quarta-feira, 4 de maio de 2022

A luta contra o amadorismo e politicagem nos clubes brasileiros.

 Ontem, terça feira (03), dirigentes de 23 clubes, das série A e B do Campeonato Brasileiro, se reuniram em um hotel na zona sul de São Paulo, para encaminha a criação da Libra, uma nova liga de futebol no Brasil.

Entre os participantes, dirigentes de oito clubes, assinaram um documento que prevê a criação da nova liga de futebol no Brasil, tendo como objetivo, organizar um Campeonato Brasileiro, que atualmente é dirigido e organizado péla Confederação Brasileira de Futebol ( CBF).

Parte dos clubes que assinaram o documento, foram representantes da Codajas Sports Kapital, e dirigentes de Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo. O Cruzeiro e a Ponte preta - ambos da Série B - também assinaram.

Dirigentes do América-MG, Atlético-GO, Athletico-PR, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Goiás e Juventude, integrantes do Movimento Futebol Forte, pediram mais tempo de debate para alinharem suas ideias, antes da criação da nova liga. Segundo informação da reportagem do Jornal Estado de São Paulo.

Ainda de acordo com a reportagem do Jornal Estado de São Paulo, o principal entrave é a divisão das receitas dos direitos de transmissão dos jogos, no qual os clubes do Movimento Futebol Forte, não querem sai prejudicados.




Á você que está me lendo eu digo :  A Politica é a arte de governar. A politica é a arte intelectual de organizar  os diferentes grupos sociais que integram uma sociedade como um todo. A Politica, é a ciência, enquanto direito, que é utilizada para assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa).

A politicagem é pratica da politica em nome de troca de favores, de realizações insignificantes em qualquer pais. A politicagem se aplica quando os interesses pessoais dos monarcas ou parlamentares se sobrepõem aos interesses coletivos de uma nação.

Um clube esportivo é uma associação sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais ou amadoras,  de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais ou coletivos.

Tradicionalmente os clubes possuem torcedores (as) que os apoiam e os acompanham durante as competições e participam de torneios de grande publicidade. Os clubes possuem suas fontes de receitas, tais como as bilheterias de seus jogos e demais eventos, acordos financeiros com empresas, que inclui propaganda e outras formas de patrocínio. Outras fontes de receitas dos clubes são as vendas de suas roupas oficiais, vendas de produtos licenciados do clube, as mensalidades e contribuições de sócios que frequentam as instalações do clube e utilizam as suas instalações.

Um Banco Central ou autoridade monetária é uma entidade independente ou ligada ao Estado, cuja função é gerir política econômica, ou seja garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. 

Um Banco Central, tem como objetivo, definir as politicas monetárias, ( como taxas de juro e cambio), e as politicas monetárias que regulamentam a economia global. Um Banco faz isso, interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papeis do tesouro nacional, regulamentando taxas de juros e avaliando os riscos econômicos do país.

Banco  é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários. Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. 

Os clubes de futebol no Brasil, são dirigidos por dirigentes completamente amadores, que não possuem o mínimo conhecimento em gestão esportiva. 

Somando-se á isto, existe também a politicagem nos clubes de futebol no Brasil, como a complacência nefasta de dirigentes dos clubes com torcidas organizadas. ( Em todos os clubes é bom que se diga).

O Campeonato Inglês, somente se tornou o campeonato nacional mais rico do planeta, após a Premier Ligue, criadas pelos clubes do país. Os clubes de futebol no Brasil, necessitam urgentemente de uma gestão mais profissional.

Em um futebol cada vez mais globalizado mundialmente, já não há mais espaço para o amadorismo e a politicagem, algo corriqueiro nos clubes de futebol no Brasil de uma maneira geral.

Nos clubes de futebol no Brasil, aonde os dirigentes jamais entenderam o óbvio, um clube de futebol não é um Banco.

E em um clube de futebol não sendo um Banco, não se pode dividir lucro. Com os ganhos em receitas, os clubes de futebol devem garantir suas modalidades esportivas e também suas despesas em dia.

Confira agora, no site campeões do futebol, a história e títulos de clubes brasileiros. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Logo de Times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário