domingo, 31 de julho de 2022

Atlletico vene São Paulo e sobe no campeonato.

 O Atlético Paranaense venceu o São Paulo por 1 a 0, agora a tarde, na Arena da Baixada, em Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro. Com 34 pontos, o Atlético fica na quarta colocação no campeonato nacional.

Com 26 pontos, o São Paulo ve mais distante, a classificação para a Copa Libertadores da América em 2026, e ainda fica a cinco pontos da zona do rebaixamento.

Com dez modificações em relação ao ultimo jogo, o time são paulino não fez um boa partida. No primeiro tempo, teve posse de bola, mas não criou nada ofensivamente.

As linhas entre defesa e meio campo, estavam espaçadas, dando espaços ao ataque atleticano. O time são paulino não conseguiu criar jogadas ofensivas e ainda esteve vulnerável no primeiro tempo.

O time são paulino continuou jogando mal no segundo tempo. Errando muitos passes, o time são paulino foi presa fácil para o time atleticano. As articulações ofensivas não existiam. Assim sendo, o time são paulino mereceu a derrota na tarde de hoje.

Mesmo não tendo  feito grande partida, o time atleticano mereceu a vitória nesta tarde. No primeiro tempo, foi muito eficiente na marcação entre suas linhas de meio campo e defesa, anulando o ataque são paulino.

Os contragolpes funcionaram perfeitamente, dando aos atleticanos, um total domínio das ações ofensivas no primeiro tempo.

No segundo tempo, o time atleticano seguiu dominando o jogo. Com marcação forte, o time atleticano sempre foi mais perigoso nos contragolpes.

E assim sendo, o time atleticano mereceu a vitória na tarde de hoje.

Marx Vesrtappen vence Grande Premio da Hungria.

 Em uma atuação de gala, o holandês Marx Verstappen, venceu o Grande Premio da Hungria, disputado no circuito de hungaroring. O britanico Lewis Hamilton chegou em segundo e seu companheiro George Russel, completou o pódio em terceiro.

Com o triunfo, Verstappen chega a 28 vitória ns sua carreira, superando o tricampeão Jackie Stewart. Com a vitória de hoje, Marx Verstappen lidera o mundial de pilotos. O holandês tem 258 pontos, contra 178 pontos de Charles Leclerc.

Nas largada, George Russel, se livrou das Ferrais de Charles Leclerc e Carlos Saiz, para se manter na ponta. O britânico Lewis Hamilton, ultrapassou Fernando Alonso e Steban Ocon, pulando para quinto.

Largando em décimo, Marx Verstappen chegou a sexta posição em 11 voltas. Charles Lecler e George Russel brigaram pela primeira posição após ambos pararem nos boxes.

O monagesco levou a melhor a assumiu a ponta. Após duas paradas nos boxes de Verstappen e Leclerc, o holandês chega a terceira posição, ao ultrapassar Leclerc na volta 41.

Após a parada de Hamilton na volta 52, Verstappen assumiu a liderança. Lewis Hamilton, foi um dos destaques do Grande Premio da Hungria.

O britânico justificou seus sete campeonatos mundiais. Economizando motor, gasolina e pneus nos momentos certos, Hamilton Teve o equipamento inteiro ,para ultrapassar Carlos Sainz e George Russel, para terminar em segundo.

Sozinho na liderança, Verstappen venceu o Grande Premio da Hungria. O bicampeão Fernando Aloonso, mostrou por que é considerado por especialistas, o melhor piloto pós Schumacher.

O espanhol mostrou mais uma vez, enorme habilidade pilotando carros do final do grid. Com o limitadíssimo equipamento da Alpine, Alonso terminou na oitava colocação.

A Ferrari, ao que indica, solucionou os problemas de suspensão e aerodinâmica em seus dois carros. Contudo, Charles Leclerc, foi prejudicado mais uma vez, por erro de estratégia da própria Ferrari.


O futebol globalizado dos dias atuais.

 A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI sendo considerada a maior mudança da história da economia nos últimos 40 anos. Embora vários estudiosos situem a origem da globalização em tempos modernos, outros traçam a sua história muito antes da era das descobertas e viagens ao Novo Mundo pelos europeus. Alguns até mesmo traçam as origens ao terceiro milênio a.C.

O termo "globalização" tem estado em uso crescente desde meados da década de 1980 e especialmente a partir de meados da década de 1990. Em 2000, o Fundo Monetário Internacional  identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento onde os países relevantes se integram para dar força ao capital transnacional.

Vivendo crise financeira, o Barcelona teve uma grande redução no valor máximo destinado aos pagamentos. O time catalão poderá gastar até 97,9 milhões de euros (R$ 617,7 milhões) em salários em 2021/22. Trata-se de uma grande redução, visto que o último valor era de 382,7 milhões de euros (R$ 2,41 bilhões). Segundo reportagem do site a Gazeta Esportiva.

Ainda em grave crise financeira, o Barcelona estuda tomar uma medida drástica para a próxima temporada. Segundo o jornal Mundo Deportivo, o clube catalão irá reduzir massa salarial em 50%. Segundo reportagem do ESPN.

Eu acompanho futebol desde meados da década de 1980. Apesar das críticas que eu sempre tive, e ainda tenho, em relação as gestões amadoras nos clubes brasileiros. A situação financeira do Barcelona, um dos maiores clubes do mundo, me leva á uma seguinte reflexão.

Sim leitor (a). Eu sei a diferença entre um craque de bola e um jogador comum. Os grandes craques, sempre irão se sobressair em relação aos jogadores comuns.

Conforme eu aprendi, durante os 08 semestres da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAA FAAM), a globalização mundial, é um processo inevitável em uma civilização moderna.

Na civilização moderna, todos os clubes de futebol no planeta, também estarão inseridos no contexto. Contudo, houve um tempo em que um craque de bola, não custava preços tão exorbitantes aos clubes.

Houve um tempo, em que um clube tinha um craque de bola, há custos bem mais acessíveis, isso em todos os clubes de futebol no planeta. Tendo cursado 08 semestres, na habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM), eu aprendi que a evolução é algo inevitável em qualquer civilização.

Os clubes de futebol em todo o planeta, também estão inseridos em uma civilização moderna. Não nego que os craques de bola em todo o mundo, são talentos diferenciados.

Contudo, o futebol mundial, se tornou um esporte absurdamente caro. O avanço da globalização mundial, tem tornando o futebol, um esporte cada vaze mais inviável financeiramente.

Como meus amigos diziam na minha época, o futebol se tornou em esporte "extremamente zuado". 

Os craques de bola, em outros tempos, não custavam U$$ bilhões aos clubes em todo o mundo. Os clubes do mundo, tinham seus craques, á custos bem mais pautáveis.

Habilitado em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM), eu tenho estudo para entender o mínimo, em relação aos inevitáveis avanços em qualquer civilização moderna.

E este futebol globalizado, é algo da nossa civilização moderna. Mas a situação financeira do Barcelona, me faz voltar aos conceitos do "futebol zuado", que meus amigos diziam na minha época.

Confira agora, no site campeões do futebol, todos os clubes campeões nacionais no planeta.https://www.campeoesdofutebol.com.br/nacionais.html


Imagem : Site Amazon .


 

sábado, 30 de julho de 2022

Corinthians vence Botafogo e segue vivo no campeonato.

 No dia em que goleiro Cássio completou 603 partidas com a camisa corintiana, o Corinthians venceu o Botafogo por 1 a 0, agora a noite, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.

A vitória leva o Corinthians a 38 pontos no campeonato nacional, quatro pontos atrás do líder Palmeiras. Copm 24 pontos, o Botafogo fica a apenas quatro pontos da zona de rebaixamento.

O time corintiano esteve muito bem na parte defensiva. No primeiro tempo, o time corintiano, fez uma excelente marcação nas suas duas linhas entre defesa e meio campo.

O time corintiano anulou o ataque botafoguense, mesmo os visitantes tendo maior posse de bola no primeiro tempo. Mesmo sem posse de bola, os corintianos terminaram em vantagem o primeiro tempo.

Em vantagem no placar, o time corintiano apostou nos contragolpes. O time corintiano, além da boa marcação defensiva, contou com pelo menos três ótimas defesas do goleiro Cássio, o que garantiu três pontos importantes.

O time botafoguense, mesmo atuando fora de casa, tentou um jogo mais agressivo. Adiantando suas linhas de meio campo e defesa, o time botafoguense teve maior posse de bola no primeiro tempo.

Contudo, o time botafoguense não conseguiu criar jogadas de ataque no primeiro tempo. No segundo tempo, o time botafoguense continuou jogando agressivamente.

Mas, entretanto, o time botafoguense passou a chegar com maior perigo. O time botafoguense exigiu pelo menos tres ótimas defesas do goleiro Cássio no segundo tempo.

Nos ultimos minutos, o time botafoguense apresentou um certo cansaço. O que impôs sua derrota na partida de hoje a noite.


Palmeiras vence Ceará e mantelm liderança do campeonato.

 O Palmeiras venceu o Ceará por 2 a 1, agora a tarde, na Arena Castelão, na capital cearense, pelo Campeonato Brasileiro. Chegando a 42 pontos, o alviverde abre sete pontos de vantagem sobre o rival Corinthians, que tem 35 pontos , e joga agora a noite contra o Botafogo.

Com 24 pontos, o time cearense pode ver os demais da zona do rebaixamento se aproximarem no campeonato nacional.

O time palmeirense tece certa dificuldade nos primeiros vinte minutos do primeiro tempo. Sem saida de jogo entre as linhas de defesa e meio campo, o time palmeirense tinha certa dificuldade com a marcação do time cearense.

Entretanto, o time palmeirense passou a dominar o jogo á partir dos vinte minutos. O meia Gustavo Scarpa, passou a articular todas as jogadas ofensivas. Com maior poder ofensivo, o time palmeirense abriu 2 a 0 no placar ainda no primeiro tempo.

Já com o domínio total da partida no segundo tempo, o time palmeirense foi beneficiado com a expulsão de Richard, Com um jogador a mais, o time palmeirense ficou mais com a bola.

Contudo, os palmeirenses correram algum risco, quando o time cearense diminuiu o placar. Perdendo o domínio das ações nos últimos cinco minutos, o time palmeirense correu risco de sofrer o gol de empate.

O time cearense teve bom posicionamento no primeiro tempo. O time cearense fez uma marcação ferrenha entre suas linhas de meio campo e defesa, especialmente nos primeiros vinte minutos do primeiro tempo.

Após sofrer dois gols ainda no primeiro tempo, o time cearense, mesmo mudando o posicionamento, não conseguia criar chances de gol. 

No segundo tempo, o time cearense ficou com um jogador a menos. Então, passou a jogar mais fechado. Contudo, o time cearense entrou no jogo após diminuir o placar.

Em busca do gol de empate, o time cearense adiantou seu meio campo. Pressionando a defesa palmeirense, teve chances para empatar o jogo. Mas acabou saindo derrotado.


O emparedamemtno do São Paulo.

 Um (a) torcedor (a), é aquele (a) que acompanha o clube para qual torce. O acompanhamento de um (a) torcedor (a), á depender da características de cada pessoa, pode variar de intensidade.

Contudo, o acompanhamento de um (a) torcedor (a), tem um patamar mínimo, que á saber quando seu clube joga, saber o nome do técnico e de alguns jogadores.

A racionalidade é algo que se baseia unicamente na razão. A racionalidade é uma analise que se baseia unicamente nos fatos, em uma conceito que não leva em conta as preferencias pessoas de cada pessoa.

A racionalidade se baseia unicamente no conhecimento de uma pessoa sobre determinada matéria ou assunto, em um conceito para entender unicamente os fatos sobre uma matéria ou um determinado assunto.

Desde a minha infância, eu sou torcedor do São Paulo. Desde que comecei a trabalhar na Loja Riachuelo do Shopping Ibirapuera, em Abril de 2011, eu já comprei livros sobre os títulos e a história do São Paulo.

Desde Abril de 2011, quando eu comecei a trabalhar na Loja Riachuelo do Shopping Ibirapuera, comprei camisas licenciadas do São Paulo, e os copos licenciados do clube.

Mas, entretanto, durante 08 semestres, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016, durante 08 semestres, eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM). Neste 08 semestres em que eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, eu aprendi sobre o conceito da racionalidade.

No ultimo jogo contra o América Mineiro, pela partida de ida das quartas  da Copa do Brasil, o técnico Rogério Ceni, não tinha sequer um goleio para colocar em campo.

O jovem Thiago Couto, claramente era muito jovem, e ainda não estava pronto para um mata mata. Segundo uma reportagem do Portal Globo Esporte, a divida do São Paulo em 2002, chega a R$ 739 milhões.

Por mais apaixonado que eu seja pelo meu clube de coração, analiso a situação com muita racionalidade. O meu São Paulo é um clube extremamente endividado, sem qualquer poder de investimento.

Desde o tricampeonato brasileiro em 2006, 2007 e 2008, o meu tricolor vem se apequenando administrativamente. Com uma divida de R$ 739 milhões, não há dinheiro para se montar um elenco que possa buscar troféus.

O problema do São Paulo, desde a saída de Muricy Ramalho em 2009, não está em quem ocupa o cargo de trinador. Desde 2009, treinadores com títulos de campeão brasileiro e com títulos na Copa Libertadores da América, não conseguiram êxito no como técnicos.

Rogério Ceni, está fazendo milagre com o elenco que tem em mãos. A dívida de R$ 739 milhões, somente mostra que em nivel administrativo, há muito tempo, o meu tricolor não está a altura da suas tradições.

Mas. mesmo com a minha racionalidade, eu sigo torcendo muito para o São Paulo. Pois o verdadeiro torcedor, é justamente aquele das horas boas e ruins.

Confira no site campeões do futebol, a história e títulos do São Paulo.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_saopaulo.html

Imagem : Facebook São Paulo FC.





 

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Thiago Couto pega penalti e São Paulo vence América pela Copa do Brasil.

 O São Paulo venceu o América Mineiro por 1 a 0, ontem a noite, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

O resultado leva o São Paulo a jogar pelo empate na partida de volta em Belo Horizonte para passar as semifinais. Vitória do América por um gol ,de diferença, leva a disputa para as penalidades.

O América se classifica caso vença por no mínimo dois gols de diferença. O destaque da partida, foi o jovem goleiro Thiago Couto, que defendeu um pênalti do time mineiro no segundo tempo.

Como de costume, o time são paulino teve maior posse da bola no primeiro tempo. Com duas linhas de cinco jogadores, o time são paulino teve aproximadamente 70 % de posse de bola no primeiro tempo.

Contudo, faltava maior flutuação dos jogadores de meio campo. O time são paulino parou na forte marcação dos mineiros durante a maior parte do primeiro tempo.

No segundo tempo, o time são paulino teve problemas. Sem flutuação dos meias entre suas linhas de meio campo e defesa, o time são paulino, errou muitos passes durante o segundo tempo.

Dominado pelo time mineiro na etapa final, o time são paulino somente saiu com a vitória, graças ao penalti defendido pelo jovem goleiro Thiago Couto.

O time  mineiro foi mais competente na sua proposta de jogo no primeiro tempo.  Com três zagueiros e dois alas, o time mineiro barrou o meio campo são paulino com uma forte marcação.

Mesmo com menos posse de bola, o time mineiro teve maior domínio tático da partida durante todo o primeiro tempo, não deixando o time são paulino criar jogadas de ataque.

O time mineiro foi superior no segundo tempo. Estando atrás no marcador, o meio campo mineiro avançou e começou a pressionar a defesa são paulina na etapa final.

O time mineiro teve pele menos tres chances claras de gol durante o segundo tempo. O azar do time mineiro, foi o penalti defendido pelo jovem goleiro Thiago Couto no segundo tempo.


quinta-feira, 28 de julho de 2022

O grande campeão Sebastian Vettel.

O alemão Sebastian Vettel, anunciou sua aposentadoria ao final do campeonato mundial de pilotos neste ano de 2022.  Sebastian Vettel, teve recordes muito precoces na Formula 1.

Em 2010, tornou-se o mais jovem campeão da história da Fórmula 1, correndo pela escuderia Red Bull, equipe campeã de construtores também na mesma temporada. No ano de 2011, conquistou o terceiro lugar no Grande Prêmio do Japão, o que foi suficiente para que se tornasse, aos 24 anos e 87 dias de idade, o mais jovem bicampeão da história da Fórmula 1. Em 25 de novembro de 2012, tornou-se o mais jovem tricampeão mundial da Fórmula 1 e, em 27 de outubro de 2013, tornou-se o mais jovem tetracampeão mundial da Fórmula 1, aos 26 anos de idade.

Em 14 de setembro de 2008 venceu de forma surpreendente o Grande Prêmio da Itália, conquistando a primeira vitória da carreira na categoria e também da equipe Toro Rosso. Com esse feito, tornou-se o piloto mais jovem a vencer um Grande Prêmio, com vinte e um anos, três meses e oito dias.

Veja bem leitor (a). Não acho que Sebastian Vettel, tenha sido um dos maiores talentos naturais que eu já vi no automobilismo, que acompanho desde meados da década de 1980.

Comparando em talento natural, Lewis Hamilton e Fernando Alonso, tem maior talento natural do que Sebastian. Contudo, os engenheiros que trabalharam com Vettel na Red Bull, afiram que o tetracampeão tinha todos os conhecimentos para dar todas  as informações técnicas sobre o desempenho dos carros.

Após seu quatro título mundial em 2013, Sebastian talvez tenha perdido o foco no automobilismo. Ainda assim, vou lembrar de Sebastian como um grande campeão.

Nenhum piloto vence quatro campeonatos consecutivos a toa na Formula 1. Sebastian merece  ser lembrado como um dos maiores campeões mundiais de todos os tempos. 

Mesmo tendo perdido seu foco no automobilismo. Sebastian sempre carregara o brilho de ter alcançado quatro títulos consecutivos aos 26 anos de idade. 

E conforme afirma seus engenheiros, ter contribuído para o desenvolvimento técnico da Red Bull, durante seu período como piloto titular da escuderia.

Agora, confira no link á seguir, os maiores vencedores de corridas da história da Formula 1.https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_vencedores_de_corridas_da_F%C3%B3rmula_1

Imagem : CNN Brasil. 






 

As mudanças no futebol.

 Houve um tempo em que apenas a qualidade técnica bastaria para um grande time impor sua melhor estratégia em campo, era assim na época dos grandes craques nos anos 1960 e 1970, por exemplo, comecei a acompanhar futebol entre 1983 e 1984, nessa época tínhamos grandes craques como Muller e Careca. É certo que algumas coisas já estavam mudando, mas ainda assim bastava um time ter a qualidade individual dos craques para resolver uma partida e consequentemente um campeonato.

Então vieram os anos 90 e o preparo físico começou a dar as caras no futebol. A medicina esportiva também evoluiu como nunca antes e ainda assim a qualidade dos grandes jogadores resolvia tudo. No Brasil, tivemos grandes esquadrões nessa década, como o São Paulo de Tele Santana e também os timaços de Palmeiras e Corinthians montados por Vanderlei Luxemburgo. Porém, nas Copas, em 1990 e 1994, não tivemos as seleções jogando um futebol vistoso, pelo contrário, as equipes jogavam fechadas na defesa apostando no preparo físico e na marcação.

Então vieram o começo dos anos 2000. Talvez tenhamos tido o avanço ainda maior do preparo físico e da marcação no futebol. Nessa época os times já se preocupavam em ocupar o campo e não dar espaços para o adversário jogar. Os clássicos entre os grandes clubes e seleções, que eram sinônimos de futebol ofensivo, passaram á ficar caracterizados pela marcação feita com duas linhas de quatro ou até cinco jogadores.

Segundo muitos analistas, a revolução no futebol que teria acontecido entre 2008 e 2009, teria aprimorado ainda mais os conceitos que já vinham evoluindo desde o começo dos anos 2000. Coincidência ou não, desde a conquista do pentacampeonato em 2002 a seleção brasileira vem acumulando três copas consecutivas de pura frustração, isso deu munição aos críticos que argumentavam que alguns dos nossos treinadores não haviam acompanhado as mudanças ocorridas no futebol entre 2008 e 2009. Na Copa de 2010, a Espanha conquistou seu primeiro título mundial jogando um futebol ofensivo somado á uma boa postura tática, principalmente ocupando os espaços na marcação sem a posse de bola. Assim como foi a Alemanha campeã mundial em 2014.

Não há duvidas que o futebol mudou muito na questão tática e na preparação física, isso com certeza nivelou mais as equipes. Nos campeonatos entre clubes e seleções, é nítido que equipes sem tantos valores individuais conseguem se igualar aos times de alto nível técnico com um bom condicionamento físico e boa postura na marcação.

Claro que é evidente que os craques diferenciados dos demais sempre farão coisas diferentes, mas, o fato é que hoje em dia todos são atletas com o mesmo condicionamento físico e com isso o futebol ficou mais nivelado em relação a vinte ou trinta  anos atrás por exemplo. A evolução faz parte de qualquer modalidade esportiva e no futebol não é diferente.

Confira no site campeões do futebol, a história e títulos de clubes brasileiros.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Revista Exame. 







 

Atlético vence Corinthians e abre vantagem na Copa do Brasil.

 O Atlético Goianiense venceu o Corinthians por 2 a 0, ontem a noite, no estádio Accioly, em Goiânia, pela partida de ida das semifinais da Copa do Brasil. 

Com o triunfo, o time goiano pode empatar ou perder por até um gol de diferença, na partida de volta, que ainda assim, avançará as semifinais.

Jogando na Neo Química Arena, em São Paulo, a partida da volta, o time corintiano precisará de uma vitória por dois gols de diferença, para levar a decisão á disputa por pênaltis. O time corintiano, somente se classifica, se vencer por no mínimo três gols de diferença.

Na Copa do Brasil em 2021, o Atlético Goianiense, já havia eliminado o Corinthians.

Escalado com três volantes, o time corintiano foi completamente dominado no primeiro tempo. Deixando espaços nas suas linhas de meio campo e defesa, o time corintiano foi engolido pelo time goiano no primeiro tempo.

No segundo tempo, o time corintiano até teve mais posse de bola. Contudo, continuou sendo dominado pelos goianos. Além de não se defender bem, faltou flutuação dos meias entre as linhas de meio campo e defesa.

O time corintiano teve sérios problemas de posicionamento. O que reflete na derrota na partida de ontem.

O time goiano foi muito superior durante o primeiro tempo. Com uma forte marcação, o time goiano anulou o meio campo corintiano. Nos primeiros 45 minutos, o time goiano obrigou o goleiro Cássio a fazer pelo menos quatro grandes defesas, o que salvou o time corintiano de uma goleada.

No segundo tempo, o time goiano ajustou duas linhas entre defesa e meio campo. Marcando bem entre suas duas linhas, o time goiano contou com muita flutuação dos jogadores de meio campo.

A flutuação dos jogadores de meio campo, fez o time goiano ter as melhores chances em contragolpes na etapa final. O time goiano, melhor taticamente, mereceu o resultado na partida de ontem.


quarta-feira, 27 de julho de 2022

O dia de amanhã no Flamengo .

 O Flamengo é o clube de futebol mais popular do Brasil, com uma torcida estimada em 40,4 milhões de torcedores espalhados por todas as regiões do Brasil. Segundo levantamento conduzido pela agência de marketing desportivo Gerardo Molina-Euroamerica, o Flamengo é, em números absolutos, o clube de futebol com o maior número de seguidores em todo o mundo. Em razão da força de sua torcida, é o clube brasileiro que mais recebe valores de direitos de transmissão. Desde 2018, o Flamengo é considerado o clube mais valioso do Brasil, tornando-se em 2019, o time mais valioso da América do Sul, além de ser o 70º time de futebol mais valioso do mundo, avaliado em mais de 145,7 milhões de euros. 

Segundo noticiado na grande imprensa, e também nos veículos independentes, o presidente do Flamengo, o engenheiro Rodolfo Lamdim, negocia diretamente com o Presidente da República Jair Bolsonaro (PL), e também com a Caixa Econômica Federal, a cessão do terreno do Gasômetro, para a construção do estádio do clube.

Segundo o uma série de institutos de pesquisas, como Ibope e Datafolha, além da Revista Placar, o Corinthians  possui 33 milhões de torcedores(as) espalhados(as) pelo país, levando-se em conta, nas dadas pesquisas, brasileiros a partir de 10 ou 16 anos de idade, tendo a segunda maior torcida no Brasil, atrás nacionalmente somente do Flamengo.

Entre 2008 a 2013, o Corinthians era um clube superavitário financeiramente. Contudo, a partir de 2014, quando o então presidente e empresário  Andrés Sanchez, acreditou na promessa do Governo Federal, o Corinthians começou a ter sérios prejuízos no seu balanço financeiro.

Desde 2014, com uma divida impagável de R$ 2 bilhões, o Corinthians vem tendo seguidos déficits financeiros nos seus balanços. Hoje, o Corinthians carrega uma divida impagável, referente a Neo Quimica Arena.

Entre 2007 a 2013, o Flamengo era um clube terrivelmente deficitário. Entretanto, á partir de 2014, com administrações mais sérias, o Flamengo se tornou um clube altamente superavitário desde 2014.

Andrés Sanchez acreditou nas promessas do Governo Federal em 2014, ao construir a então Arena Corinthians, hoje Neo Quimica Arena. O Corinthians, antes um clube superavitário, carrega o fardo de uma divida impagável referente a sua arena, algo em torno de R$ 2 bilhões.

Sendo engenheiro, o presidente do Flamengo Rodolfo Lamdim, certamente tem conhecimento sobre economia e custos. O mandatário rubro negro, deveria ter mais cautela na tentativa de construção de um estádio, pois o Corinthians de hoje, pode ser o Flamengo de amanhã.

A economia brasileira, está frequentemente sujeita a turbulências internas e externas. Em uma economia como a brasileira, o Brasil não é um país confiável para certos tipos de investimentos a longo prazo.

Como engenheiro, sendo conhecedor de economia, é recomendável que Rodolfo Lamdim, tenha as devidas cautelas. Pois o mandatário pode condenar o Flamengo á uma divida impagável. Assim como o empresário Andrés Sanchez, fez com o Corinthians, com a construção da então Arena Corinthians em 2014.

Agora, confira no site campeões do futebol, a história e títulos do Flamengo.https://www.campeoesdofutebol.com.br/historia_flamengo.html


Imagem : Site Liquipedia. 




terça-feira, 26 de julho de 2022

A equivalência entre Brasil e Argentina no futebol.

 Clássico é um confronto futebolístico de grande rivalidade gerada por diversos motivos, que pode envolver dois times ou duas seleções diferentes. Dérbis ou derbys (a palavra em inglês adotada em alguns casos) são jogos clássicos considerados locais, como por exemplo, um clássico envolvendo duas equipes do mesmo bairro, cidade, região, distritos ou estados. Existem clássicos entre seleções como Brasil vs. Argentina. Alguns destes encontros são protagonizados pelos confrontos entre os jogadores ou as torcidas dos clubes, dadas as tensões envolvidas dentro e fora dos estádios.

Brasil - Argentina refere-se ao confronto entre as seleções da Argentina e do Brasil no futebol, considerado um clássico mundial do desporto devido à intensa rivalidade entre ambas as equipes.

Quanto aos títulos, os argentinos levam vantagem apenas na Copa América (15 títulos, contra 9 da seleção brasileira). Em contrapartida, o Brasil venceu cinco vezes a Copa do Mundo (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) e quatro vezes a Copa das Confederações (1997, 2005 , 2009 e 2013), enquanto a Argentina venceu a Copa do Mundo duas vezes (1978 e 1986) e a Copa das Confederações uma única vez (1992).

Entre as seleções principais, a Argentina tem 21 troféus contra 20 troféus do Brasil. Já entre as seleções olímpicas  e seleções de base, o Brasil tem 50 troféus contra 32 troféus da Argentina.

Nos campeonatos entre clubes, a Argentina tem 75 troféus contra 70 troféus do Brasil.

Eu acompanho futebol desde a minha infância, ainda em meados da década de 1980. Não tenho qualquer formação em história do futebol ou em jornalismo esportivo. Longe disso.

Minha única formação acadêmica, é a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Contudo, pelo que eu acompanhei durante esses anos, nos campeonatos entre Brasil e Argentina, seja em seleções ou clubes, eu pude chegar a algumas conclusões.

Brasil e Argentina, são duas escolas , que se equivalem em nível futebolístico. Em nível de talento e qualidade técnica, os jogadores brasileiros são superiores.

Contudo, em nível de disciplina e conhecimento tático, os jogadores argentinos levam vantagem . Ou seja. Brasil e Argentina, são duas escolas equivalentes, dentro de suas qualidades  individuais e especificas.

Confira os campeões nacionais na Argentinahttps://www.campeoesdofutebol.com.br/argentina.html

Confira os campeões no Brasilhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/fut_brasil.html

Imagem : Site Bnews.



 

 

 

 
 




segunda-feira, 25 de julho de 2022

Identitarismo x admiração.

O termo identitarismo, tem origem na expressão identity politics (políticas identitárias). Este conceito foi cunhado por Combahee River Collective, grupo feminista formado por negras e lésbicas em 1974. Essas mulheres se uniram por não se sentirem representadas pelo movimento feminista, branco em sua totalidade.

O significado original do identitarismo pode ser encontrado no Manifesto do Coletivo Combahee River, Para os representantes da coligação, a forma mais profunda e radical de política, viria da identidade própria.

Os intelectuais da época, afirmavam ainda, que em comparação aos grupos politizados que presidiam, todos pareciam mais merecedores de atenção do que os grupos delas. Assim, já seria suficiente o reconhecimento horizontal da mulher negra e lésbica como ser humano.

Uma política identitária ou identitarismo se refere a posições políticas baseadas nos interesses e perspectivas de grupos sociais com os quais os cidadãos se identificam. Segundo minhas leituras na biblioteca da FMU ( Faculdades Metropolitanas Unidas), no oitavo e último semestre da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social. 

Eu acompanho Formula 1 desde meados da década de 1980. Acho legítimo que todos nós, que acompanhamos automobilismo, tenhamos o direito legítimo de ter nosso piloto predileto. Em uma democracia, é legítimo que todos nós tenhamos o direito legítimo de ter nossas respectivas preferências.

Conforme eu abordo no meu outro blog sobre o cotidiano, o direito à auto orientação, é algo legítimo em democracias maduras e consolidadas.

Em uma postagem, eu abordei o identitarismo entre os fãs dos tricampeões mundiais, os brasileiros  Ayrton Senna e Nelson Piquet. Hoje, novamente, tenho que voltar a este tema, desta vez o identitarismo entre os fãs do britânico Lewis Hamilton e do holandes Marx Verstappen.

O identitarismo, que pare dos fãs de Marx Verstappen, é chamar Lewis Hamilton de "piloto de fraude", " que somente conquistou seus sete campeonatos por ter um foguete".

Chamar Hamilton de "piloto de fraude", é puro identitarismo dos fãs de Max Verstappen. No campeonato mundial em 2007, o espanhol Fernando Alonso, vinha de dois campeonatos consecutivos em 2005 e 2006.

No campeonato mundial em 2007, Hamilton era apenas um estreante. Mesmo sendo bicampeão mundial , Alonso simplesmente não superou o estreante Hamilton, com ambos pilotando exatamente o mesmo carro.

Entre 2007 a 2012, Hamilton já havia vencido 22 corridas na sua carreira, antes de se transferir para a Mercedes. Entre 2007 a 2012, ficam claras duas coisas. Hamilton não era um estrategista como Alonso. 

Contudo, não havia como questionar o talento natural de Lewis Hamilton na Formula 1. Após conquistar dois campeonatos consecutivos em 2014 e 2015, Hamilton passou a entender uma corrida em suas tres partes, começo, meio e fim, á partir do campeonato mundial em 2016.

Somando talento natural à estratégia de corrida, Hamilton passou a acumular recordes, chegando às 103 vitórias em 300 grandes prêmios na sua carreira. Negar o talento de Lewis Hamilton é um total identitarismo dos fãs de Marx Verstappen.

Contudo, o mesmo identitarismo é adotado pelos fãs de Hamilton em relação a Verstappen. Chamar Verstappen de "piloto fake", é puro identitarismo.

Desde a sua juventude, Marx Verstappen, sempre foi reconhecido justamente pelo seu talento natural. Ainda que não fosse um estrategista de corrida, os especialistas em automobilismo, sempre apontaram o talento natural de Verstappen na Formula 1.

Em oito campeonatos disputados, Verstappen já alcançou 27 vitórias na sua carreira, já sendo um dos dez maiores vencedores de corrida na história da Formula 1.

Ou seja. Chamar Marx Verstappen de " piloto fake", é o identitarismo dos fãs de Lewis Hamilton. 

Ou seja. Os fãs de Lewis Hamilton e Marx Verstappen, adotam as políticas identitárias, visando defender os pilotos que admiram. 

Lewis Hamilton não é " um piloto de fraude". Nenhum piloto conquista 103 vitórias em 300 corridas, sendo "um piloto de fraude".

Marx Verstappen também não é " um piloto fake". Nenhum piloto alcança a marca de 27 vitórias em menos de dez campeonatos disputados, sendo um " piloto fake".

A análise do automobilismo, exige muita serenidade, sem identitarismo. Independentemente dos campeões mundiais das nossas respectivas preferências.

Agora, confira no link á seguir, os maiores vencedores de corridas da história da Formula 1.https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_vencedores_de_corridas_da_F%C3%B3rmula_1


Imagem : Portal Globo Esporte. 







domingo, 24 de julho de 2022

Corinthians vira contra Atlético Mineiro e reassume o segundo lugar.

 O Corinthians venceu o Atlético Mineiro por 2 a 1, agora a noite, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. A vitória leva o alvinegro de parque são Jorge a segunda colocação no campeonato nacional com 35 pontos, quatro pontos atrás do líder Palmeiras.

Com 32 pontos, o Atlético permanece na quarta  colocação no campeonato nacional.

O time corintianos começou melhor nos primeiros vinte minutos do primeiro tempo. Com suas linhas de meio campo e defesa no campo atleticano, o time corintiano teve maior posse da bola, se impondo diante dos atleticanos, mesmo atuando fora de casa.

Contudo, foi o time atleticano quem saiu na frente. Atrás no placar, o time corintiano tinha maior posse de bola. Mas, entretanto, o time atleticano acertou sua marcação entre as linhas de defesa e meio campo.

O time atleticano criou pelo menos três chances claras de gol, em contragolpes, durante todo o primeiro tempo. 

Bem posicionado nas suas linhas de defesa e meio campo, o time atleticano controlou o jogo. Embora o time corintiano tivesse maior posse de bola, o time atleticano chegava com maior perigos no contragolpes.

O time atleticano seguia dominando completamente o jogo nos contragolpes. Contudo, o time corintiano chegou ao empate, aos 34 minutos do segundo tempo.

Sete minutos depois, o time corintiano virou o marcador. Com a vantagem corintiana no placar, o time atleticano se desestabilizou em campo. E assim, o time corintiano conseguiu uma importante vitória, e atuando fora de seus domínios.


Santos faz má partida e empata sem gols com Fortaleza.

 O Santos ficou no empate em 0 a 0 com o Fortaleza, agora a noite, no estádio Castelão, na capital cearense, pelo Campeonato Brasileiro. O empate leva o Santos a 26 pontos, na nona colocação no campeonato nacional.

Com 15 pontos, o Fortaleza ocupa a ultima colocação no campeonato nacional.

Os time não apresentaram qualquer opção ofensiva. Os dois times se posicionaram com duas linhas compactadas, entre defesa e meio campo.

Contudo, o time cearense se saiu melhor. O time santista teve maior posse de bola, algo superior a 70 %. Mas, entretanto, o time santista foi inexistente em termos ofensivos.

O time santista errou todos os passes durante todo o primeiro tempo. Embora marcasse muitíssimo bem entre as linhas de defesa e meio campo, o time cearense também foi inoperante nos contragolpes no primeiro tempo.

No segundo tempo, o time santista teve maior posse de bola, assim como na primeira etapa. No segundo tempo, o time santista teve posse de bola superior a 70 %.

Mas, entretanto, com erros de passes, o time santista não existiu ofensivamente no segundo tempo. O técnico Lisca, terá um árduo trabalho com as limitações técnicas do elenco santista.

O time santista não existiu em termos ofensivos, não acertando uma troca de passes sequer. Para sorte dos santistas, o time cearense é inda mais limitado tecnicamente.

Não fosse o time cearense inoperante nos contragolpes, o time santista poderia ter sido derrotado na capital cearense. Pois o time cearense, mesmo com muitas limitações, teve maior competência na sua proposta de jogo. 


Palmeiras bate Inter e fexha primeiro turno com folga.

 O Palmeiras venceu o Internacional por 2 a 1, agora a tarde, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Com 39 pontos, o alviverde fecha o primeiro turno com quatro pontos á frente do vice lider, á depende do duelo entre Atlético Mineiro e Corinthians.

Com 30 pontos, o Inter fica na sétima posição no campeonato nacional.

O time palmeirense foi dominante e controlou o jogo. Com suas linhas de defesa e meio campo no campo adversário, o time palmeirense teve triangulações em velocidade pelo meio e pelas laterais do campo.

Danilo e Gustavo Scarpa, ditaram o ritmo no meio campo palmeirense. Com dribles em alta intensidade, o atacante Dudu desequilibrou o o jogo pelas duas laterais do campo. Para se ter uma ideia, o time palmeirense teve 80 % de posse de bola no primeiro tempo.

No segundo tempo, mesmo em jogo mais aberto, o time palmeirense sempre esteve mais perto do gol. A qualidade técnica e individual do time palmeirense, mais uma vez prevaleceu.

Tentado compactar suas linhas de meio campo e defesa, o time colorado tentou jogar no contragolpe. Contudo, não criou chances de gol no primeiro tempo.

Sem opções ofensivas, o time gaúcho foi dominado no primeiro tempo. A falta do controle de bola, sobrecarregou o sistema defensivo, deixando o time colorado totalmente sem saída de jogo no primeiro tempo.

O time colorado acertou sua marcação no segundo tempo. Com suas linhas de meio campo e defesa melhor ajustadas, o time colorado passou a frequentar mais o campo de ataque no segundo tempo.

Contudo, faltaram mais opções de ataque. O time gaúcho, mesmo em um segundo tempo mais parleho, apresentou muita dificuldade na saída de jogo.


Uma situação esdruxula.

 O Vasco da Gama vem costurando, há algum tempo, acordo para negociar a SAF do clube com investidores do grupo 777, que passariam a ser proprietários do departamento de futebol.

Porém, uma clausula do acordo gerou revolta em boa parte dos conselheiros.

Nela, os troféus conquistados pela agremiação serão de propriedade da 777, não do Vasco.

Para exibi-los, o clube terá que solicitar autorização.

As peças sequer permaneceriam em São Januário.

Haverá, em breve, reunião entre as partes para discussão deste assunto. A informação é do Blog do Paulinho .



Á você que está me lendo eu digo : Um clube esportivo (português brasileiro) ou clube desportivo (português europeu) é uma organização sem fins lucrativos ou empresa que possui uma estrutura e equipes, profissionais ou amadoras, de atletas que praticam esportes, sejam eles individuais ou coletivos. Tradicionalmente, clubes possuem torcida que os apoiam e acompanham durante as competições, e participam de torneios de grande publicidade.
Os clubes possuem várias fontes de receitas, tais como bilheteria de seus jogos e demais eventos, acordos com outras empresas, o que inclui propaganda e outras formas de patrocínio, venda de roupas "oficiais" e produtos licenciados do clube, ou com mensalidades e contribuições de sócios, que frequentam a instituição e usam suas instalações.
Clube-empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é, ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clubes-empresa são comuns no esporte estadunidense e em muitos países da Europa. No entanto, o fenômeno é raro na América do Sul.
Especialmente nas administrações do advogado e jurista Eurico Miranda, o Vasco se tornou um clube praticamente falido. Entretanto, certas coisas devem ser separadas.
O Vasco, é um clube com uma tradição enorme, com 123 anos de existência. A história e títulos do Vasco da Gama, são muito anteriores a chegada da SAF ( Sociedade Anônima de Futebol), a situação no que se refere aos troféus conquistados pelo clube em sua história, é uma situação no mínimo bastante esdruxula.
Confira agora, a história e títulos do Vasco da Gama. no site campeões do futebol.https://www.campeoesdofutebol.com.br/vascorj_historia.html


Imagem : Blog do Paulinho .






 











Marx Verstappen vence Grande Premio da França e atinge marca histórica.

 O holandês Marx Verstappen venceu o Grande Premio da França, no circuito de Paul Ricard, que foi disputado neste domingo. O britânico Lewis Hamilton chegou em segundo e seu companheiro George Russel completou  o pódio em terceiro.

O triunfo leva Marx Verstappen a igualar as 27 vitórias do tricampeão Jack Stwart. Outra marca história neste domingo, foi a marca de 300 grandes prêmios, atingida pelo heptacampeão  Lewis Hamilton.

Na largada , Charles Leclerc manteve a primeira posição. Mesmo sob pressão, o monagesco vinha mantendo a liderança da corrida com tranquilidade, até cometer um erro e abandonar na volta 18.

O erro foi de Charles Leclerc, pois não houve problemas no carro da Ferrari. Dai em diante, Marx Verstappen mostrou toda a maturidade, adquirida no título do ano passado.

O piloto da Red Bull não cometeu nenhum erro. Mesmo sob pressão, Verstappen soube gerenciar completamente o desgaste dos pneus durante toda a corrida.

Mais maduro e experiente, Verstappen segue caminhando rumo ao bicampeonato. O  piloto holandes, finalmente começa a entender uma corrida nas suas tres partes, começo meio e fim.

Outro destaque foi o bicampeão Fernando Alonso. Com excepcional talento, o espanhol chegou na sexta colocação, com um carro de final de grid. 

Fernando Alonso, mais uma vez, mostra seu enorme talento, principalmente guiando carros do final do grid. A Formula 1 já volta no próximo domingo, no Grande Premio da Hungria.

Ao que tudo indica, a Ferrari solucionou os problemas aerodinâmicos em seus carros. Charles Leclerc tem um talento natural indiscutível, mas lhe falta a experiência de um piloto mais completo.


São Paulo empate com o Goiás jogando em casa

 O São Paulo empatou em 3 a 3 com o Goiás, ontem a noite, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O empate leva o São Paulo a 26 pontos, no nono lugar no campeonato nacional.

Com 22 pontos, o Goiás permanece na décima segunda colocação. 

O time são paulino mostrou muita força ofensiva. Durante a maior parte do jogo, o time são paulino teve maior posse da bola, fazendo uma marcação alta.

O meio campo também acertou praticamente todos os passes, municiando os atacantes com extrema eficiência. Mas, entretanto, assim como em partidas anteriores, faltou melhor posicionamento entre as linhas de meio campo e defesa.

Com as linhas espaçadas, o time são paulino ficou muito exposto defensivamente. Mesmo quando esteve á frente no marcador, o time são paulino ficou muito exposto aos contragolpes do time goiano.

O time goiano soube aproveitar as brechas nas linhas de meio campo e defesa do time são paulino. Jogando em velocidade, o time goiano soube tocar a bola em velocidade, criando muito perigo a defesa são paulina.

O time goiano teve ótima triangulação de jogadas, principalmente  pelas laterais do campo. Além das ótimas triangulações ofensivas, o time goiano também contou com as ótimas defesas do goleiro Tadeu, que defendeu um pênalti.

O time goiano soube jogar de igual para igual com o time são paulino. Com trocas de passes e triangulações em velocidade, os goianos souberam pressionar a defesa são paulina na noite de ontem.


sexta-feira, 22 de julho de 2022

Palmeiras vence América e conquista título do primeiro turno com antecedência.

 O Palmeiras venceu o América MG por 1 a 0, ontem a noite, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro. Com quatro pontos de vantagem sobre o Corinthians, 36 pontos contra 32 do rival, o alviverde conquistou o título simbólico do primeiro turno do campeonato nacional.

Com 18 pontos, o América MG segue na zona de rebaixamento no campeonato nacional.

O time palmeirense manteve maior posse de bola no primeiro tempo. Contudo, criou poucas chances reais de gol. Embora o meio campo tenha acertados praticamente todos os passes, faltou maior eficiência nas finalizações.

Com suas linhas de defesa e meio campo bem posicionadas, o time palmeirense correu pouquíssimos riscos durante o primeiro tempo. Ainda assim, o time palmeirense teve pouca eficiência nas finalizações.

No segundo tempo, o time mineiro melhorou em campo. O time mineiro conseguiu posicionar melhor suas linhas de meio campo e defesa. Com suas duas linhas melhor posicionadas, o time mineiro passou a ter uma melhor marcação defensiva no segundo tempo.

Com melhor marcação do time mineiro, o jogo ficou mais parelho  no segundo tempo. Ambos os times tiveram pelo menos três chances claras de gol durante toda a etapa final.

O jogo estava cada vez mais parelho na sequencia do segundo tempo. Entretanto, mesmo em um segundo tempo mais equilibrado, prevaleceu a maior qualidade do time palmeirense, que abriu o placar em lance de Gustavo Scarpa.

Mesmo quando não consegue ser brilhante, o time palmeirense consegue vencer o jogo. O time mineiro, dentro das suas limitações, fez uma excelente partida no segundo tempo.

Com uma qualidade coletiva diferenciada, o alviverde segue como candidato á mais troféus em 2022.


quinta-feira, 21 de julho de 2022

Flamengo . Um caso á parte do Brasil.

 Popularidade significa a admiração de um grande número de pessoas . Popularidade significa que se tem muita estima por parte de uma boa parcela da população em um país.

Ontem, tanto os veículos da grande impressa, quanto os veículos independentes, noticiaram o que já era de conhecimento público. O Portal UOL , também publicou uma pesquisa, que também mostra os clubes com maior torcida em cada região do Brasil.

O UOL , mostrou que o Flamengo, simplesmente tem a maior torcida nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do Brasil. 

Mesmo na região sudeste, dentro da margem de erro, há um empate técnico com o Corinthians. O Corinthians tem 20,7 % da preferencia dos torcedores, o Flamengo tem 18,1% da preferencia na região Sudeste. Segundo o Jornal O Globo em parceria com o Ipec.

Veja  o ranking de torcidas pelas regiões do país, segundo observei na reportagem do UOL. 

Região Sudeste 

Corinthians : 20,7 %

Flamengo 18,1%

São Paulo 10,3% 

Cruzeiro      6,1%

Palmeiras    5,8%

Região Nordeste.

Flamengo    23, 6%

Corinthians  9,2%

Bahia              5,9%

São Paulo      5,5%

Palmeiras      4,7%

Região Centro Oeste.

Flamengo .  35,6%

Corinthians 11,9%

São Paulo    5,9%

Vasco            5,6%

Palmeiras     4,4%

Região Sul.

Grêmio           18,4%

Internacional 12,5%

Palmeiras        9,2%

Corinthians    6,9%

Flamengo        5,6%

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidade de clubes brasileiros.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html


Imagem : Portal UOL.



São Paulo arranca empate com Internacional em jogo de seis gols.

 O São Paulo empatou em 3 a 3 contra o Internacional, ontem a noite, no estádio Beira Rio, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro. O time gaúcho esteve por três vezes á frente no placar, mas o time são paulino teve bravura em buscar a igualdade no placar.

O empate leva o Internacional a 30 pontos na tabela de classificação do campeonato, na sexta colocação . Com 25 pontos, o São Paulo ocupa a décima colocação no campeonato nacional.

O time são paulino, mesmo com seus desfalques e limitações, fez uma boa partida em termos ofensivos. O meio campo são paulino soube municiar os atacantes, criando jogadas de ataque a todo o momento.

Com toque de bola me velocidade, o time são paulino soube explorar as falhas das linhas entre defesa e meio campo do time gaúcho.

Contudo, mesmo com a boa partida em termos ofensivos, as linhas de defesa e meio campo do time são paulino, estiveram mal posicionadas. As linhas defensivas são paulinas apresentaram muita insegurança, sofrendo muito com o ataque colorado.

Jogando em casa, o time colorado teve maior posse de bola. O meio campo colorado soube municiar os atacantes com extrema eficiência. Com toque de bola e muita velocidade, os colorados exploraram as fragilidades das linhas de meio campo e defesa do time são paulino.

O time colorado teve maior posse da durante o jogo, pressionando muito as linhas defensivas são paulinas. Mas, entretanto, as linhas defensivas do time colorado estiveram mal posicionadas, deixando espaços aos contragolpes tricolores durante a maior parte do jogo.

Conforme eu sempre digo, que a nação são paulina  tenha consciência. O técnico Rogério Ceni, segue tirando  leite de pedra com o elenco que tem em mãos. 

Corinthians vence Coritiba e volta a vice liderança no campeonato.

 O Corinthians venceu o Coritiba por 3 a 1, ontem a noite, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Chegando a 32 pontos, os corintianos voltam a vice liderança no campeonato nacional, um pontos atrás do rival Palmeiras, que joga hoje contra o América (MG).

Com 19 pontos, o Coritiba corre sério risco de entrar na zona de rebaixamento no campeonato nacional.

O time corintiano teve uma melhora ofensiva, se comparado aos últimos jogos. As linhas de defesa e meio campo, fizeram uma marcação alta, roubando a bola no campo ofensivo.

O time corintiano teve 80 % de posse de bola durante a maior parte do jogo, com seus jogadores de meio campo chamando a responsabilidade de armar o time.

Mas, entretanto, mesmo com a significativa melhora no setor ofensivo, a marcação merece ajustes. As linhas de defesa e meio campo, deram espaços aos contragolpes do adversário. As linhas corintianas, sofreram com contragolpes do time paranaense durante a maior parte do jogo.

O time paranaense fez uma boa partida em termos ofensivos. Os contragolpes do time paranaense foram extremamente  perigosos, exigindo ótimas defesas do goleiro Cássio.

Na base dos contragolpes, o time paranaense soube explorar os espaços entre as linhas de meio campo e defesa do time corintiano.

Porém, a estratégia defensiva não deu resultado. Apesar da boa partida no setor ofensivo, a defesa do time paranaense, acabou sofrendo com o ataque corintiano na maior parte do jogo.

O time paranaense certamente terá um arduo trabalho na luta contra o rebaixamento no campeonato nacional.


Santos vence Botafogo sob a supervisão de Lisca.

 O Santos venceu o Botafogo por 2 a 0, ontem a noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Recém contratado, o técnico Lisca, assistiu pessoalmente a partida.

A vitória leva o Santos ao nono lugar no campeonato nacional, com 25 pontos. Com 21 pontos, o Botafogo está na décima terceira colocação na tabela de classificação.

O time santista teve muitos problemas na partida de ontem. Durante a maior parte dos noventa minutos de partida, o time santista esteve desorganizado taticamente.

O setor de meio campo, errou praticamente todos os passes, não criando jogadas de ataque na maior parte do jogo. Já no setor defensivo, o time santista esteve extremamente vulnerável, sofrendo com os contragolpes do time carioca.

O goleiro João Paulo, salvou o time santista na maior parte do jogo. O time santista é muito frágil tecnicamente. Não há a mínima organização entre os setores de defesa e meio campo. A defesa é frágil e o meio campo carece de maior técnica.

O time botafoguense foi superior na maior parte do jogo. Mesmo sem ser brilhante, os botafoguenses criaram as principais chances de gol na maior parte do; jogo.

Mas, entretanto, além de maior qualidade nas finalizações, falta maior organização ao time botafoguense. O elenco botafoguense, ainda é extremamente limitado tecnicamente, pois os jogadores carecem de melhor posicionamento entre as linhas de defesa e meio campo.

Ainda assim, o time botafoguense exigiu excelentes defesas do goleiro João Paulo na noite de ontem.


quarta-feira, 20 de julho de 2022

A necessidade de coerência no São Paulo.

 Um clube esportivo (português brasileiro) ou clube desportivo (português europeu) é uma organização sem fins lucrativos ou empresa que possui uma estrutura e equipes, profissionais ou amadoras, de atletas que praticam esportes, sejam eles individuais ou coletivos. Tradicionalmente, clubes possuem torcida que os apoiam e acompanham durante as competições, e participam de torneios de grande publicidade.

Os clubes possuem várias fontes de receitas, tais como bilheteria de seus jogos e demais eventos, acordos com outras empresas, o que inclui propaganda e outras formas de patrocínio, venda de roupas "oficiais" e produtos licenciados do clube, ou com mensalidades e contribuições de sócios, que frequentam a instituição e usam suas instalações.

Gestão esportiva é o modelo administrativo aplicado em níveis científicos a clubes esportivos e associações cujo foco é o esporte. Clubes esportivos, associações e federações, são exemplos de entidades que dependem das praticas administrativas da gestão esportiva para ter boa performance  em em diversos ramos.

A gestão esportiva um modelo administrativo e cientifico, para o desenvolvimento financeiro a administrativo de clubes e e associações esportivas.

Caro (a) leitor (a). Você, que me acompanha desde o inico deste blog, em Março de 2018, já leu postagens aonde eu abordo que sou torcedor do São Paulo desde a minha infancia, ainda em meados da década de 1980.

A racionalidade é um forma de pensamento que se baseia unicamente na razão. A racionalidade é conceito em que se analisa os fatos de maneira lógica, sem se basear nos sentimentos pessoais, em uma analise que se baseia na sustentabilidade dos fatos.

Durante 08 semestres, eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAA). Durante os 08 semestres dos meus estudos, na habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, o meu conceito de racionalidade, ficou ainda mais aprofundado.

Sou apaixonado pelo São Paulo. No Shopping Ibirapuera, aonde eu trabalho, eu já comprei uma certa quantidade de produtos licenciados do clube, como qualquer torcedor.

Contudo, não deixo minha paixão ofuscar a minha racionalidade. O problema no São Paulo desde a saída de Muricy Ramalho em 2009, não está naquele que ocupa o cargo de treinador.

O São Paulo é um clube que parou no tempo, principalmente fora de campo. Com uma divida de R$ 700 milhões, o São Paulo jamais terá condições de montar um elenco que possa buscar títulos.

Para se ter uma ideia, o estádio particular do São Paulo, o estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Morumbi, atualmente com capacidade para 72.039 espectadores, há muito, não tem a lucratividade dos áureos tempos.

A realidade atual do São Paulo, infelizmente não permite que o tricolor possa buscar títulos, como manda sua gloriosa história. Com uma divida de R$ 700 milhões, não há condições de montar um elenco competitivo.

Há uma necessidade do São Paulo se revigorar, principalmente em termos administrativos. Há uma necessidade do São Paulo se reinventar, principalmente fora de campo.

Durante toda a ultima década, a nação são paulina chegou a sofrer muito, com duas ameaças de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, em 2013 e 2017.

Caso não se revigore administrativamente, o São Paulo jamais terá condições de voltar a buscar títulos. O que é uma pena para a nação são paulina.

Agora, confira no site campeões do futebol, a história e títulos do São Paulo.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_saopaulo.html

Imagem : Facebook São Paulo Futebol Clube. 




p