domingo, 29 de agosto de 2021

Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

 Copa do Mundo de Clubes ou Campeonato do Mundo de Clubes  também conhecida como Campeonato Mundial de Clubes, é um campeonato mundial de clubes organizado pela FIFA e disputada entre clubes de todas as seis confederações continentais : CONMEBOL (América do Sul), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), UEFA (Europa), CAF (África), AFC (Ásia) e OFC (Oceania), além do clube representante do país sede ( o clube vencedor do campeonato nacional do país organizador)

Anteriormente a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, houve diversos campeonatos entre clubes de futebol, considerados por muitos como " títulos mundiais de clubes", consideradas assim por boa parte dos clubes, assim como era considerados por boa parte dos torcedores e da imprensa.

A FIFA, em seu site, se referiu ao Troféu Sir Thomas Lipton como a primeira tentativa de organizar uma Copa do Mundo de Clubes e a Copa Rio Internacional fde 1951-  campeonato de clubes organizado pela CBD com a supervisão dos dirigentes da FIFA - como o primeiro campeonato de dimensão mundial, global e intercontinental de clubes. A Copa Rio Internacional foi considerada o "primeiro campeonato mundial de clubes" segundo documento oficial, outorgando o status de campeão mundial aos clubes vencedores da Copa Rio Internacional em 2014.

Em Outubro de 2017, a FIFA também outorgou o status de campeão mundial aos clubes ganhadores da Copa Intercontinental- campeonato organizado entre 1960 a 1979, pela parceria entre CONMEBOL e UEFA, e com uma mudança para Copa Toyota em 1980, devido ao patrocinio da Associação de Futebol do Japão.

Em 1999, a FIFA havia anunciado, que em Janeiro de 2000, realizaria o primeiro campeonato mundial de clubes organizado pela entidade. O primeiro campeonato mundial organizado pela FIFA, teria a participação de todas as federações continentais filiadas a entidade, ainda que nem todos os clubes participantes tenham sido campeões de seus campeonatos continentais.

A primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA aconteceu em Janeiro de 2000 e teve o Corinthians como campeão. O anuncio da primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2000, havia levado o jornal Estado de São Paulo a entender que a Copa Intercontinental poderia ter sua ultima edição em 1999.

Contudo, o jornal Estado de São Paulo havia confirmado na mesma reportagem que UEFA e CONMEBOL, tinham um acordo para a realização da Copa Intercontinental até 2003. A FIFA não conseguiu realizar sua Copa do Mundo de Clubes em 2001, 2002 e 2003. A Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2001, havia sido cancelada por falta de acordo com os patrocinadores.

Em Fevereiro de 2004, a FIFA havia anunciado a sua intenção de retornar com a sua Copa do Mundo de Clubes. Após um acordo entre UEFA e CONMEBOL, foi anunciada que a Copa Intercontinental teria a sua ultima edição em 2004.

A segunda edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA aconteceu em 2005, e partir deste ano, passaram a participar os clubes campeões da seis confederações continentais filiadas a própria FIFA. A partir de 2005, haviam critérios estabelecidos aos clubes participantes e não mais haveria clubes convidados.

Participam da Copa do Mundo de Clubes da FIFA os campeões continentais de UEFA (Europa), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), CONMEBOL (América do Sul), AFC (Ásia), CAF (África) e OFC (Oceania), ou seja, os campeões de todas as federações continentais

Todos os títulos sul americanos na Copa do Mundo da FIFA são de clubes brasileiros. Corinthians em 2000 e 2012, São Paulo em 2005 e o Internacional em 2006.

Os critérios utilizados para a participação na Copa do Mundo de Clubes da FIFA são os campeonatos continentais ao redor do mundo somados ao clube campeão nacional do país sede.

No link á seguir, no site campeões do futebol, você confere os campeões e vice campeões dos campeonatos de futebol no Brasil e no mundo.https://www.campeoesdofutebol.com.br/competicoes.html

Fonte : Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem : Site da Confederação Brasileira de Futebol.






Nenhum comentário:

Postar um comentário