sábado, 7 de agosto de 2021

O futebol inserido na nova ordem economica.

A economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelas pessoas, visando a distribuição e consumo de bens e serviços necessário a sobrevivência e qualidade de vida da população.

A economia digital se refere uma economia baseada em tecnologias de computação digital. A economia digital está cada vez mais conectada com a economia tradicional na qual nós vivemos. 

A economia digital vela aproximadamente U$$ 3 trilhões do atual cenário econômico da pandemia. O valor de U$$ 3 trilhões é aproximadamente seis vezes o déficit comercial dos Estados Unidos e mais do que Produto Interno Bruto do Reino Unido e também mais do que o Produto Interno do Brasil. segundo as  informações do artigo do autor Alirio Aguilar, no blog ambientes de negócios.

A economia digital se caracteriza por incorporar a internet, as tecnologias e dispositivos digitais nos processos de produção, na comercialização e na produção de bens e serviços. A economia digital está composta por uma ampla gama de “inputs digitais”, que relacional habilidade digitais hardware, software e equipamentos de comunicação (equipamentos digitais), e também bens e serviços digitais intermediários usados na produção” (ACCENTURE, 2016).

O comercio eletrônico (e comerçe), por exemplo, tem assumido um papel cada vez mais central na economia. Em 2018, 58 milhões de consumidores, fizeram pelo menos uma compra on line e o e comerce registrou um faturamento de R$ 53,2 bilhões e crasceu 12 % ,sendo uma das alavancas do crescimento. Em termos de e comerce, o Brasil é considerado o mercado mais desenvolvido da América Latina. No entanto, há grandes desafios á serem superados : como as questões logísticas, as diferenças culturais, os aspectos tributários e o comportamento do consumidor em cada região. Segundo as mesmas informações do artigo do autor Alirio Aguilar, no blog ambientes de negócios.

O Fair Play financeiro diz que em clube de futebol não pode gastar mais do que arrecada. O objetivo do Fair play financeiro é trazer lisura, transparência, credibilidade e impedir a lavagem de dinheiro.

O Fair Play financeiro equaciona a receita do clube de futebol no ano anterior, levando em conta o seu faturamento total durante todo o ano e o orçamento para o ano seguinte. No fair play financeiro, um clube de futebol não pode gastar um valor financeiro maior do que a sua receita prevista durante todo o ano.

Recentemente, foi noticiado no noticiário esportivo, a falta de acordo financeiro para a renovação de contrato do argentino Lionel Messi com o Barcelona. Isso mostra o quanto o futebol não é um universo paralelo em relação a sociedade.

A pandemia global do novo corona vírus, acabou acelerando as mudanças na nova ordem econômica mundial. Os bancos, por exemplo, fecharam varias agencias físicas e aderiram a economia digital.

A economia digital produz um alto capital de lucro, porém a baixo e médio custo. A nova economia digital se caracteriza pelo capital de giro sendo gerado ao menor custo possível.

Sim leitor (a). Eu acompanho futebol desde meados da década de 1980 e pude acompanhar as transformações econômicas geradas pela Lei Bosman, que acelerou o processo da globalização nos campos mundo afora.

Contudo, pelo básico que eu estudei sobre economia, durante o sétimo período do curso de Comunicação Social nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM) . O futebol não estará alheio as mudanças econômicas globais no cenário pós pandemia.

A economia pós pandemia, será uma economia digitalizada, com um capital de giro a baixo e médio custo. E os clubes de futebol no mundo, certamente terão que acompanhar a nova economia global.

Ao contrário do que alguns torcedores pensam, o futebol não é um universo paralelo no cotidiano. Sim leitor (a). Não sejamos ingênuos. Os clubes de futebol também estão sujeitos a nova ordem econômica mundial no cenário pós pandemia.

Na era da economia digital, com um capital a baixo e médio custo na economia global Os clubes de futebol também terão que acompanhar as mudanças globais. As politicas fiscais nos clubes de futebol, certamente terão que levar em conta as mudanças a baixo e médio custo, provocadas pela economia digital no cenário pós pandemia no mundo inteiro.

A falta de acordo entre Lionel Messi e o Barcelona, acaba nos mostrando o quanto os clubes de futebol mundo afora, serão sim impactados pelo capital a baixo e médio custo na economia digital no mundo global.

Sim leitor (a). Jamais vou questionar o talento de Lionel Messi. Não questiono o talento de um jogador que marcou 776 gols até hoje. Também já comentei em outras postagens que sou torcedor do São Paulo.

Contudo, eu acompanho os noticiários e as mudanças globais. A economia digital é a nova economia mundial no cenário pós pandemia. A economia digital no mundo global, caracteriza o giro de capital a baixo e médio custo. 

Os clubes de futebol no mundo, terão que se adaptar a nova economia digital. Os clubes de futebol também terão que se adaptar a nova economia digital no mundo global.

Imagem : Site Torcedores. Com 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário