domingo, 1 de maio de 2022

Ayrton Senna .

 Acompanho Formula 1 desde meados da década de 1980. Pude acompanhar a carreira inteira de Ayrton Senna. 

Hoje, fazem 28 anos, da partida do brasileiro Ayrton Senna, no Grande Premio de San Marino em 1994. Dono de um talento nato, Senna tinha tudo o que um campeão das pista precisava. Senna tinha talento, inteligência extrema, arrojo e carisma.

Além do automobilismo, Senna patrocinava atividades filantrópicas, principalmente as atividades ligadas as crianças carentes. 

Ayrton tinha um estilo de pilotagem bastante agressivo. Ayrton freava muito pouco na entrada das curvas, utilizando o freio motor para fazer reduções extremamente fortes. 

Ayrton também tinha sua competência no acerto dos carros, em uma época em que a telemetria não existia ou engatinhava. Os engenheiros que trabalhavam com Ayrton Senna, afirmavam que ele passava horas conversando com eles, em busca das melhores soluções para o carro, que os mesmos afirmam que sempre funcionavam e os ganhos eram sentidos na pista.

Não por menos, Ayrton foi um dos poucos pilotos, a testar pessoalmente o desenvolvimento tecnológico do sistema dos sistemas de freios. Ayrton também soube entender rapidamente a importância da preparação física para os pilotos.

Conforme eu já disse em outras postagens, acho impossível comparar Ayrton Senna com os campeões atuais da Formula 1. Em épocas muito diferentes, as habilidades e os conhecimentos dos pilotos, também são extremamente diferentes. O que torna praticamente inviável tal comparação.

O automobilismo vai mudando e se aperfeiçoando muito com o passar dos anos. Os pilotos que vão surgindo a cada época, adaptam suas performances ao automobilismo do seu tempo.

Com os conhecimentos que acumulou na carreira, as vezes eu acho que Ayrton Senna teria sido um chefe de equipe. As vezes, eu acho que ele aplicaria os conhecimentos adquiridos para fundar sua própria equipe.

No link á seguir, a reportagem do Portal Terra, traz uma maneira bastante cientifica para nós compararmos Ayrton com os pilotos da atualidade.

A reportagem do Portal Terra no link á seguir, traz uma comparação de Ayrton com os demais campeões da atualidade, em uma comparação com as mesmas 161 corridas que o tricampeão disputou entre 1984 a 1994. https://www.terra.com.br/parceiros/guia-do-carro/senna-so-perde-para-schumacher-no-ranking-de-161-corridas,3f9160f6fe2181d1d9cfd98ac275d45agiaw1xie.html


Imagem : Revista Bula. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário