões.

O Atlético soube controlar bem o jogo nos noventa e cinco minutos. O time goiano se posicionou com duas linhas de cinco jogadores e neutralizou o ataque corintiano. O time goiano soube fazer uma excelente marcação defensiva e trocar passes em velocidade. O Atlético praticamente não correu riscos durante todo o jogo e teve o controle absoluto da partida. O time goiano se mostrou um time bem treinado, com um excelente sistema defensivo e uma saída rápida nos contragolpes.

O Corinthians até teve maior posse de bola, mas foi inoperante em campo. Os corintianos erraram muitos passes e foram presa fácil para a marcação atleticana durante todo o jogo. O time corintiano se mostrou inoperante na parte ofensiva e não conseguiu criar praticamente nenhuma jogadas de ataque durante todo o jogo.  O time corintiano não tem qualquer criatividade, mostrando nenhuma capacidade ofensiva diante da defesa do Atlético. O técnico Silvinho terá que se adaptar rapidamente a realidade do elenco corintiano.

CRB vence nos pênaltis e elimina Palmeiras.

 O CRB conseguiu se classificar em pleno Allianz Parque. O time alagoano venceu o Palmeiras por 1 a 0, agora a noite, no Allianz Parque, em São Paulo, pela Copa do Brasil. O Palmeiras jogava pelo empate, pois havia vencido a partida de ida por 1 a 0.

O CRB abriu o placar logo aos cinco minutos de jogo. O time palmeirense adiantou suas linhas e encurralou os alagoanos. O goleiro do CRB fez excelentes defesas e segurou o placar durante o primeiro tempo. Além disso, a defesa do time alagoano ganhou todas as bolas pelo alto nos primeiros 45 minutos de jogo,

O time palmeirense manteve a pressão no segundo tempo. O goleiro do CRB seguiu fazendo excelentes defesas e segurava o placar. Os palmeirenses tiveram aproximadamente 72 % de posse de bola durante o segundo tempo. A defesa alagoana ganhou todas as bolas pelo alto e também ajudou a anular o ataque alviverde.

Contudo, o time palmeirense se desesperou á partir dos trinta minutos do segundo tempo. Os palmeirenses passaram a errar muitos passes e se desorganizaram em campo. O time alagoano esteve bem postado em campo e soube segurar a vitória no tempo normal. Nos pênaltis, o goleiro Diogo defendeu três cobranças e classificou o CRB a próxima fase da Copa do Brasil.

Brasil vence Paraguai e dispara na liderança das eliminatórias.

O Brasil venceu o Paraguai por 2 a 0, ontem a noite, no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, na capital do Paraguai, pelas eliminatórias sul americanas para a Copa do Mundo de 2022. A vitória leva a seleção brasileira a 18 pontos, contra 12 pontos da Argentina, que vem na segunda colocação.

A seleção brasileira foi superior no primeiro tempo. O time brasileiro se fechou com duas linhas de cinco jogadores e anulou o setor ofensivo do time paraguaio. A seleção brasileira abriu o marcador logo no começo do jogo. O g oleiro Ederson também se mostrou muito seguro quando acionado.

A seleção brasileira teve muita velocidade na saída de bola  e envolveu a defesa paraguaia com facilidade durante o primeiro tempo. O time brasileiro esteve muito seguro na parte defensiva nos primeiros 45 minutos.

A seleção brasileira esteve melhor durante os primeiros trinta minutos do segundo tempo. O time brasileiro envolveu a defesa paraguaia com extrema facilidade e criou pelo menos três chances claras de gol durante os trinta primeiros minutos do segundo tempo. A seleção brasileira teve claras oportunidades de fazer mais gols durante os trinta primeiros minutos do segundo tempo.

Contudo, a seleção paraguaia começou a tomar conta do jogo á partir dos trinta minutos do segundo tempo. A seleção paraguaia passou a ter maior posse de bola á partir dos trinta minutos do segundo tempo. Contudo, a seleção brasileira soube se alinhar com duas linhas de cinco jogadores na parte defensiva, não dando espaços ao time paraguaio. A seleção brasileira ainda fez o segundo gol no ultimo minuto de jogo, quebrando um tabu histórico de 36 anos sem vencer na capital paraguaia. 

terça-feira, 8 de junho de 2021

São Paulo goleia 4 de Julho e se classifica na Copa do Brasil.

O São Paulo goleou o 4 de Julho  por 9 a 1, agora a noite, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pela Copa do Brasil. O resultado classifica o tricolor paulista as oitavas de final da competição nacional.

O São Paulo soube explorar os espaços na defesa do 4 de Julho. O meio campo são paulino funcionou muito bem e os alas apoiaram constantemente o ataque. O atacante Luciano jogou muito bem no meio campo e foi uma boa opção ofensiva.  O time são paulino fez uma boa partida e não cometeu os erros da partida de ida. Outro destaque foi a qualidade do \zagueiro Miranda na saída de bola. Miranda deu uma qualidade excelente na saída de bola do campo defensivo. 

O 4 de Julho não se limitou a ficar na defesa. O time do Piauí abriu o marcador logo aos trinta segundo de jogo. Contudo, não repetiu atuação do jogo de ida. O 4 de Julho deu muitos espaços ao ataque são paulino e isso foi fundamental para a goleada sofrida. O 4 de Julho não soube compactar suas linhas, como havia feito no jogo de ida. Ao dar espaços ao ataque são paulino, o duelo se transformou em goleada. O time do Piauí cometeu um erro ao jogar de igual para igual contra o São Paulo.

Santos vence Cianorte e se classifica na Copa do Brasil.

 O Santos venceu o Cianorte por 1 a 0, agora a tarde, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pela Copa do Brasil. O resultado leva o time santista as oitavas de final da competição. 

O Cianorte começou melhor nos primeiros vinte minutos do primeiro tempo. O time paranaense jogou com suas duas linhas adiantadas, dificultando o jogo santista nos primeiros vinte minutos do primeiro tempo. O time paranaense, contudo, não soube levar o perigo ao gol santista quando era melhor em campo.

O time santista passou a controlar o jogo á partir dos vinte minutos. Os santistas passaram a acertar melhor os passes, levando mais perigo ao gol adversário. O gol santista ainda no primeiro tempo, aumentou ainda mais s superioridade dos donos da casa até o final do primeiro tempo.

O Cianorte melhor nos primeiros vinte minutos do segundo tempo. Os paranaenses criaram pelo menos duas chances clara de chegar ao gol de empate. O time paranaense teve mais velocidade pelos lados do campo e incomodou a defesa santista nos primeiros vinte minutos do segundo tempo.

Contudo, o Santos novamente controlou o jogo á partir dos vinte minutos do segundo tempo. As modificações do técnico Fernando Diniz deram mais criatividade ao time santista. O time santista criou pelo menos três chances claras de gol á partir dos vinte minutos do segundo tempo. Sem dificuldades, o time santista soube controlar o jogo até o apito final. 

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Palmeiras vence Chapecoense e se reabilita no Campeonato Brasileiro.

 O Palmeiras venceu a Chapecoense, ontem a note, por 3 a 1, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. A vitória reabilita o alviverde da derrota para o Flamengo na primeira rodada do Campeonato. A Chapecoense acumula sua segunda derrota em dois jogos no campeonato nacional.

O Palmeiras fez um primeiro tempo impecável na partida de ontem. O time palmeirense fez uma marcação alta e encurralou os catarinenses no campo defensivo.

O time palmeirense roubou a bola no campo ofensivo durante todo o primeiro tempo. Em apenas 14 minutos, o time palmeirense já vencia o jogo por 2 a 0. Os palmeirenses mantiveram o ritmo e continuaram roubando a bola no campo ofensivo. Aos 41 minutos do primeiro tempo, o alviverde fez 3 a 0.

A Chapecoense atacou mais no segundo tempo. Ainda que não criasse chances claras de gol, a Chape teve mais posse de bola e diminuiu o placar aos oito minutos da etapa final.

Contudo, os palmeirenses souberam fazer uma boa marcação defensiva e contiveram o ataque da Chape. O time palmeirense se posicionou com duas linhas de cinco jogadores, impedindo que os catarinenses chegassem ao seu gol durante o segundo tempo.

O jogo se encaminhou em marcha lenta durante o segundo tempo e os palmeirenses souberam administrar a vantagem até o apito final.

domingo, 6 de junho de 2021

Corinthians vence América e se reabilita no Campeonato Brasileiro.

 O Corinthians venceu o América por 1 a 0, agora a noite, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro. O Corinthians se reabilita da derroa na estreia para o Atléti.co Goianiense. O América sofre a sua segunda derrota em dois jogos.

O América começou melhor nos primeiros vinte minutos do primeiro tempo. O time mineiro teve mais velocidade na saída de bola e incomodou a defesa corintiana, ainda que não criasse chances clara de gol. O time mineiro jogou com suas linhas adiantadas e dominou o jogo nos primeiros vinte minutos.

Contudo, o Corinthians se arrumou defensivamente e passou a ser melhor no jogo á partir dos vinte minutos. O time corintiano passou a marcar melhor e a ter mais velocidade nos contragolpes. Os corintianos criaram pelo menos duas chances de gol durante o primeiro tempo. E ainda no primeiro tempo, os corintianos abriram um placar em uma cobrança de pênalti.

O América começou tendo maior posse de bola nos primeiros trinta minutos do segundo tempo. O time mineiro teve mais posse de bola, mas teve dificuldade em passar pela defesa corintiana. Os mineiros não transformaram sua maior posse de bola em chances de gol até os trinta minutos do segundo tempo.

Os corintianos conseguiram valorizar mais a posse de bola a partir dos trinta minutos do segundo tempo. Além de uma boa postura defensiva, os corintianos passaram a valorizar a posse de bola, impedindo que o América pressionasse seus sistema defensivo. Além disso, os corintianos contaram com uma grande defesa do goleiro Cássio nos minutos finais do jogo.

Sergio Perez vence Grande Premio do Azerbaijão.

O mexicano Sergio Perez, venceu agora pouco, o Grande Premio do Azerbaijão de Formula 1. O mexicano venceu o segundo grande premio na sua carreira.

O tetracampeão Sebastian Vettel terminou na segunda colocação, enquanto Pierre Gasly completou o pódio em terceiro. A largada foi absolutamente normal, os tres primeiros mantiveram suas posições no grid nas primeira voltas.

Hamilton ultrapassou Leclerc na terceira volta e assumiu a liderança da corrida. Hamilton fez voltas voadoras, deixando a briga entre Leclerc e Verstappen.  Verstappen acabou ultrapassando Leclerc na sexta volta, pulando para o segundo lugar.

Hamilton vinha mantendo a liderança da corrida até parar nos boxes. Hamilton voltou a pista apenas na quarta colocação. A Red Bull trabalhou bem nos boxes, deixando Verstappen na liderança da corrida.

Verstappen liderava a corrida com tranquilidade, caminhando para uma vitória certa. Contudo, um furo no pneu, fez Verstappen bater no muro.

Após a relargada, Sergio Perez acabou vencendo a corrida. 

 

Santos vence Ceará e se reabilita no Campeonato

O Santos venceu o Ceará por 3 a 1, ontem a noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. 

O jogo começou bastante disputado no primeiro tempo. Os dois times tiveram a posse de bola e atacaram bastante durante boa parte do primeiro tempo. Jogando ofensivamente, os dois times se alternaram muito em chances de gol durante o primeiro tempo.

O Santos abriu o placar aos 18 minutos de jogo. O jogo seguiu bastante disputado e o Ceará chegou ao empate aos 51 minutos do primeiro tempo.

O jogo seguiu bastante parelho no segundo tempo. Os times não desistiram de atacar e o jogo seguiu bastante interessante. Os dois goleiros se mostravam bastante seguros quando acionados.

O Santos fez mais dois gols, aos 18 e 27 minutos do segundo; tempo. O goleiro santista fez ótimas defesas que garantiram o placar a favor do Santos. O time cearense não conseguiu passar pela defesa santista á partir dos trinta minutos do segundo tempo. Com 3 a 1 no placar, os santistas conseguiram controlar melhor o jogo e apenas administraram o resultado até o apito final do arbitro.  

Atlético Goianiense vence São Paulo em Goiânia.

 O Atlético Goianiense venceu o São Paulo por 2 a 0, ontem a noite, no estádio Castelo do Dragão, em Goiânia, pelo Campeonato Brasileiro. O Atlético foi a seis pontos no campeonato nacional, enquanto o São Paulo permanece com apenas um pontos, nas ultimas posições.

O Atlético fez uma marcação eficiente no primeiro tempo. O time goiano se posicionou com duas linhas de cinco jogadores e anulou as jogadas de ataque do São Paulo. Os goianos abriram o marcador aos 23 minutos do primeiro tempo e souberam controlar o jogo na primeira etapa.

O São Paulo, por sua vez, errou muitos passes e não soube se posicionar em lances de bola parada. O time são paulino não se posicionou bem em campo, sofrendo muito em lances de bola parada. O meio campo tricolor se mostrou inepto, não conseguindo criar jogadas ofensivas durante o primeiro tempo.

O Atlético voltou com a mesma marcação defensiva no segundo tempo. Se mantendo com suas duas linhas de cinco jogadores, os goianos levaram perigo em um contragolpe aos 14 minutos. O time atleticano soube se defender bem no segundo tempo, e ainda fez o segundo gol aos 33 minutos, somente administrando o resultado até o final.

O São Paulo se mostrou inepto durante boa parte do segundo tempo. O time são paulino continuou com erros de passes e lentidão na saída de bola. Os são paulinos foram presa fácil para a marcação atleticana durante a maior parte do segundo tempo. O time são paulino somente conseguiu chegar ao gol aos 42 minutos do segundo tempo, quando já perdia por 2 a 0 no placar. 

sábado, 5 de junho de 2021

Brasil vence Equador e mantem a liderança nas Eliminatórias.

O Brasil venceu o Equador por 2 a 0, ontem a noite, pelas Eliminatórias Sul Americanas para a Copa do Mundo de 2022. A vitória leva o Brasil a 15 pontos ganhos, sendo a única seleção a vencer todos os jogos na competição sul americanas. A seleção brasileira volta a jogar pelas eliminatórias contra o Paraguai, em Assunção, na próxima terça feira.

O Equador começou melhor nos primeiro vinte minutos do primeiro tempo. A seleção equatoriana fez uma marcação alta e encurralou o time brasileiro no seu campo defensivo. Os equatorianos pressionaram a saída de bola brasileira e finalizaram mais a gol nos primeiros vinte minutos do primeiro tempo.

Contudo, o técnico Tite mexeu na forma de jogar e o time brasileiros passou a controlar o jogo á partir dos vinte minutos. A seleção brasileira passou a chegar mais ao campo de ataque e pressionou mais a defesa equatoriana. Os equatorianos passaram a fazer mais faltas para conter o ataque brasileiro. O time brasileiro passou a controlar o jogo, chegando a ter um gol anulado no primeiro tempo.

Os equatorianos se fecharam na defesa no segundo tempo. A seleção equatoriana passou a marcar atrás da linha da bola e sair em velocidade nos contragolpes. A seleção brasileira tinha mais posse de bola, mas ficou presa na marcação equatoriana nos primeiros vinte minutos do segundo tempo.

Porém, o técnico Tite mexeu no time, deixando a seleção brasileira mais ofensiva. O time brasileiro passou a dominar o jogo após abrir o marcador aos vinte minutos do segundo tempo. O time brasileiro passou a chegar com mais perigo ao gol adversário, criando pelo menos três chances claras de gol.

O time brasileiro fez o segundo gol, em cobrança de pênalti, nos minutos finais do jogo. Se não foi tecnicamente brilhante, a seleção brasileira se mostra extremamente competitiva.