No dia 23 de Outubro de 1963, os representantes de 12 clubes e escolas se reuniram em freemasons tavern great queen street no centro de Londres. O objetivo do encontro era definir regras comuns para aquele esporte que praticavam com uma bola de couro. Era divertido, mas cada escola insistia em jogar de um modo. Em uma delas, chutes na canela eram permitidos. Em outra, agarrar pelo pescoço era uma boa tática. Em suma, não era uma tarefa facil.
Desde 1848, em Cambridge, as escolas inglesas vinham tentando uniformizar as regras daquele jogo chamado "football". Mas somente naquela manhã londrina de outubro haveria consenso. Nascia ali o esporte mais popular do mundo.
Não que tenha sido uma conversa amistosa. Uma escola, Blackhealth, não aceitou que o chute abaixo do joelho fosse considerado falta e abandonou a reunião. As 11 escolas que ficaram em campo fundaram a primeira entidade dirigente do futebol mundial - a Football Association - sob a direção do primeiríssimo cartola Ebenzer Cobb Morley. Quatorze regras foram definidas para que o futebol fosse praticado, Morley e os outros ingleses que estavam reunidos naquela taverna nem imaginavam o quão universal era a semente que plantavam.
Algumas disputas sobre as regras persistiram até a metade da década de 1880, quando a associação inglesa fez um convite a suas irmãs britânicas - as associações galesa, escocesa e irlandesa. O convite para tornar as regras homogêneas significou o nascimento da International Football Association Board (IFAB), a guardiã das regras do jogo. Até hoje, as associações britânicas tem assento cativo na IFAB.
Preservar e unificar as regras era fundamental por que o futebol não tinha mais fronteiras. Em 1872, Inglaterra e Escócia já haviam disputado um "amistoso" que havia inaugurado a vocação internacional da bola ( o jogo foi acompanhado por cerca de quatro mil espectadores, acabou em empate em 0 a 0). Era uma época em que sol não se punha sobre a coroa da rainha. A Inglaterra era uma potencia global, o que ajudava a espalhar o futebol por todo o planeta.
Quando o século XX começou, o futebol não era mais patrimônio britânico. Em 1904, sete associações do continente europeu. se reuniram, em Paris, para fundar a Fedération Internationale de Football Association, FIFA para os íntimos. França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça assentaram os pilares da organização que governaria o futebol mundial.
Os britânicos até ensaiaram uma preocupação inicial ao ver uma organização internacional querendo assumir as rédeas de um jogo que eles haviam inventado. Mas já em 1906, a FA Inglesa se associou a FIFA e o inglês Daniel Burley Wookfall, se tornou presidente da chamada " entidade máxima do futebol mundial". Em 1913, a FIFA se uniu a International Board - aqueles mesmos quatro: um inglês, um escocês, um irlandês, e um galês. Esse colegiado persiste até os dias de hoje.
Pouco mais de cem anos depois, o futebol se tornou o mais popular esporte do planeta. A FIFA é composta por nada menos que 208 federações associadas. Algumas delas não representam países- como as Ilhas Virgens americanas e Hong Kong, por exemplo. Mas, ainda assim, a marca é impressionante. Tornou-se clichê dizer que a FIFA tem mais filiados do que a ONU - mas é verdade. A ONU tem aproximadamente 192 países membros.
Agora leitor (a), no link abaixo, no site campeões do futebol, você confere os campeões e vice campeões dos campeonatos de futebol.
https://www.campeoesdofutebol.
Imagem : Site Dreamstime .
Fonte das Informações . Livro Almanaque do Futebol dos Jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona .
Nenhum comentário:
Postar um comentário