A versão mais plausível, nem por isso confirmada oficialmente, para a origem do futebol no Brasil, e a da pelada para a princesa Isabel ver. Mas no Brasil ficou decretado e documentado que Charles Muller, filho de pai inglês e mãe brasileira, nascido no bairro do Brás em São Paulo, é o cara.
E o cara ainda menino quando, com apenas 9 anos, foi estudar na Europa. Na Inglaterra, é claro. Em Southampton, mais precisamente. Na Bannister Court School, descorbriu e se apaixonou pelo futebol. Viajou em busca de livros e conhecimentos. Voltou para casa com apenas duas também livro e conhecimentos . Voltou para casa com bolas na bagagem, ambas na marca Shoot Nipper, apelido que Charles ganhou entre britânicos, trouxe também um livro de regras básicas.
O retorno ao Brasil aconteceu no dia 18 de Fevereiro de 1894. Fazia calor senegalês em São Paulo. Charles Muller foi a luta, Precisava arrumar parceiros para seguir com seu maior desejo, que era apresentar o futebol aos brasileiros. Menos de um ano depois, no dia 14 de abril de 1895, ele conseguiu.
Podemos dizer que arrumou um amistoso: São Paulo Raiwway, ciomposto por funcionários da estrada de ferro e plor Charles, um atacante contra Companhia de Gás. Ganhou, evidentemente, o time do dono da bola : 4 a 2. Não há registros bde súmula. Mas foi ali, num campo improvisado na região da Várzea do Carmo, que a bola rolou, oficialmente, em terras brasileiras. Charles Muller, enfim conseguira. E, graças a ele, nascia a maior paixão popular no país.
No link á seguir, no site campeões do futebol, você acompanha os campeões e vice campeões de vários campeonatos de futebol pelo Brasil e pelo mundo. https://www.campeoesdofutebol.
Imagem : Site We Are Joga.
Fonte das Informações : Livro Almanaque do Futebol dos Jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário