Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças.
O machismo é um preconceito, expresso por opiniões e atitudes, que se opõe a igualdade de gêneros, favorecendo os homens em total detrimento das mulheres.
O machismo é a sensação viril' e autossuficiente, o conceito associado a "um forte senso de orgulho masculino: uma masculinidade exagerada". Está associado à "responsabilidade de um homem de prover, proteger e defender sua família".
O machismo alega em sua intelectualidade, que os homens são absolutamente superiores as mulheres. E de acordo com o machismo, sendo os homens seres superiores, cabe a mulher, apenas o absoluto papel da subserviência e obediência total e absoluta.
Desde que eu acompanho futebol, ainda em meados da década de 1980, o futebol sempre foi um meio bastante machista. Um meio completamente patriarcal, aonde qualquer acesso feminino, era expressamente proibido.
Os veículos da grande imprensa, e também os veículos independentes, noticiaram a agressão do técnico Rafael Soriano, da Desportiva, que aplicou uma cabeçada na assistente de arbitragem Marcielly Netto ,em uma partida entre a Desportiva e Nova Venécia pelo Campeonato Capixaba.
As mulheres vem rompendo o machismo e o patriarcado no futebol brasileiro. No jornalismo esportivo, cada vez mais, as mulheres estão entrando de igual para igual, em campos que eram unicamente dominado pelos homens.
Em um país extremamente patriarcal e machista como o Brasil, os avanços femininos no futebol, acabam incomodando extremamente. O fato das mulheres estarem rompendo tradições patriarcais de décadas passadas, acabam levando a atitudes extremas.
O patriarcado coloca os homens em total situação de poder na sociedade. No patriarcado, os homens tem o controle absoluto de todas as ações políticas, econômicas e sociais dentro de uma sociedade em qualquer país no mundo com modelos patriarcais.
No capitalismo, o patriarcado se torna cada vez mais evidente. Pois nos modelos e conceitos patriarcais, os homens são considerados com maior capacidade intelectual do que ás mulheres para os cargos de liderança, tanto nas empresas, quanto nos clubes de futebol.
Nos regimes patriarcais, temos as seguintes características de dominação masculina.
Os homens são os únicos seres capacitados para conduzir a vida política, econômica, social e moral.
As mulheres são consideradas inferiores aos homens, tanto no aspecto físico, quanto no aspecto intelectual.
Somente os homens possuem a plena capacidade de tomar todas as decisões relevantes, tanto no aspecto político, quanto no aspecto econômico.
A superioridade absoluta dos homens em relação ás mulheres, se dá nas famílias, que dá tratamento diferencial aos filhos homens.
As mulheres são levadas á acreditar que são completamente incapazes para tomar decisões política, sociais e econômicas. Nas sociedades patriarcais, ás mulheres são induzidas á acreditar que precisam ser dominadas e conduzidas por um homem.
O esporte é uma ferramento poderosa, no sentido de se reduzir desiguldades. Ao promover o acesso ao esporte e a prática esportiva para todos, independentemente da origem social, gênero , entnia, raça, orientação deficiência etc.. , pode-se criar um ambiente de cooperação e igualdade, melhorar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas e desenvolver habilidades importantes, como a disciplina, o respeito e o trabalho em equipe.
Inclusão social é um processo que visa garantir a igualdade de oportunidades e o acesso aos recursos para todos os membros da sociedade, independentemente de sua origem social, etnia, orientação sxual gênero, idade ou deficiência. A inclusão social é vista como objetivo para qualquer sociedade democrática e justa, pois promove a coesão social, o respeito à diversidade e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário