Clube empresa é um clube esportivo, que ao invés de ser uma associação esportiva sem fins lucrativos é ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes.
Clube empresa são comuns em países da Europa. Contudo, o clube empresa é um fenômeno raro na América do Sul.
A economia á uma ciência que estuda os fenômenos relacionados com a obtenção de recursos materiais tão necessários a saúde coletiva e o bem estar da população.
A microeconomia é um ramo da economia que analisa a economia em menor escala, lidando com entidades especificas, como empresas, famílias e ações da população na atividade econômica.
A macroeconomia analisa a economia em um sentido mais técnico e mais amplo. A macroeconomia lida com fatores científicos, lidando com fatores que afetam a economia de um país, dos estados e também a economia mundial.
De acordo com o site Press Fut, na data de 03 de Fevereiro de 2021, nos cinco principais campeonatos nacionais da Europa, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e França), 92 % é o número de clube empresas. O Press Fut também cita, que incluirmos a segunda divisão desses respectivos países, o percentual de clubes empresas é de 96 %. Ainda segundo o Press Fut, na Espanha, França e Itália, a transformação em clube - empresas aconteceu de forma obrigatória por meio de lei.
O Press Fut também afirma que entre os cinco principais países no futebol europeu, apenas a Inglaterra possui majoritariamente investidores estrangeiros. Já as demais ligas possuem em sua maioria, investidores nacionais segundo o Press Fut.
O Press Fut também afirma que normalmente os proprietários desses clubes são pessoas de forte vinculo com o clube que administram ou empresários da região. Ainda de acordo com o Press Fut, a Itália é um grande exemplo, com o grupo Agnelli comandando a Juventus e o Milan, que até pouco tempo, era uma das empresas do todo poderoso Silvio Berlusconi.
Contudo de acordo com o Press Fut, em se tratando de investidores internacionais, dois países predominam : Estados Unidos e China são os maiores investidores fora dos países europeus., com 47 % de participação nos principais campeonatos nacionais da Europa, de acordo com o Press Fut.
Ainda de acordo com o Press Fut, apenas a Alemanha não conta com o poder investido desses países. Na Espanha ponto para a China ( 6%), na França, ponto para os Estados Unidos (10%), de acordo com o Press Fut.
A pandemia do novo corona vírus, acabou acelerando as mudanças econômicas no mundo. No cenário global pós Covid 19, o mundo entrará na economia digital.
A economia digital nas multinacionais, já trabalha com a redução de custos com o trabalho a distancia e as vendas por e-comerce.. A economia digital trabalha com um alto capital sendo gerado ao menor custo possível.
Os clubes de futebol em todo o mundo, estão inseridos na nova ordem econômica mundial. A economia mundial será gerida com um capital sendo produzido á um custo baixo. Os clubes de futebol no mundo estão geridos na nova economia digital.
Os clubes de futebol no mundo terão que adaptar suas politicas fiscais á nova economia global. Loucuras financeiras certamente terão que ser repensadas na economia pós Covid 19.
A economia digital chegou para ficar em todo o mundo. Caberá aos clubes de futebol no mundo inteiro se adaptar a ordem global.
No link abaixo, no site campeões do futebol, você confere as histórias dos principais clubes do futebol mundial. https://www.campeoesdofutebol.
Imagem : Site Press Fut.
Nenhum comentário:
Postar um comentário