Em 1951, um ano após a derrota na final para o Uruguai, no estádio Mario Filho, no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Desportos decidiu organizar uma espécie de Mundial de Clubes. Só que não tinha esse nome.
O torneio foi batizado de Copa Rio e reuniu oito grandes clubes na época. Os clubes participantes foram Palmeiras, Vasco da Gama, Nice (França), Áustria Viena (Austrália), Sporting Lisboa (Portugal), Nacional (Uruguai), Estrela Vermelha (Iuguslavia) e Juventus (Itália).
Após se classificar contra o Vasco nas semifinais, o Palmeiras chegou a decisão contra Juventus de Turim. Seriam duas finais em dois jogos. No primeiro jogo, o clube alviverde venceu os italianos por 1 a 0. Na finalíssima, apoiado por de 130 mil torcedores que lotaram o Maracanã, o Palmeiras empatou em 2 a 2 e foi campeão da Copa Rio.
Em 1952, a Copa Rio foi realizada novamente. O Fluminense foi o campeão, após vencer o Corinthians na decisão. Os dirigentes de Palmeiras e Fluminense, já tentaram fazer com que FIFA reconhecesse esse troféu como uma conquista mundial.
De acordo com a FIFA, em uma consulta feita pelo portal GloboEsporte.com, o torneio foi o "primeiro entre clubes europeus e clubes sul americanos a nível mundial". A FIFA, porém, ainda separa os clubes campeões dos torneios que não organizou dos clubes que venceram campeonatos organizados pela entidade.
Foi assim que a FIFA respondeu a pergunta sobre se o Palmeiras poderia se considerar o campeão mundial de 1951. As informações são do meu livro Almanaque do Futebol, dos jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona.
No link á seguir, no site campeões do futebol, você confere os campeões e vice campeões dos campeonatos de futebol no Brasil e no mundo.https://www.campeoesdofutebol.
Imagem : Blog Terceiro Tempo no Portal UOL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário