Um empresário á alguém que empreende e dirige uma empresa ou indústria. Empresário ou empresária é um termo de amplo significado, mais ou menos relacionado a empresa, cujo significado evoluiu e se modificou ao longo dos tempos. A sua definição atual foi trabalhada sobretudo por Joseph Schumpeter, ao longo do século XX, que o descreve como um empreendedor movido pelo lucro, assumindo uma função de liderança económica, constituindo-se como um agente de mudança e renovação tanto no plano económico como no social. O significado do termo continua, no entanto, aberto e em permanente evolução.
Um banqueiro é o proprietário que dirige um banco. O banqueiro é um dono ou sócio de um banco. ( no caso de dividir sua propriedade com mais pessoas.)
Um Banco Central ou autoridade monetária é uma entidade independente ou ligada ao Estado, cuja função é gerir política econômica, ou seja garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo.
Um Banco Central, tem como objetivo, definir as politicas monetárias, ( como taxas de juro e cambio), e as politicas monetárias que regulamentam a economia global. Um Banco faz isso, interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papeis do tesouro nacional, regulamentando taxas de juros e avaliando os riscos econômicos do país.
Banco é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários. Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário.
Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras, de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.
Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.
Caro (a) leitor (a). Segundo noticiado na imprensa esportiva, a total das dívidas dos 20 maiores clube de futebol no Brasil, chega a R$ 7.810 ,33 bilhões neste ano de 2022.
Gestão esportiva é o modelo administrativo aplicado em níveis científicos a clubes esportivos e associações cujo foco é o esporte. Clubes esportivos, associações e federações, são exemplos de entidades que dependem das praticas administrativas da gestão esportiva para ter boa performance em em diversos ramos.
A gestão esportiva um modelo administrativo e cientifico, para o desenvolvimento financeiro a administrativo de clubes e e associações esportivas.
A maioria dos dirigentes de clubes de futebol no Brasil, são banqueiros e empresários, que se vendem como exemplos de gestão nos nossos clubes aqui no Brasil.
Veja bem leitor (a). Não discuto as qualidade destes respectivos dirigentes de clubes como empresários e banqueiros, mas estes não tem conhecimento mínimo em gestão esportiva.
O desenvolvimento financeiros dos clubes de futebol, passa pelas administrações focadas em gestão esportiva. De uma maneira geral, os clubes de futebol no Brasil, são administrados por dirigentes completamente amadores, no caso banqueiros e empresários.
Não é meu objetivo comparar os clubes brasileiros aos grandes clubes do continente europeu. Sei a diferença econômica entre o Brasil e as principais nações do velho continente.
Contudo, os nossos clubes, seriam melhores em níveis financeiros, caso fosses administrados por dirigentes com conhecimento em gestão esportiva.
A falta de conhecimento dos dirigentes dos nossos clubes em gestão esportiva, levou grandes clubes brasileiros a bancarrota. Grandes clubes no Brasil, estão simplesmente com o pires na mão, sendo administrados por empresários e banqueiros.
Veja bem leitor (a). Não sou formado em economia ou administração. Também não tenho especialização em administração esportiva.
Longe disso. Minha única formação acadêmica, é a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).
A minha observação neste texto. É a observação de um torcedor que acompanha os noticiários esportivo desde meados da década de 1980.
Agora confira na reportagem do site campeões do futebol, no link á seguir, a história, títulos e curiosidade de vários clubes brasileiros, que conquistaram ao menos um título na sua história.https://www.campeoesdofutebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário