domingo, 31 de julho de 2022

O futebol globalizado dos dias atuais.

 A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI sendo considerada a maior mudança da história da economia nos últimos 40 anos. Embora vários estudiosos situem a origem da globalização em tempos modernos, outros traçam a sua história muito antes da era das descobertas e viagens ao Novo Mundo pelos europeus. Alguns até mesmo traçam as origens ao terceiro milênio a.C.

O termo "globalização" tem estado em uso crescente desde meados da década de 1980 e especialmente a partir de meados da década de 1990. Em 2000, o Fundo Monetário Internacional  identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento onde os países relevantes se integram para dar força ao capital transnacional.

Vivendo crise financeira, o Barcelona teve uma grande redução no valor máximo destinado aos pagamentos. O time catalão poderá gastar até 97,9 milhões de euros (R$ 617,7 milhões) em salários em 2021/22. Trata-se de uma grande redução, visto que o último valor era de 382,7 milhões de euros (R$ 2,41 bilhões). Segundo reportagem do site a Gazeta Esportiva.

Ainda em grave crise financeira, o Barcelona estuda tomar uma medida drástica para a próxima temporada. Segundo o jornal Mundo Deportivo, o clube catalão irá reduzir massa salarial em 50%. Segundo reportagem do ESPN.

Eu acompanho futebol desde meados da década de 1980. Apesar das críticas que eu sempre tive, e ainda tenho, em relação as gestões amadoras nos clubes brasileiros. A situação financeira do Barcelona, um dos maiores clubes do mundo, me leva á uma seguinte reflexão.

Sim leitor (a). Eu sei a diferença entre um craque de bola e um jogador comum. Os grandes craques, sempre irão se sobressair em relação aos jogadores comuns.

Conforme eu aprendi, durante os 08 semestres da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAA FAAM), a globalização mundial, é um processo inevitável em uma civilização moderna.

Na civilização moderna, todos os clubes de futebol no planeta, também estarão inseridos no contexto. Contudo, houve um tempo em que um craque de bola, não custava preços tão exorbitantes aos clubes.

Houve um tempo, em que um clube tinha um craque de bola, há custos bem mais acessíveis, isso em todos os clubes de futebol no planeta. Tendo cursado 08 semestres, na habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM), eu aprendi que a evolução é algo inevitável em qualquer civilização.

Os clubes de futebol em todo o planeta, também estão inseridos em uma civilização moderna. Não nego que os craques de bola em todo o mundo, são talentos diferenciados.

Contudo, o futebol mundial, se tornou um esporte absurdamente caro. O avanço da globalização mundial, tem tornando o futebol, um esporte cada vaze mais inviável financeiramente.

Como meus amigos diziam na minha época, o futebol se tornou em esporte "extremamente zuado". 

Os craques de bola, em outros tempos, não custavam U$$ bilhões aos clubes em todo o mundo. Os clubes do mundo, tinham seus craques, á custos bem mais pautáveis.

Habilitado em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM), eu tenho estudo para entender o mínimo, em relação aos inevitáveis avanços em qualquer civilização moderna.

E este futebol globalizado, é algo da nossa civilização moderna. Mas a situação financeira do Barcelona, me faz voltar aos conceitos do "futebol zuado", que meus amigos diziam na minha época.

Confira agora, no site campeões do futebol, todos os clubes campeões nacionais no planeta.https://www.campeoesdofutebol.com.br/nacionais.html


Imagem : Site Amazon .


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário