domingo, 24 de setembro de 2023

Verstappen vence e Red Bull é campeã mundial de construtores em 2023

 O holandes Marx Verstappen, vence com absoluta tranquilidade o Grande Premio do Japão, disputada nesta madrugada, no autodrómo de Suzuka, dando a Red Bull, o título do campeonato mundial de construtores em 2023.

As duas McLarens chegaram atrás de Verstappen e Oscar Piastri garantiu seu primeiro pódio em sua carreira, conquistando a bandeira quadriculada em terceiro, atrás do companheiro de equipe Lando Norris, que terminou na segunda colocação.

Sergio Perez não terminou depois de uma batida  em Kevin Magnussen.

Na largada, Piastri alinhou-se ao lado de Verstappen na primeira fila. Quando as luzes se apagaram, os pilotos da McLaren atacaram a Red Bull de ambos os lados, Piastri por dentro e Norris por fora, mas Verstappen manteve a liderança enquanto Norris passava à frente de seu companheiro de equipe para segundo.

Após paralisação, a corrida foi reiniciada na quinta volta, com Verstappen na liderança, á frente de Norris, Piastri, e também a frente da duas Ferraris de Sainz e Leclerc. George Russell, até então em oitavo, tentou ultrapassar Lewis Hamilton na ultima chicane, mas levou o X, senso superado novamente na reta dos boxes.

No final do grid, Logan Sargeant recebeu uma penalidade de cinco segundos por colidir com Bottas no grampo em um confronto que danificou o Alfa Romeo o suficiente para tirar Bottas da corrida.  Com os cinco primeiros colocados com pneus médios, Verstappén tinha seis segundos de vantagem para Norris na volta 13.

Verstappe e Norris foram para os boxes.  Verstappen optou por pnues médios, enquanto Nórris optou por pneus mais duros. Russel tentou um estratégia de para única, ficando com pneus médios, mas teve que parar na volta 25. Com as duas Mercedes nos boxes, Nórris ultrapassou seu companheiro de equipe, retomando a segunda posição.

Piastri e Norris finalmente foram para os boxes para um segundo jogo de pneus médios, com Piastri ficando atrás de Russell em quarto. Mesmo colocando pneus mais duros em uma segunda parada, Verstappen voltou na liderança da c orrida.

Piastri ultrapassou Russell para retomar o terceiro lugar. Verstappen seguia confortavel na liderançla, vencendo a corrida com absoluta tranquilidade, á frente das duas MC Larens. Charles Leclerc terminou em quarto.

Á meu ver, o piloto do dia foi Lewis Hamilton. Alinhando arrojo e estratégia, o heptcampeão terminou em quinto, á frente de Carlos Sainz, e também de seu companheiro George Russell, mostrando que ainda sabe guiar com nos áueros tempos.

Confira agora os maiores vencedores de corrida da história da Formula 1.https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_vencedores_de_corridas_da_F%C3%B3rmula_1


Nenhum comentário:

Postar um comentário