quarta-feira, 4 de maio de 2022

Jornalista com deficiência.

 Jornalismo é a coleta, investigação e análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de  eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. A palavra se aplica à ocupação (profissional ou não), aos métodos de coleta  de dados e à organização de estilos literários. A mídia jornalística inclui: impressão, televisão, rádio, Internet e, no passado, noticiários.

Os conceitos do papel apropriado do jornalismo variam de país para país. Em algumas nações, os meios de comunicação de notícias são controlados pelo governo e não são um corpo completamente independente. Em outros, os meios de comunicação são independentes do governo, mas a motivação pelo lucro entra em tensão com as proteções constitucionais da liberdade de imprensa. O acesso à informação livre recolhida por empresas jornalísticas independentes e concorrentes, com normas editoriais transparentes, pode permitir aos cidadãos participarem efetivamente do processo político. Nos Estados Unidos, o jornalismo é protegido pela cláusula de liberdade de imprensa na Primeira Emenda.

Linha editorial é uma política predeterminada pela direção do veículo de comunicação ou pela diretoria da empresa que determina "a lógica pela qual a empresa jornalística enxerga o mundo; ela indica seus valores, aponta seus paradigmas e influencia decisivamente na construção de sua mensagem".

A pessoa com deficiência, é aquela pessoa que tem um impedimento de longo prazo, de natureza física, mental intelectual ou sensorial, o qual a interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Ontem, se comemorou o dia mundial da liberdade de imprensa. Este blogueiro, que vos escreve na manhã desta quarta feira, é um jornalista com deficiência.

Durante 08 semestres, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016, eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM). 

Durante os 08 semestres da habilitação em Jornalismo na Universidade, eu cursei a habilitação em uma turma de colegas sem qualquer deficiência.

Durante os 08 semestres da habilitação em Jornalismo na Universidade, eu senti na pele, o preconceito em relação ás pessoas com deficiência. Durante a habilitação em Jornalismo na Universidade, eu preenchi fichas para tentar estagiar durante os meus estudos.

Em algumas situações, eu achava minha ficha jogada no lixo. Na época em que fiz a habilitação em Jornalismo na Universidade, o estágio não era obrigatório.

Em conclui a habilitação em Jornalismo em Dezembro de 2016, com o trabalho de conclusão de curso sobre a inserção dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho, trabalho feito com os meus amigos Indaia Iríis, Carlos Henrique e Renan Edder Simeão Grecchi.

Durante os meus estudos, eu senti na pela, as dificuldades das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Dificuldades que constatei, nos trabalhos de campo, no sétimo semestre da habilitação em Jornalismo, nas pesquisas como minha amiga Indaia Irís.

Certamente, sendo uma pessoa com deficiência, eu não terei espaço em grande veiculo de comunicação. Ainda que eu tenha concluído a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Ainda assim, mesmo sendo uma pessoa com deficiência, eu conclui a habilitação em Jornalismo, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM), em uma turma com colegas sem qualquer deficiência.

No dia mundial da liberdade de imprensa, isto certamente me dá algum valor na sociedade.

Confira meus textos, no link á seguir, no site torcedores. https://www.torcedores.com/usuario/leandro

E assim caminha a humanidade.


Imagem : Site Portal Imprensa .





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário