sábado, 28 de agosto de 2021

Copa Intercontinental.

 A Copa Intercontinental ou Copa Europeia/Sul-Americana ou Taça Europeia/Sul-Americana, Copa Intercontinental,  ou Taça Intercontinental, Copa Toyota ou Taça Toyota foi um torneio de futebol de clubes, realizado entre 1960 a 2004. A Copa Intercontinental era disputada entre o campeão da Liga dos Campeões da Uefa e da Copa Libertadores da América.

Entre 1960 a 1979, a Copa Intercontinental foi organizada por meio de uma parceria entre a UEFA e a CONMEBOL e os jogos eram disputados no sistema de ida e volta, nos países do clubes campeões continentais.

Entre 1960 a 1968, o regulamento levava em conta apenas os pontos conquistados nas duas partidas, não levando em conta o saldo de gols. Em caso de empate no números de pontos, era realizada uma terceira partida de desempate entre os clubes. A terceira partida acontece em 1961, 1963,1964 e 1967, sendo que a terceira partida foi jogada em um país neutro dos dois clubes participantes.

Entre 1969 a 1979, o saldo de gols das duas partidas passou a contar como critério de desempate. A exceção foi em 1973, quando a Copa Intercontinental foi jogada em uma única partida. Nas edições de 1971, 1973, 1974, 1977 e 1979, o clube campeão europeu se recusou a participar e foi substituído pelo vice-campeão; em apenas uma entre estas cinco ocasiões, o vice-campeão europeu se sagrou vencedor do duelo (1974). 

Entre 1980 a 2004, a Copa Intercontinental passou a ser disputada no Japão, em partida unica. A partir de 1980, a Copa Intercontinental passou a ser organizada pela Associação de Futebol do Japão, passando a ser chamada de Copa Toyota por questão de patrocínio. Contudo, mesmo sendo chamada Copa Toyota, devido ao patrocínio da Associação de Futebol do Japão, a competição ainda continuou ser supervisionada por UEFA e CONMEBOL. Até então, a competição não era um evento oficial da FIFA, mesmo sendo tendo um caráter de competição oficial.

Contudo, foi realizada uma reunião em 27 de Outubro de 2017, na Índia, pedido do presidente da CONMEBOL  Alejandro Domínguez, o Conselho da FIFA, tratou do reconhecimento ou não, dos títulos da Copa Intercontinental como sendo títulos mundiais. A FIFA aceitou a solicitação da CONMEBOL, e com isso, os clubes ganhadores da Copa Intercontinental, passaram a ser reconhecidos como campeões mundiais. Contudo, não houve unificação com a atual Copa do  Mundo  de Clubes da FIFA.

Contudo, em 22 de Novembro de 2018, a FIFA voltou a gerar polemica, ao divulgar em suas redes sociais oficiais que o único clube não-europeu a ser bicampeão da Copa do Mundo de Clubes (Club World Cup) é o Corinthians. Com o comunicado da FIFA, parte da imprensa havia entendido que a FIFA não considerava os clubes campeões  Copa Intercontinental, que foi disputada até 2004, como campeões mundiais.

Contudo, na postagem da FIFA, se refere especificamente a Copa do Mundo de Clubes da FIFA (Club World Cup), e não mais ao conceito de " campeão mundial de clubes", que poderia incluir outros campeonatos.

O presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, havia dito em uma entrevista para uma radio da Argentina, que as tratativas entre CONMEBOL e UEFA, para realização da Copa Intercontinental em 2018, estavam bastante adiantadas.

Contudo, no ano seguinte, o dirigente afirmou que os planos para Copa Intercontinental, haviam sido adiados devido ao novo formato da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que começaria a ser realizada em 2021.

De acordo com os textos no site da FIFA, os clubes campeões da Copa Intercontinental, eram chamados de campeões mundiais, podendo alegar terem sido campeões mundiais., "sendo apenas campeões mundiais", em título mundial simbólico, que entretanto, não tinha a mesma dimensão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA., que podem ser considerados " verdadeiros campeões mundiais", pois este é o verdadeiro confronto mundial de clubes.

Embora "simbólica" enquanto título mundial, a Copa Intercontinental é uma competição oficial em caráter federativo. Todas as edições da Copa Intercontinental, entre 1960 a 2004, sempre foram consideradas títulos oficiais, tanto pela UEFA, quanto pela CONMEBOL. Inclusive, alguns textos da própria FIFA, citam a Copa Intercontinental como predecessora da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

 No link á seguir, no site campeões do futebol, você confere os campeões e vice campeões dos campeonatos de futebol no Brasil e no mundo.https://www.campeoesdofutebol.com.br/competicoes.html

Fonte : Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem : Site Torcedores. com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário