sábado, 30 de setembro de 2023

O não complexo de vira lata nos nossos treinadores.

 Complexo de vira-lata é uma expressão e conceito criada pelo dramaturgo e escritor brasileiro Nelson Rodrigues, a qual originalmente se referia ao trauma sofrido pelos brasileiros em 1950, quando a Seleção Brasileira foi derrotada pela Seleção Uruguaia de Futebol na final da Copa do Mundo em pleno Maracanã. O Brasil só teria se recuperado do choque (ao menos no campo futebolístico) em 1958, quando ganhou a Copa do Mundo pela primeira vez.[1] O fenômeno também é referido como vira-latismo

Para Rodrigues, o fenômeno não se limitava somente ao campo futebolístico:

Por "complexo de vira-lata" entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima. De acordo com os veículos de imprensa no Brasil.

Conhecimento tático no futebol, são as aplicações cientificas que um treinador organiza sua equipe dentro de campo. Ressalta-se, neste ponto, que o conhecimento tático no futebol não se restringe ao posicionamento dos jogadores no campo de jogo. Na literatura científica, aspectos associados a estas referências espaciais situam-se no plano estratégico do jogo. Neste ponto, embora comumente associe-se o termo "esquemas táticos" à disposição dos jogadores no campo de jogo, sugere-se que o conceito de tática vá além desta mera questão espacial. Especificamente, suporta-se na literatura científica que a tática se apresenta como a solução para as tarefas-problema que emergem no jogo. Assim, recomenda-se o termo "plataforma de jogo" para referir-se à disposição espacial dos jogadores e o termo "tática" para referir-se às tomadas de decisão que ocorrem no jogo.

O intercambio é uma viagem no qual o foco  principal é adquirir conhecimentos interculturais através da experiência em outros países. O intercambio é uma experiência que pode ser adquirida através de um curso superior em outro país ou um trabalho acadêmico fora do seu país de origem.

Treinadores brasileiros, já comandaram seleções estrangeiras. Carlos Alberto Parreira, comandou as seleções de Kuwait: 1982, Emirados Árabes: 1990, Arábia Saudita: 1998 e África do Sul: 2010.

Outros treinadores brasileiros, que comandaram seleções estrangeiras são : Alexandre Guimarães na seleção da  Costa Rica: 2002 e 2006. O ex jogador e treinador Didi na seleção do Peru em 1970 . O treinador  José Faria na seleção do Marrocos em 1986 .

Tivemos Luiz Felipe Scolari na seleção de Portugal em 2006. Também tivemos o treinador Marcos Paquetá na seleção da Arábia Saudita em 2006. Tivemos o treinador Otto Glória na seleção de Portugal em 1966. Tivemos Paulo Cezar Carpegiani na seleção do Paraguai em 1998. 

Tivemos também o treinador Rene Simões na seleção da Jamaica em 1998. Tivemos o treinador Tim na seleção do Peru em 1982. Assim como tivemos o ex jogador Zico, treinando a seleção do Japão em 2006.

Não sou contrário a contratação de um treinador  europeu para comandar a seleção brasileira. Não sou contrário ao intercambio no futebol. Pois os nossos treinadores, também já comandaram outras seleções em Copas do Mundo. Conforme eu abordei na postagem do ultimo dia 13 de Dezembro  de 2022, as 09: 53 hs.

Segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, o futebol movimenta R$ 16 bilhões por ano, tendo trinta milhões de praticantes (aproximadamente 16% da população total), 800 clubes profissionais, 13 mil times amadores e 11 mil atletas federados. Em 2018, um estudo realizado pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES Football Observatory) revelou que o Brasil era o maior exportador de futebolistas no mundo, com mais de 1 200 brasileiros jogando fora de seu país de origem.

Os jornalistas esportivos da grande imprensa, vivem dizendo que os treinadores brasileiros estão todos ultrapassados. É sempre comum, a narrativa de que os terinadores brasileiros, estão completamente ultrapassados, se comparados aos treinadores dos grandes clubes de Europa.

Conforme abordei, no texto de 13 de Dezembro de 2022, não sou contrário a contratação de um treinador  europeu para comandar a seleção brasileira. Não sou contrário ao intercambio no futebol. Pois os nossos treinadores, também já comandaram outras seleções em Copas do Mundo.

Contudo, conforme abordei no texto de  13 de Dezembro de 2022, não sendo os clubes brasileiros, as superpotências econômicas, que são os maiores clubes da Europa, a ridicularizarão dos treinadores brasileiros, se torna extremamente injusta. Pois ao contrários dos treinadores dos maiores clubes da Europa, os treinadores brasileiros, não tem os melhores jogadores do mundo nos seus times.

Conforme abordei, no texto de 13 de Dezembro de 2022, Os treinadores dos grandes clubes da Europa, certamente são os melhores do mundo. Contudo, os treinadores dos maiores clubes da Europa, trabalham em clubes que são superpotências econômicas, o que lhes dão o privilégio de terem a disposição os melhores jogadores do mundo nos seus elencos.

Não discuto o nível diferenciados dos treinadores europeus. Contudo. Não devemos colocar o complexo de vira latas nos nossos treinadores.

Caro (a) leitor (a). Nossos clubes de futebol, na sua maioria, são pobres financeiramente. Bem diferente dos grandes clubes da Europa, que são superpotências econômicas, que dão aos treinadores europeus, a chance de trabalharem com os melhores jogadores do mundo nos seus elencos.

Os nossos treinadores. Estão sim, estudando fora do Brasil. Os nossos  treinadores. Estão sim, adquirindo conhecimentos táticos, estudando fora do Brasil.

Contudo. Ao contrários dos treinadores dos grandes clubes da Europa, os nossos treinadores, não trabalham como os melhores do mundo nos seus elencos.

Sendo assim : O complexo de vira latas, que a imprens esportiva quer colocar nos nossos treinadores, não me pareçe nada adequado.

Nossos treinadores, não podem carregar o complexo de vira lata, sendo comparados aos treinadores europeus, que trabalhas com os melhores do mundo nos grandes clubes da Europa.

Os nossos treinadores, na maioria das vezes, tem que tirar leite de pedra, com os elencos limitadíssimos nos clubes brasileiros.

Mesmo  estudando fora do Brasil. Os nossos treinadores, tem que literalmente roer o osso, com os elencos limitadíssimos nos clubes brasileiros.

Dorival Junior, é um exemlo disso no comando do meu São Paulo. O São Paulo é um clube paupérrimo finançeiramente. O São Paulo é um sem qualquer capacidade finançeira na atualidade.

E ainda com um elenco extremamente limitado técnicamente . Ainda assim:  Dorival Junior conseguiu levar o clube a conquista da Copa do Brasil .

Não sou contrário ao intercambio dos treinadores estrangeiros : Seja na seleção brasileira ou nos clubes brasileiros.

Mas a imprensa esportiva não deve colocar o complexo de vira latas nos nossos treinadores.

Algo que não me pareçe nada apropriado.

Confira os 100 maiores clubes do mundo, no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial20.html

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Portal Terra .




 



sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Palmeiras segura empate com Boca e vaga na final da Copa Libertadores fica em aberto.

 O Palmeiras contou com a sorte e segurou o empate em 0 a 0 com o Boca Juniors, ontém a noite, em Buenos Aires, pela partida de ida das semifinais da Copa Libertadores da América. Os xeneizes desperdiçaram muitas chances e agora o Alviverde terá a vantagem de decidir em casa.

O confronto decisivo entre as equipes acontecerá na próxima quinta-feira (5), também às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque. Quem avançar, fará a grande final contra o vencedor de Fluminense e Internacional.

Antes do próximo encontro, porém, Boca e Palmeiras voltam a campo pelos campeonatos nacionais no domingo (1º). Os xeneizes fazem um clássico contra o River Plate na La Bombonera, enquanto o Alviverde visita o Red Bull Bragantino. 

O time argentino dominou completamente o primeiro tempo. Com suas linhas avançadas, o time argentino encurralou os palmeirenses no seu campo defensivo.

Dominando completamente á partida, o time argentino exiugiu quatro grandes defesas do goleiro Weverton no primeiro tempo. Sem conseguir contra atacar, os palmeirenses não conseguiram respirar durante os primeiros 45 minutos.

O time palmeirense conseguiu se posicionar melhor no segundo tempo. Compactando melhor suas linhas, os palmeirenses conseguiram se defender melhor durante o segundo tempo.

Melhor posicionado em campo, os palmeirenses conseguiram ficar mais com a bola, o que esfriou a pressão do time argentino no segundo tempo.

Bem posicionado em campo, os palmeirenses foram controlando á partida e esfriando as ações ofensivas dos xeneizes durante o segundo tempo.

Contudo : Faltou os palmeirense maiort poder de saída de jogo para contra atacar na segunda etapa.

E assim o empate sem gols persistiu até o apito final. 

Confira os títulos do Boca Juniorshttps://www.campeoesdofutebol.com.br/titulos_boca_juniors.html


 



 



quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Torcedômetro.

 Acompanhe o crescimento da sua torcida em tempo real, no site oficial da Pluri Consultoria.

Flamengo:                        39.815.245

Corinthians:                      32.944.002

São Paulo:                       17.324.960

Palmeiras:                        15.617.647

Vasco:                               10.394.976

Santos:                              6.927.187

Cruzeiro:                           6.826.339

Grêmio:                             6.812.908

Atlético-MG:                     5.140.970

Internacional:                    5.099.268

Sport:                                 3.428.706

Botafogo:                         3.427.314

Fluminense:                      3.427.314

Bahia:                                  3.402.288

Athletico:                            1.722.020

Ceará:                                 1.715.050

Santa Cruz:                          1.712.961

Vitória:                               1.697.675

Paysandu:                          871.500

Fortaleza:                           856.133

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Multiverso Noatícias.



 


Fluminense e Inter empatam e vaga na final da Copa Libertadores fica em aberto.

 No Maracanã lotado, Fluminense e Internacional protagonizaram um belo jogo  com cara de Copa Libertadores na noite de ontem,  e empataram por 2 a 2 pela ida das semifinais da competição. O Flu abriu o placar, o Colorado virou, mas os donos da casa conseguiram igualar tudo.

Cano fez os dois gols do Fluminense, enquanto Hugo Mallo e Alan Patrick marcaram pelo Internacional. O clube colorado  contou com um jogador a mais por todo o segundo tempo e chegou a ter dois gols anulados.

O duleo decisivo, aconteçe na próxima quarta feira (04), no estáfdio Beira Rio, em Porto Alegre, quem vencer se classifica para a final da Copa Libertadores. Um novo empate leva a decisão da vaga para os penaltis.

O time carioca teve maior posse de bola. Jogando com suas linhas próximas ao gol colorado, o time carioca teve 70% de posse de bola no primeiro tempo.

Entretanto, os colorados levavam maior perigos nos contragolpes. Contra atacando em velocídade, os colorados criaram as melhores chances no primeiro tempo.

Contudo: Foram os tricolores quem abriram o marcador ainda no primeiro tempo. A partida teve emoção até os acréscimoas do primeiro tempo, quando os tricolores tiveram um jogador expulso. Na sequencia, os colorados empataram a partida nos acréscimos do primeiro tempo.

No segundo tempo, os colorados aproveitaram a vantagem numérica. Pressionando a saída de bola, os colorados recuperavam a bola no campo defensivo, aproveitando o fato de Diniz não ter resguradado a defesa tricolor após a expulsão de um jogador.

Os colorados viraram o marcador antes dos vinte minutos do segundo tempo. Os tricolores, contudo, se organizaram em campo á partir dos vinte minutos do segundo tempo.

Retomando a posse da bola, os tricolores passaram a pressionar os colorados em busca do gol de empate. Após terem tres chances claras, os tricolores empataram á partida.

Mesmo com um jogador á menos, os tricolores seguiam no campo ofensivo. Mas o empate persistiu até o apito final.

Confira os títulos do Fluminense, no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/fluminense_titulos.html

Confira os títulos do Inter, no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/titulos_inter_rs.html



 

 


 


quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Uma grande questão.

 O conhecimento dos jogos é um parâmetro importante para o entendimento intelectual de uma partida, que possibilita ao jogador, uma capacidade de decisão tática e entendimento intelectual pleno de uma partida de futebol, possibilitando uma forma de se comportar de maneira muito inteligente durante toda a partida.

Conhecimento tático no futebol, são as aplicações cientificas que um treinador organiza sua equipe dentro de campo. Ressalta-se, neste ponto, que o conhecimento tático no futebol não se restringe ao posicionamento dos jogadores no campo de jogo. Na literatura científica, aspectos associados a estas referências espaciais situam-se no plano estratégico do jogo. Neste ponto, embora comumente associe-se o termo "esquemas táticos" à disposição dos jogadores no campo de jogo, sugere-se que o conceito de tática vá além desta mera questão espacial. Especificamente, suporta-se na literatura científica que a tática se apresenta como a solução para as tarefas-problema que emergem no jogo. Assim, recomenda-se o termo "plataforma de jogo" para referir-se à disposição espacial dos jogadores e o termo "tática" para referir-se às tomadas de decisão que ocorrem no jogo.

Como se esperava, Vamderlei Luxemburgo, foi demtido do Corinthians. O elenco corintiano, é de fato bem mediano. Fora alguns valores individuais, é sim um elenco limitado.

Contudo : Sob a batuta de Luxa, o time corintianos, conforme comentei na maioria das analises, tinha sérios problemas de espaçamento, entre as linhas de defesa, meio campo e ataque na maioria das partidas.

Mesmo durante as pausas para os treinamentos, o time corintiano não evolúiu em relação ao mal posicionamento entre suas linhas.

A falta de posicinamento, deixava o time corintiano desorganizado. Luxa não evoluíu em relação ao fato.

Em um clube com a segunda maior nação do país, tal defeito foi fatal. A não evolução tática do time corintiano, dá munição aos críticos de Luxa.

Confira os títulos corintianos no site oficial do clubehttps://www.corinthians.com.br/clube/titulos


Imagem : Jornal Lance. 





 



 

Corinthians empata com Fortaleza e deixa confronto aberto.

 Duelo absolutamente aberto entre Corinthians e Fortaleza. Na noite de ontém, os dois times empataram em 1 a 1, na Neo Quimíca Arena, em São Paulo, pela partida de ida das semifinais da Copa Sul Americana.

Zé Welison abriu o placar para o Leão do Pici, mas a estrela de Yuri Alberto brilhou no final do primeiro tempo, e o camisa 9 empatou a partida.

Os times voltarão á se enfrentar, na terça-feira (3), na Arena Castelão. Em caso de novo empate, o vencedor será decidido nos pênaltis. A equipe que avançar irá enfrentar o Defensa y Justicia ou LDU na final da Sul-Americana.

Antes de a bola rolar, a Gaviões da Fiel acendeu diversos sinalizadores nas arquibancadas e parte do setor acabou pegando fogo. O incêndio foi controlado, mas um torcedor teve que sair de maca.

O Fortaleza abriu o placar aos 22 minutos, com Zé Welison, em cobrança de escanteio.

O Corinthians buscou o empate no final do primeiro tempo, com gol de Yuri Alberto.

Em um primeiro tempo muito equilibrado, o time cearanse soube se aproveitar do mal posicionamento das linhas corintianas. Assim como em partidas anteriores com Luxa, os corintianos estiveram muito espaçados nas linhas de defesa, meio campo e ataque, o que permitiu com os que os cearanses controlassem á partida nos primeiros trinta minutos do primeiro tempo.

Os corintianos somente equilibraram as ações ofensivas á partir dos trinta minutos. O meia Renato Augusto, diferençiado dos demais, assumuiu a responsabilidade de conduzir o time corintiano até o final do primeiro tempo.

Os corintianos tiveram maior controle territorial no segundo tempo. Com 80 % de posse de bola, os corintianos buscaram mais o campo ofensivo na etapa final, mas erraram muitos passes no meio campo.

Além disso, o espaçamento entre as linhas de defesa, meio campo e ataque, deixou o time corintianos expostos aos contragolpes do time cearense, que não soube aproveitar tais brechas.

Em uma partida morna no segundo tempo, o empate sem gols peristitu até o apito final.

Confira os títulos do Corinthians no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/titulos_corinthians.html

 Confira os títulos do Fortaleza no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/fortaleza_titulos.html



 



 


 




São Paulo é clube do país com maior aumento do valor do elenco após o final da janela europeia.

 RELATÓRIO 

TRANSFERÊNCIAS

DOS CLUBES

IX – EFEITO DA JANELA EUROPEIA 

SOBRE O VALOR DOS ELENCOS 

DOS CLUBES DO BRASILEIRÃO 

SÉRIE A

Setembro – 2023

DESTAQUES

• São Paulo é o clube do país com maior aumento

do valor do elenco após o final da janela

europeia;

• Atlético Mineiro e trio paulista estão entre as

equipes que mais perderam valor dos elencos

com a janela europeia;

• Flamengo encerra a janela europeia retomando

o posto de elenco mais valioso do Brasil;

INFORMAÇÕES PRELIMINARES

Este relatório faz parte de um conjunto de apresentações sobre transferências e janela de

transferências. As apresentações contam com tópicos e análises sobre os campeonatos

nacionais de clubes do mundo, clubes e jogadores com maiores valores de transferências.

Neste relatório, o foco será dado aos efeitos da janela europeia de transferências sobre o valor

de mercado dos elencos dos clubes da Série A do Brasileirão. As análises são realizadas

considerando: i) a variação do valor de mercado dos elencos da Série A entre o final da janela

de transferências europeia e a janela de transferências de inverno; ii) os clubes da Série A que

terminaram a janela como mais valiosos.

O site Transfermarkt foi utilizado como fonte de dados. Como data final de atualização,

consideramos as transferências encerradas no dia 15/09/23 – último dia para inscrição de

jogadores para o Brasileirão Série A. Para efeitos de comparação, utilizamos o valor de mercado

dos clubes no dia 20/04/23, último período da janela de inverno, disponibilizados na última

versão do relatório, publicado pela Pluri.

As outras partes do relatório serão apresentadas em outros documentos, que podem ser

consultados pelo site da Pluri

VARIAÇÃO DO VALOR DE MERCADO DOS ELENCOS DA SÉRIE A 

comparação com o final da janela de inverno)

São Paulo é clube do país com maior aumento do valor do elenco

aEm comparação com o final da janela de inverno, São Paulo, Cruzeiro e Fluminense são os clubes da Série A

que mais aumentaram o valor de mercado dos elencos com o final da janela de transferências europeia. 

– Destaque na Copa do Brasil 2023, o São Paulo é o clube da Série A com maior aumento do valor de mercado do

elenco após o final da janela europeia: +€ 14 milhões. O tricolor paulista teve as contratações de James Rodríguez e

Lucas Moura como as suas mais valiosas durante o período.

– O Cruzeiro, com destaque para as contratações de jogadores como Matheus Pereira e Arthur Gomes, teve o 2º maior

aumento do valor de mercado do elenco (€ 13,3 milhões) no período. O clube celeste teve uma variação de 36%

comparada com os valores após o final da 1ª janela de transferências, a maior em termos percentuais.

– O Fluminense, que realizou contratações como as de Leonardo Gómez e Marlon, teve o 3º maior aumento no valor de

mercado do elenco ao término da janela europeia, totalizando €12,9 milhões - um crescimento de 20%.

– Mesmo com a saída de jogadores valiosos, como Khellven e David Terans, o Athletico Paranaense (€ 7,5 milhões).

apresenta o 4º maior aumento do valor de mercado do elenco após o final da janela europeia. Apesar de contratar

Bruno Zapelli e outros atletas, a principal motivação foi o aumento do valuation de Vitor Roque (+ € 14 milhões).

– Fechando o Top 6, aparecem Flamengo e Bahia com aumento no valor de mercado dos elencos de € 7 milhões cada.

Apesar de possuir saídas importantes, como a de Matheus França, o clube carioca teve algumas contratações

valiosas como Allan, Luiz Araújo e Rossi. O Bahia se destacou com contratações como a de Gilberto e Rafael Ratão.

• Destaque no Brasileirão, o Botafogo teve o 8º maior aumento do valor de mercado do elenco: +€ 4,6 milhões pós o final da janela europeia

Atlético Mineiro e trio paulista estão entre as equipes que mais

perderam valor dos elencos com a janela europeia

Em comparação com o final da janela de inverno, Atlético MG, Bragantino, Santos e Corinthians estão entre

equipes do Brasileirão que mais perderam valor de mercado dos elencos após o final da janela europeia. 

– O Atlético Mineiro perdeu jogadores valiosos como Allan e Nathan Silva durante a janela europeia. Como

consequência, registrou a maior queda no valor de mercado do elenco, com uma redução de € 18,9 milhões –

decréscimo de 18% em termos percentuais.

– Um dos 5 times da competição que mais faturou com venda de atletas na janela, o RB Bragantino teve o valor de

mercado do seu elenco reduzido em € 10,8 milhões com o final da janela europeia. A equipe perdeu jogadores como

Praxedes e Natan, e não houve uma reposição à altura em termos de valor de mercado. 

– O Santos (-€ 10 milhões) é a 3ª equipe do país com maior redução no valor do elenco após janela europeia. O clube

perdeu jogadores valiosos como Ângelo e Deivid Washinton, e as contratações, como a de Alfredo Morelos e Jean

Lucas, não foram suficientes para evitar a queda do valor de mercado de seu elenco.

– Após se destacar como a equipe brasileira que mais valorizou o seu elenco na 1ª janela do ano, o Vasco apresentou a

4ª maior redução de valor do elenco após o período da janela europeia, com uma queda de € 8,8 milhões. Apesar das

contratações de jogadores como Praxedes, Sebastian Ferreira e Vegetti, a saída de atletas valiosos, especialmente

Andrey Santos, contribuiu significativamente para essa queda.

– O Corinthians (-€ 8,1 milhões) fecha o Top 5 de maiores reduções. Destaque para as saídas de Róger Guedes e de

jovens promessas, como Adson. As contratações, como Rojas e Lucas Veríssimo, não foram suficientes para evitar a 19/09/23 queda do valor de mercado do elenco

AUMENTO DO VALOR DOS ELENCOS 

DOS CLUBES DA SÉRIE A NA 

JANELA EUROPEIA 23

milhões.

Os clubes da Série A tiveram um

crescimento no valor de mercado dos

seus elencos de € 20,4 milhões ao

comparar o final da janela europeia

com os valores após o final da janela

de inverno. O total aumentou de 

€ 1,42 bilhão para € 1,44 bilhão,

representando um crescimento de 1%

Clubes da Série A com maiores aumentos no valor de 

mercado dos elencos – janela europeia (em € milhões) 

São Paulo    14,0

Cruzeiro       13,3

Fluminense 12,9

Athético PR 7,5

Flamengo    7,0

Bahia            7,0

CLUBES DO BRASILEIRÃO SÉRIE A, PELA VARIAÇÃO NO VALOR DE MERCADO DOS ELENCOS NA JANELA EUROPEIA (Em Milhões de €)

Ranking Clube Valor Total

Set/23

Valor Total

Abr/23

Variação 

Entre Meses

Diferença %

1 São Paulo FC 99,5 85,5 14,0 16%

2 Cruzeiro EC 50,4 37,1 13,3 36%

3 Fluminense FC 77,3 64,4 12,9 20%

4 Athletico Paranaense 96,8 89,3 7,5 8%

5 CR Flamengo 160,7 153,7 7,0 5%

5 EC Bahia 61,7 54,7 7,0 13%

7 SE Palmeiras 160,3 154,2 6,2 4%

8 Botafogo FR 68,8 64,2 4,6 7%

9 SC Internacional 71,5 67,9 3,6 5%

10 Cuiabá EC 20,2 17,6 2,6 15%

11 Grêmio FBPA 57,8 56,2 1,6 3%

12 Goiás EC 23,1 22,3 0,9 4%

13 Fortaleza EC 39,1 38,7 0,3 1%

14 Coritiba FC 38,5 40,3 - 1,8 -4%

15 América Mineiro 28,2 30,7 - 2,5 -8%

16 SC Corinthians 88,2 96,2 - 8,1 -8%

17 CR Vasco da Gama 69,5 78,3 - 8,8 -11%

18 Santos FC 70,9 80,9 - 10,0 -12%

19 RB Bragantino 72,2 83,0 - 10,8 -13%

20 Atlético Mineiro 83,4 102,3 - 18,9 -18%

TOTAL 1.437,7 1.417,3 20,4 1%

ENTRADAS E SAÍDAS DOS JOGADORES MAIS VALIOSOS EM CLUBES DO

BRASILEIRÃO SÉRIE A NA JANELA EUROPEIA

Fonte: Transfermarkt

Elaboração: Pluri (2023)

Ranking Principais jogadores que entraram 

(em Milhões de €) 

Principais jogadores que saíram

(em Milhões de €) 

São Paulo Lucas Moura (6,0), James Rodríguez (6,0) Bruno Alves (0,8)

Cruzeiro Matheus Pereira (7,0), Arthur Gomes (3,0) Matheus Davó (1,5), Daniel Júnior (1,4)

Fluminense Leonardo Fernandéz (7,0), Marlon (6,0) Gabriel Pirani (3,5), Marrony (2,0)

Athletico Paranaense Bruno Zapelli (5,5), Arturo Vidal (1,2) Khellven (7,0), David Terans (6,0)

Flamengo Allan (7,0), Luiz Araújo (6,0) Matheus França (9,0), Hugo Souza (2,0)

Bahia Gilberto (4,0), Rafael Ratão (2,5) Marco Antônio (1,5), Daniel (1,4)

Palmeiras Mateus (0,1) Giovani (10,0), Rafael Navarro (4,0)

Botafogo Diego Costa(2,0), Diego Hernandez (2,0) Gustavo Sauer (2,5), Lucas Piazon (2,0)

Internacional Enner Valencia (3,8), Sergio Rochet (3,5) Alemão (3,0), Mario Fernandes(3,0)

Cuiabá Lucas Mineiro (1,2), Clayson (0,8) Iury Castilho (0,7), Victor Yan (0,1)

Grêmio João Pedro (6,0), Rodrigo Ely (3,0) Bitello (7,0), Brenno (2,5)

Goiás Matheus Babi (1,5), Luís Oyama (0,8) Matheus Peixoto (1,5), Felipe (1,2)

Fortaleza Imanol Machuca (2,5), Marinho (1,5) Renato Kayzer (1,8), Lucas Esteves (1,5)

Coritiba Sebastián Gómez (2,0), Islam Slimani (1,5) Liziero (2,5), Alef Manga (2,0)

América Mineiro Pedrinho (1,8), Renato Kayzer (1,8) Arthur (5,0), Dadá Belmonte (0,7)

Corinthians Rojas (6,0), Lucas Veríssimo (6,0) Róger Guedes (10,0), Adson (6,0)

Vasco da Gama Praxedes (6,0), Sebastián Ferreira (4,5) Andrey Santos (12,0), Pedro Raul (6,0)

Santos Alfredo Morelos (6,0), Jean Lucas(6,0) Angelo (13,0), Daniel Ruiz (4,5)

RB Bragantino Matheus Gonçalves (1,5), Da Silva (0,4) Praxedes (6,0), Natan (5,5)

Atlético Mineiro Alan Franco (3,0) Allan (7,0), Nathan Silva (6,0)

II – CLUBES COM ELENCOS MAIS VALIOSOS

Flamengo encerra a janela europeia retomando o posto de elenco

mais valioso do Brasil

O Flamengo recuperou o posto de elenco mais valioso do futebol brasileiro, após encerrar a janela europeia com

o 5º maior aumento do valor de mercado do elenco e ultrapassar o Palmeiras.

– O clube carioca retomou o posto com as contratações de jogadores valiosos como Allan, Luiz Araújo e Rossi.

– O Palmeiras, que possuía o posto de elenco mais valioso do Brasil após a janela de inverno, virou o 2º elenco mais

valioso após a saída de jogadores como Giovani, Rafael Navarro, além de não realizar contratações durante a janela

europeia. A redução ocorreu apesar da valorização de jogadores como o Endrick, Luís Guilherme, Veiga e Piquerez.

• Time que mais aumentou o valor de mercado, São Paulo sobe 3 posições e encerra a janela europeia como a 3ª

equipe com elenco mais valioso do Brasil.

– O clube se destacou com a contratação de jogadores valiosos como Lucas Moura e James Rodríguez.

– O Athletico Paranaense subiu 1 posição e possui o 4º maior valor de mercado dos elencos do futebol brasileiro.

– Após a venda de jogadores importantes como Roger Guedes, o Corinthians caiu para a 5ª colocação do ranking.

– Clube que mais teve o valor do elenco mais reduzido com a janela europeia, o Atlético Mineiro caiu 3 posições e se

tornou o 6º elenco mais valioso do futebol brasileiro

• 3º clube com maior aumento do valor do elenco, Fluminense é a equipe que mais subiu posições pós-janela: 4.

– Com a contratação de atletas como Leonardo Fernandez e Marlon, o tricolor carioca se tornou o 7º elenco mais valioso

do país, superando até mesmo o Internacional, seu rival na disputa por uma vaga na final da Libertadores.

– Santos e Vasco, são 2 das equipes ultrapassadas pelo Fluminense. Ambos caíram 2 posições no ranking.

Clubes da Série A com elencos mais valiosos ao final da 

janela europeia (em € milhões) 

FLAMENGO           160,7

PALMEIRAS            160,3

SÃO PAULO            99,5

ATHLETICO             96,8

CORINTHIANS       88,2

RANKING DOS CLUBES BRASILEIROS, PELO VALOR DE MERCADO DOS

ELENCOS (Milhões de €) – 01º AO 20º

Fonte: Transfermarkt

Elaboração: Pluri (2023)

Ranking por 

valor atual Clube Valor Total

Set/23

Mudança do ranking 

(comparação Abr/23)

1 CR Flamengo 160,7 1

2 SE Palmeiras 160,3 -1

3 São Paulo FC 99,5 3

4 Athletico Paranaense 96,8 1

5 SC Corinthians 88,2 -1

6 Atlético Mineiro 83,4 -3

7 Fluminense FC 77,3 4

8 RB Bragantino 72,2 -1

9 SC Internacional 71,5 1

10 Santos FC 70,9 -2

11 CR Vasco da Gama 69,5 -2

12 Botafogo FR 68,8 -

13 EC Bahia 61,7 1

14 Grêmio FBPA 57,8 -1

15 Cruzeiro EC 50,4 2

16 Fortaleza EC 39,1 -

17 Coritiba FC 38,5 -2

18 América Mineiro 28,2 -

19 Goiás EC 23,1 -

20 Cuiabá EC 20,2 

Fonte dos Dados : Pluri Consultoria.

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Pluri Colsultoria. 




 


terça-feira, 26 de setembro de 2023

Vasco vence América-MG e deixa a zona de rebaixamento do Brasileirão

 O Vasco venceu o América MG por 1 a o, ontém a noite, no estádio Indepencia, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro. 

O resultado fez o Vasco sair da zona de rebaixamento, ultrapassando Santos, Bahia e Goiás. Agora, o clube soma 26 pontos e assume a décima quinta posição.

Já o América-MG permaneceu com a mesma pontuação (18), na vice-lanterna da competição. A situação do Coelho é complicada: são nove pontos de diferença em relação ao Goiás, primeiro clube fora da zona de rebaixamento.

O Coelho teve dois atletas expulsos. Iago Maidana deixou o gramado ao final do primeiro tempo por cotovelada , enquanto Felipe Azevedo, do banco de reservas, recebeu cartão vermelho nos minutos finais de jogo por reclamação.

Jogando em casa, o time mineiro foi muito superior no primeiro tempo. Com suas linhas próximas ao gol vascaíno, os mineiros tiveram quatro chances claras de gol no primeiro tempo.

Contudo; O goleiro Léo Jardim, salvous os vascaínos com quatro belas defesas. No final do primeiro tempo, o time mineiro teve um jogador expulso.

Com um jogador a menos, o time mineiro se desgorganizou em campo. Com mais espaço, os vascaínos tomaram conta do jogo durante o segundo tempo.

O coelho se segurava o quanto podia. Mas não conseguia se organizar tendo um jogador a menos em campo. Mais presente no campo ofensivo, os vascaínos chegaram ao gol da vitória nos acréscimos.

Os vascínos vem subindo de produção no campeonato nacional. Conseguindo vitórias importantes, os vascaínos já saíram da zona do rebaixamento. 


Região Sudeste alcança novo recorde de renda bruta média na temporada.

 RELATÓRIO MENSAL

DE RENDA E TICKET MÉDIO

Parte 3 – Ranking por Regiões

Agosto/2023

INFORMAÇÕES PRELIMINARES

Neste relatório são apresentadas análises abrangendo as competições nacionais, internacionais, regionais e

estaduais com mando de campo dos clubes brasileiros que aconteceram durante o período de agosto de 2023.

• Para efeitos de informação ao leitor, algumas breves explicações serão disponibilizadas.

• Renda Bruta considera toda a arrecadação com bilheteria nas partidas de futebol.

• Ticket Médio dos estádios é calculado com base na divisão entre a Renda Bruta e o Público Pagante.

• Todos os valores monetários são apresentados na moeda Real Brasileiro R$.

• Algumas partidas não tiveram informações disponíveis sobre público, ticket médio ou renda durante a

elaboração do relatório, ou tiveram portões fechados. Para ver quais são essas partidas, clique aqui. Note que as

partidas terminadas em W.O. não estão inclusas nesta lista.

• As análises anuais são incorporadas com a realização da Supercopa do Brasil entre Palmeiras e Flamengo,

contabilizando a partida duas vezes devido a razões metodológicas, com cada clube atuando como mandante

uma vez. O mando de campo do Flamengo no Mundial de Clubes 2022 não foi contabilizado no relatório.

• Para obtenção dos dados desta pesquisa, o site Sr.Goool foi utilizado.

DESTAQUES

DESTAQUES

• Região Sudeste ultrapassa R$1 milhão em renda 

bruta média arrecadada em agosto

• Região Sudeste alcança novo recorde de renda 

bruta média na temporada

• Região Centro-Oeste registra seu maior ticket 

médio mensal da temporada 2023

• Aumento no ticket médio anual em duas regiões 

após oito meses de temporada

VII

RENDA BRUTA

Ranking por Regiões

RENDA BRUTA

REGIÃO SUDESTE ULTRAPASSA R$1 MILHÃO EM RENDA BRUTA MÉDIA 

ARRECADADA EM AGOSTO

Em agosto, a região Sudeste do Brasil, que abriga o maior número de equipes da Série A, também contou com

uma presença significativa das equipes disputando a Copa do Brasil, Sul-americana e Libertadores. Isso

resultou em um impressionante valor médio de renda bruta para o mês.

– Com diversos clubes da Série A atuando como mandantes na Copa do Brasil (São Paulo e Flamengo), Sul-americana

(Botafogo, São Paulo, Corinthians e RB Bragantino), e Libertadores (Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Fluminense), além

dos clubes das Séries B, C e D, a renda média mensal atingiu R$1.309.254.

• Na segunda posição entre as regiões, surpreendentemente, encontramos a região Centro-Oeste, que teve seu

melhor desempenho mensal, e possivelmente da temporada de 2023, com uma média de renda de R$476.652.

– Grande parte desse valor veio do Cuiabá, que enfrentou Palmeiras e Flamengo pela Série A na Arena Pantanal. Além de

excelentes públicos em ambos os jogos, o clube também praticou preços de ingressos mais elevados, contribuindo

significativamente para a impressionante performance da região Centro-Oeste e sua segunda posição no ranking.

• No terceiro lugar, temos a região Sul, que obteve uma respeitável média de renda de R$404.949 em 39 jogos,

com destaque para a contribuição do Grêmio com quase R$2 milhões de renda bruta.

REGIÕES COM MAIOR MÉDIA DE RENDA BRUTA (R$) – AGO/23

Sudeste               1.309.254

Sul                         404.949

Nordeste            180.542

Centro-Oeste     476.652

Norte                   94.648

RANKING DE RENDA BRUTA MÉDIA POR REGIÕES – AGO/23

RANKING REGIÃO JOGOS 

MANDANTE

RENDA BRUTA 

MÉDIA (R$)

RENDA BRUTA 

TOTAL (R$)

PARTICIPAÇÃO RENDA 

BRUTA (%)

1 Sudeste 74 1.309.254 96.884.814 74,42

2 Centro-Oeste 16 476.652 7.626.430 5,86

3 Sul 39 404.949 15.793.018 12,13

4 Nordeste 49 180.542 8.846.553 6,80

5 Norte 11 94.648 1.041.125 0,80

TOTAL GERAL 189 688.846 130.191.939 100,00

CLUBES COM MAIOR MÉDIA DE RENDA BRUTA POR REGIÃO (R$) - AGO/23

Região Sudeste: 

Flamengo (5.551.198)

Região Sul:

Grêmio (1.996.160)

Região Nordeste:

Bahia (1.037.054)

Região Centro-Oeste: 

Cuiabá (2.993.748)

Região Norte: 

Paysandu (318.778)

CLUBES COM MAIOR MÉDIA DE RENDA BRUTA POR REGIÃO – AGO/23

RANKING REGIÃO CLUBE JOGOS MANDANTE RENDA BRUTA 

MÉDIA (R$)

RENDA BRUTA TOTAL 

(R$)

1 Sudeste Flamengo 4 5.551.198 22.204.793

2 Centro-Oeste Cuiabá 2 2.993.748 5.987.495

3 Sul Grêmio 2 1.996.160 3.992.319

4 Nordeste Bahia 2 1.037.054 2.074.108

5 Norte Paysandu 2 318.778 637.555

RANKING DE RENDA BRUTA MÉDIA POR CLUBE NA REGIÃO SUDESTE 

1º AO 20º – AGO/23

RANKING CLUBE JOGOS 

MANDANTE

RENDA BRUTA 

MÉDIA (R$)

RENDA BRUTA 

TOTAL (R$)

PARTICIPAÇÃO RENDA 

BRUTA TOTAL (%)

1 Flamengo 4 5.551.198 22.204.793 22,92

2 São Paulo 5 4.308.998 21.544.989 22,24

3 Palmeiras 4 3.160.460 12.641.838 13,05

4 Fluminense 4 2.839.762 11.359.050 11,72

5 Corinthians 4 2.287.467 9.149.868 9,44

6 Cruzeiro 2 2.091.233 4.182.465 4,32

7 Atlético-MG 3 1.766.135 5.298.404 5,47

8 Vasco 2 1.517.251 3.034.502 3,13

9 Botafogo 4 1.201.937 4.807.748 4,96

10 Santos 2 222.511 445.023 0,46

11 RB Bragantino 3 172.982 518.945 0,54

12 Guarani 3 153.340 460.020 0,47

13 América-MG 4 67.698 270.790 0,28

14 Patrocinense 2 62.840 125.680 0,13

15 Athletic Club 2 62.425 124.850 0,13

16 Ponte Preta 2 50.303 100.605 0,10

17 Botafogo-SP 3 40.997 122.990 0,13

18 Novorizontino 3 39.743 119.230 0,12

19 Ituano 3 38.020 114.060 0,12

20 Portuguesa-RJ 2 26.190 52.380 0,05

TOTAL GERAL 74 1.309.254 96.884.814 100,00

RANKING DE RENDA BRUTA MÉDIA POR CLUBE NA REGIÃO SUL 1º AO 

15º – AGO/23

RANKING CLUBE JOGOS 

MANDANTE

RENDA BRUTA 

MÉDIA (R$)

RENDA BRUTA 

TOTAL (R$)

PARTICIPAÇÃO RENDA 

BRUTA TOTAL (%)

1 Grêmio 2 1.996.160 3.992.319 25,28

2 Internacional 4 1.219.897 4.879.586 30,90

3 Coritiba 2 1.113.375 2.226.750 14,10

4 Athletico-PR 3 784.020 2.352.060 14,89

5 Criciúma 3 246.000 738.000 4,67

6 Avaí 2 233.506 467.012 2,96

7 Maringá 1 97.760 97.760 0,62

8 Juventude 4 83.525 334.100 2,12

9 Chapecoense 1 79.880 79.880 0,51

10 Figueirense 1 72.652 72.652 0,46

11 Operário 2 71.297 142.594 0,90

12 Caxias 3 69.667 209.000 1,32

13 Hercílio Luz 1 58.935 58.935 0,37

14 Brusque 2 29.408 58.815 0,37

15 Londrina 3 19.183 57.550 0,36

TOTAL GERAL 39 404.949 15.793.018 100,00

RANKING DE RENDA BRUTA MÉDIA POR CLUBE NA REGIÃO 

NORDESTE 1º AO 15º – AGO/23

RANKING CLUBE JOGOS 

MANDANTE

RENDA BRUTA 

MÉDIA (R$)

RENDA BRUTA 

TOTAL (R$)

PARTICIPAÇÃO RENDA 

BRUTA TOTAL (%)

1 Bahia 2 1.037.054 2.074.108 23,45

2 Fortaleza 4 561.959 2.247.836 25,41

3 Vitória 3 414.593 1.243.778 14,06

4 Sport 2 405.938 811.875 9,18

5 Náutico 2 289.514 579.028 6,55

6 Ceará 2 199.191 398.381 4,50

7 Botafogo 2 125.808 251.615 2,84

8 América-RN 1 121.270 121.270 1,37

9 Confiança 2 73.670 147.339 1,67

10 Ferroviário 2 67.613 135.225 1,53

11 CSA 2 65.950 131.900 1,49

12 CRB 4 53.988 215.950 2,44

13 ABC 2 52.640 105.280 1,19

14 Nacional 1 47.790 47.790 0,54

15 Sousa 2 31.908 63.815 0,72

TOTAL GERAL 49 180.542 8.846.553 100,00

RANKING DE RENDA BRUTA MÉDIA POR CLUBE NA REGIÃO CENTROOESTE 1º AO 7º – AGO 23

RANKING CLUBE JOGOS 

MANDANTE

RENDA BRUTA 

MÉDIA (R$)

RENDA BRUTA 

TOTAL (R$)

PARTICIPAÇÃO RENDA 

BRUTA TOTAL (%)

1 Cuiabá 2 2.993.748 5.987.495 78,51

2 Goiás 3 268.842 806.525 10,58

3 Vila Nova 3 179.963 539.890 7,08

4 Atlético-GO 2 63.110 126.220 1,66

5 Anápolis 2 56.733 113.465 1,49

6 Ceilândia 2 22.065 44.130 0,58

7 Aparecidense 2 4.353 8.705 0,11

TOTAL GERAL 16 476.652 7.626.430 100,00

RANKING DE RENDA BRUTA MÉDIA POR CLUBE NA REGIÃO NORTE 1º 

AO 7 – AGO/23

RANKING CLUBE JOGOS 

MANDANTE

RENDA BRUTA 

MÉDIA (R$)

RENDA BRUTA 

TOTAL (R$)

PARTICIPAÇÃO RENDA 

BRUTA TOTAL (%)

1 Paysandu 2 318.778 637.555 61,24

2 Remo 1 228.740 228.740 21,97

3 Independente-AP 1 39.020 39.020 3,75

4 Nacional-AM 2 29.720 59.440 5,71

5 Manaus 2 21.198 42.395 4,07

6 Tuna Luso 1 19.915 19.915 1,91

7 Amazonas 2 7.030 14.060 1,35

TOTAL GERAL 11 94.648 1.041.125 100,00

RENDA BRUTA

REGIÃO SUDESTE ALCANÇA NOVO RECORDE DE RENDA BRUTA MÉDIA NA 

REGIÃO SUDESTE ALCANÇA NOVO RECORDE DE RENDA BRUTA MÉDIA NA 

TEMPORADAREGIÃO SUDESTE ALCANÇA NOVO RECORDE DE RENDA BRUTA MÉDIA NA TEMPORADA

A região de maior movimentação econômica do Brasil, e consequentemente, onde se praticam os ingressos

mais caros no futebol, estabeleceu um novo recorde com os jogos de agosto, que foram adicionados à análise

anual da temporada. Com 762 partidas avaliadas, a região Sudeste atingiu uma renda média bruta de

R$751.204, estabelecendo o seu maior valor registrado ao longo dos meses da temporada e mantendo-se

firme na primeira posição do ranking, com uma grande diferença em relação às outras regiões.

– Oito clubes da região já ultrapassaram a marca de R$1 milhão em renda média bruta na temporada, todos eles

competindo na Série A do Brasileirão.

• A região Sul tem mostrado um aumento constante em sua renda média bruta desde junho, alcançando

R$283.842 em 495 partidas avaliadas. Atualmente, ocupa a segunda posição no ranking, juntamente com a

região Sudeste, as únicas com renda média superior a R$100 mil.

• A região Nordeste, responsável pelo maior número de partidas avaliadas, também registrou a sua maior renda

média bruta arrecadada. Em 929 partidas, o valor após oito meses chegou a R$88.295, mantendo a região na

terceira posição do ranking

REGIÕES COM MAIOR MÉDIA DE RENDA BRUTA (R$) – ANUAL/23

Sudeste                  715.204 

Sul                            283.842

Nordeste                88.295

Centro-Oeste        65.401 

Norte                      43.121

RANKING DE RENDA BRUTA MÉDIA POR REGIÕES – ANUAL/23

RANKING REGIÃO JOGOS 

MANDANTE

RENDA BRUTA 

MÉDIA (R$)

RENDA BRUTA 

TOTAL (R$)

PARTICIPAÇÃO RENDA 

BRUTA (%)

1 Sudeste 762 751.204 544.985.621 67,40

2 Sul 495 283.842 140.501.577 17,38

3 Nordeste 929 88.295 82.026.449 10,14

4 Centro-Oeste 378 65.401 24.721.719 3,06

5 Norte 381 43.121 16.385.963 2,03

TOTAL GERAL 2.945 274.668 808.621.328 100,00

RANKING DE RENDA BRUTA MÉDIA POR REGIÕES – ANUAL/23

CLUBES COM MAIOR MÉDIA DE RENDA BRUTA POR REGIÃO (R$) -

ANUAL/23

Região Sudeste: 

Flamengo (3.787.432)

Região Sul:

Grêmio (2.015.655)

Região Nordeste:

Bahia (935.260)

Região Centro-Oeste: 

Cuiabá (569.849)

Região Norte: 

Remo (429.122)

CLUBES COM MAIOR MÉDIA DE RENDA BRUTA POR REGIÃO –

ANUAL/23

RANKING REGIÃO CLUBE JOGOS MANDANTE RENDA BRUTA 

MÉDIA (R$)

RENDA BRUTA TOTAL 

(R$)

1 Sudeste Flamengo 29 3.787.432 109.835.526

2 Sul Grêmio 24 2.015.655 48.375.717

3 Nordeste Bahia 23 935.260 21.510.984

4 Centro-Oeste Cuiabá 20 569.849 11.396.975

5 Norte Remo 16 429.122 6.865.950

RANKING DE RENDA BRUTA MÉDIA POR CLUBE NA REGIÃO SUDESTE 

1º AO 20º – ANUAL/23

RANKING CLUBE JOGOS 

MANDANTE

RENDA BRUTA 

MÉDIA (R$)

RENDA BRUTA 

TOTAL (R$)

PARTICIPAÇÃO RENDA 

BRUTA TOTAL (%)

1 Flamengo 29 3.787.432 109.835.526 20,15

2 Palmeiras 29 3.049.423 88.433.262 16,23

3 São Paulo 27 2.569.631 69.380.046 12,73

4 Corinthians 27 2.305.848 62.257.904 11,42

5 Fluminense 26 1.894.162 49.248.219 9,04

6 Atlético-MG 25 1.441.725 36.043.136 6,61

7 Vasco 18 1.246.757 22.441.623 4,12

8 Cruzeiro 18 1.161.546 20.907.831 3,84

9 Botafogo 29 920.043 26.681.253 4,90

10 Madureira 5 722.909 3.614.545 0,66

11 Portuguesa-SP 6 552.470 3.314.819 0,61

12 Água Santa 8 404.254 3.234.035 0,59

13 Bangu 5 387.082 1.935.409 0,36

14 Ipatinga 4 359.090 1.436.360 0,26

15 Santos 23 349.635 8.041.603 1,48

16 Botafogo-SP 21 192.950 4.051.950 0,74

17 Boavista 5 192.117 960.585 0,18

18 RB Bragantino 23 176.458 4.058.544 0,74

19 São Bento 6 160.295 961.770 0,18

20 Nova Iguaçu 17 155.399 2.641.785 0,48

TOTAL GERAL 762 715.204 544.985.621 100,00

RANKING DE RENDA BRUTA MÉDIA POR CLUBE NA REGIÃO SUL 1º AO 

15º – ANUAL/23

RANKING CLUBE JOGOS 

MANDANTE

RENDA BRUTA 

MÉDIA (R$)

RENDA BRUTA 

TOTAL (R$)

PARTICIPAÇÃO RENDA 

BRUTA TOTAL (%)

1 Grêmio 24 2.015.655 48.375.717 34,43

2 Internacional 24 1.072.002 25.728.057 18,31

3 Athletico-PR 28 836.640 23.425.915 16,67

4 Coritiba 19 581.296 11.044.615 7,86

5 Criciúma 22 265.823 5.848.110 4,16

6 Maringá 19 201.685 3.832.015 2,73

7 Avaí 18 150.278 2.704.999 1,93

8 Caxias 18 136.621 2.459.175 1,75

9 FC Cascavel 15 113.230 1.698.449 1,21

10 Chapecoense 19 106.599 2.025.390 1,44

11 Figueirense 15 95.289 1.429.337 1,02

12 Juventude 19 92.880 1.764.715 1,26

13 Joinville 5 85.307 426.535 0,30

14 Brasil 15 76.142 1.142.125 0,81

15 Operário 17 75.164 1.277.796 0,91

TOTAL GERAL 495 283.842 140.501.577 100,00

RANKING DE RENDA BRUTA MÉDIA POR CLUBE NA REGIÃO 

NORDESTE 1º AO 15º – ANUAL/23

RANKING CLUBE JOGOS 

MANDANTE

RENDA BRUTA 

MÉDIA (R$)

RENDA BRUTA 

TOTAL (R$)

PARTICIPAÇÃO RENDA 

BRUTA TOTAL (%)

1 Bahia 23 935.260 21.510.984 26,22

2 Fortaleza 32 330.841 10.586.920 12,91

3 Sport 29 327.639 9.501.527 11,58

4 Ceará 23 275.480 6.336.036 7,72

5 Vitória 24 265.474 6.371.379 7,77

6 Santa Cruz 20 184.940 3.698.790 4,51

7 América-RN 16 135.057 2.160.904 2,63

8 Náutico 23 111.132 2.556.046 3,12

9 ABC 24 103.454 2.482.888 3,03

10 Treze 7 80.428 562.997 0,69

11 Campinense 16 71.353 1.141.645 1,39

12 Confiança 18 68.832 1.238.976 1,51

13 Botafogo 15 68.535 1.028.025 1,25

14 CRB 25 61.233 1.530.834 1,87

15 CSA 21 55.598 1.167.567 1,42

TOTAL GERAL 929 88.295 82.026.449 100,00

RANKING DE RENDA BRUTA MÉDIA POR CLUBE NA REGIÃO CENTROOESTE 1º AO 15º – ANUAL 23

RANKING CLUBE JOGOS 

MANDANTE

PÚBLICO PAGANTE 

TOTAL

RENDA BRUTA 

TOTAL (R$) TICKET MÉDIO (R$)

1 Cuiabá 20 182.115 9.106 62,58

2 Goianésia 5 12.820 2.564 39,88

3 Iporá 14 6.670 476 30,20

4 Inhumas 5 3.152 630 27,23

5 Goiânia 6 17.591 2.932 26,07

6 Goiás 27 205.483 7.610 23,22

7 Vila Nova 21 119.144 5.674 23,06

8 Dom Bosco 6 2.092 349 22,91

9 Anápolis 17 38.098 2.241 22,64

10 Morrinhos 5 4.362 872 22,24

11 Grêmio Anápolis 5 1.588 318 21,35

12 CRAC 14 24.835 1.774 21,21

13 Dourados 6 5.036 839 20,24

14 Ceilândia 16 10.085 630 19,74

15 Comercial 3 151 50 17,81

TOTAL GERAL 378 819.672 24.721.719 30,16

RANKING DE RENDA BRUTA MÉDIA POR CLUBE NA REGIÃO NORTE 1º 

AO 15º – ANUAL/23

RANKING CLUBE JOGOS 

MANDANTE

RENDA BRUTA 

MÉDIA (R$)

RENDA BRUTA 

TOTAL (R$)

PARTICIPAÇÃO RENDA 

BRUTA TOTAL (%)

1 Remo 16 429.122 6.865.950 41,90

2 Paysandu 21 252.778 5.308.330 32,40

3 Trem 14 64.285 899.988 5,49

4 Águia 17 41.054 697.915 4,26

5 Caeté 5 32.383 161.915 0,99

6 Ji-Paraná 3 24.530 73.590 0,45

7 Cametá 7 18.971 132.800 0,81

8 Independente 4 18.684 74.735 0,46

9 São Raimundo 8 18.624 148.995 0,91

10 Porto Velho 2 17.815 35.630 0,22

11 Manaus 16 17.451 279.210 1,70

12 Tuna Luso 14 16.333 228.660 1,40

13 Tapajós 4 15.786 63.145 0,39

14 Castanhal 6 15.090 90.540 0,55

15 Nacional 15 14.922 223.835 1,37

TOTAL GERAL 381 43.121 16.385.963 100,00

VIII

TICKET MÉDIO DOS ESTÁDIOS Ranking por Regiões

PARTIDAS SEM INFORMAÇÕES DE PÚBLICO, TICKET E RENDA EM 

AGO/23

CAMPEONATO DATA ESTÁDIO MANDANTE VISITANTE

Série A 05/08/2023 Vila Belmiro Santos Athletico-PR

Série A 06/08/2023 São Januário Vasco Grêmio

Série B 27/08/2023 Arena Condá Chapecoense Avaí

Série C 21/08/2023 Arena das Dunas América-RN Aparecidense

Série C 26/08/2023 Baenão Remo Altos

Série C 26/08/2023 Orlando Scarpelli Figueirense Manaus

Série D 13/08/2023 José Cavalcanti Nacional-PB Ferroviário

Fonte dos Dados Pluri Consultoria.


Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html
 

Imagem : Site Brasil Escola : Portal UOL