Uma pesquisa realizada pelo Instituto Atlas Intel divulgou um ranking dos 14 clubes com maiores torcidas no futebol brasileiro. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos. Confira os resultados!
Flamengo 21,9 % 46, 9 milhões de torcedores.
Corinthians 14,2% 30,4 milhões de torcedores
São Paulo 9,9% 21,2 milhões de torcedores
Palmeiras 7,7% 16,5 milhões de torcedores
Vasco 6,2 % 13,2 milhões de torcedores
Cruzeiro 6,1 % 13 milhões de torcedores
Grêmio 4,6% 9,8 milhões de torcedores
Atlético MG 4,3% 9,2 milhões de torcedores
Bahia 3,6% 7,7 milhões de torcedores
Internacional 3,5% 7,5 milhões de torcedores
Fluminense 3,4 % 7,2 milhões de torcedores
Santos 2,2% 6,6 milhões de torcedores
Botafogo 2% 4,2 milhões de torcedores
Sport 1,2 % 4milhões de torcedores
O que concluir ?
Um clube esportivo ou clube desportivo é uma organização sem fins lucrativos ou empresa que possui uma estrutura e equipes, profissionais ou amadoras, de atletas que praticam esportes, sejam eles individuais ou coletivos. Tradicionalmente, clubes possuem torcida que os apoiam e acompanham durante as competições, e participam de torneios de grande publicidade.
Os clubes possuem várias fontes de receitas, tais como bilheteria de seus jogos e demais eventos, acordos com outras empresas, o que inclui propaganda e outras formas de patrocínio, venda de roupas "oficiais" e produtos licenciados do clube, ou com mensalidades e contribuições de sócios, que frequentam a instituição e usam suas instalações. Segundo os jornalistas esportivos Gustavo Poli e Lédio Carmona, no meu livro Almanaque do Futebol.
O Flamengo não é o clube brasileiro com maior número de troféus. Corinthians, Palmeiras e São Paulo , tem mais troféus. Mas ambos não tem sequer metade do capital de giro do Flamengo.
A grandeza dos clubes está sendo redefinida basicamente pela sua capacidade de faturamento e pela qualidade da gestão financeira. É provável, inclusive, que o critério econômico combinado com o descompasso no nível de competitividade esportiva leve a imprensa especializada a eleger os “Big 6” (ou algo similar). Segundo Marcelo Proni: Professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) e doutor em Educação Física e com vários estudos publicados na área de Economia do Esporte.
Para os mais apaixonados. Os critérios mais relevante são :Títulos relevantes. Tamanha da torcida. Jogadores históricos. Estádio próprio . Nunca ter sido rebaixado. Viver boa fase nos últimos tempos.
Contudo. Critérios como estádio próprio e títulos relevantes. Podem ou não ser relativos ?
Grêmio e Internacional, são superiores ao Flamengo em número de troféus. Grêmio e Interacional, também tem estádios próprios .Contudo. O dupla grenal, somada, não tem metade da torcida rubro negra
Por troféus em anos de existência. O maior seria o meu São Paulo.
Mas. Na atualidade. O meu São Paulo. Não tem capital financeiro.
Algo que o Flamengo tem de sobra.
O que você acha ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário