domingo, 27 de junho de 2021

Evolução da bola


A primeira bola de futebol era uma bexiga de porco, inflada a sopro, amarrada nas extremidades e envolta numa "embalagem" de couro preparada por sapateiros. Esse envolotório seguia a forma d a bexiga, ou seja, não era exatamente redondo. E muito frequentemente tinha botões para "fechar a bola. Em outras palavras, as primeiras bolas eram ovais.

Em 1862, a borracha indiana entrou em cena, permitindo a manufatura de bolas realmente redondas. No inicio, a novidade não apresentou o envoltório de couro. Muitos fabricantes mantiveram os botões por algum tempo até que "bolas sem botões" se tornaram manias nos anos 1880. Curioso notar que nas regras de 1863 não havia nada sobre ela, a bola. E, não por acaso, as bolas variavam em peso tamanho Inglaterra afora.

Em 1866, num encontro entre a FA e Sheffield Association uma bola foi eleita "padrão": a Lillyywhite numero 5. Essa bola depois passoua a ser utilizada na FA Cup e consagrou " number 5" como tamanho oficial da bola de futebol - por mais que na Europa se utilizasse uma bola número 4 até 1940.

Feitas as medidas, determinou -se que a bola deveria ter entre 68 a 70 cm de circunferência ( entre 27 a 28 polegadas), o que foi oficializado em 1883. Em 1889, foi a vez do peso : A bola deveria ter entre 340 e 420 gramas. Em 1937, ela pode engordar - passou a ficar entre 410 e 450 gramas ( entre 14 e 16 onças), medida que permanece até hoje.

Agora leitor (a). Confira no link á seguir, no site campeões do futebol, as histórias e conquistas dos clubes brasileiros. Os clubes estão em ordem alfabética. Clique e procure seu clube. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site We Are Joga.

 Fonte das Informações : Livro Almanaque do Futebol dos Jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona.


Nenhum comentário:

Postar um comentário